Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    A minha habitação é bastante isolada e o ar fica estanque, o que de inverno cria humidades e até alguns bolores em peças de pele etc...

    Com a abertura dos basculantes o problema aparentemente funciona, mas não é solução quando se tem um ar condicionado ligado, além de que entra toda a espécie de bichos.

    Tenho janela de correr na sala e cozinha (estas janelas tem uns furinhos nos cantos inferiores onde passa ar), as restantes são oscilo-batentes, vidro duplo com corte térmico.

    Queria evitar fazer furos na parede principalmente na zona do WC que fica na parte de trás da casa onde bate as chuvas com força e de lado . A chuva nessa zona bate de tal forma que um micro buraco e suficiente para uma possível infiltração.

    Na parte da frente tenho uma dispensa que fica em frente ao WC, em que já pensei colocar as tipicas grelhas de ventilação natural (tipo foto2) com regulação pelo interior. A questão é saber se isso é viável ou não, se a porta da despensa é um bloqueio, ou ar circula bem por baixo da porta.
    Uma grelha de rodapé resolve... ou seria necessário no rodapé e outra junto ao teto. Funcionará nessa zona.

    Vi estas grelhas reguláveis(leroy merlin), conforme imagem, que se colocam pelo interior na caixa de estore, e capta o ar que ai circula, a minha questão e se vale a pena?
    Tenho caixa de estore na cozinha, sala, quartos, e numa janela pequena de um mini quarto.

    obrigado
      14430731-0100-400x400-grelha-autoreguladora-de-entrada-de-ar.jpg
      ccb673c78ae64f00.jpg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

  3.  # 2

    O problema destas grelhas é que nada fazem sozinhas. Só por elas, não permitem entrada de ar que ajude a renovar o ar interior. É necessário que algo extraia esse ar (como uma VMC), obrigando assim a que ar novo entre pelas grelhas, renovando-se assim o ar interior e diminuindo a humidade existente.
    O melhor seria ter na cozinha e casas-de-banho a extração de ar e essas grelhas nas restantes divisões (sala, quartos, etc...).
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugamix
  4.  # 3

    Colocado por: T.e.r.e.s.aO problema destas grelhas é que nada fazem sozinhas. Só por elas, não permitem entrada de ar que ajude a renovar o ar interior. É necessário que algo extraia esse ar (como uma VMC), obrigando assim a que ar novo entre pelas grelhas, renovando-se assim o ar interior e diminuindo a humidade existente.
    O melhor seria ter na cozinha e casas-de-banho a extração de ar e essas grelhas nas restantes divisões (sala, quartos, etc...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tugamix


    Obrigado, a questão é que não tenho hipotese de colocar nada que seja elétrico pois não tenho como ligar. Tenho visto quem coloque as grelhas de ar compridas sobre a caixilharias de forma a evitar condensações e permitir a saida de vapor na hora do banho, etc...


    https://www.youtube.com/watch?v=DlGoG2CdLAk

  5.  # 4

    A questão é que o ar não circulará no sentido que quer apenas porque sim. Essas grelhas de ar da mesma forma que podem permitir a saída de vapor no banho também podem permitir a entrada de ainda maior humidade, não havendo maneira desta sair. Não havendo a possibilidade de ligar nada eléctrico, não se poderia ponderar a ideia de derivar a iluminação, ligando-se assim a VMC quando alguém acende a luz? Nas peças onde há maior humidade e onde tenha uma tomada, também pode usar um desumidificador.
  6.  # 5

    Colocado por: T.e.r.e.s.aA questão é que o ar não circulará no sentido que quer apenas porque sim. Essas grelhas de ar da mesma forma que podem permitir a saída de vapor no banho também podem permitir a entrada de ainda maior humidade, não havendo maneira desta sair. Não havendo a possibilidade de ligar nada eléctrico, não se poderia ponderar a ideia de derivar a iluminação, ligando-se assim a VMC quando alguém acende a luz? Nas peças onde há maior humidade e onde tenha uma tomada, também pode usar um desumidificador.


    Mas esse sistema que fala existe tubagens? Se sim não tenho como fazer. O máximo seria algum furo para alguma ideia na janela. um dos objetivos seria renovar o ar da casa para que de inverno as janelas nao fiquem a transpirar e vá rios objetos fiquem com bolores. Penso que o wc na hora dos banhos deve ser o responsavel por esses bolores.
    Estou sem saber o que fazer. Se existe algum aparelho que purifique ou desumifique.
    Também já ouvi que as casas deviam ter furos de respiro, mas isso faz-me confusão principalmente de inverno em que a ideia e ter ar quente.
  7.  # 6

    Eu no WC tenho um desumidificador que ligo após os banhos. Funciona bem, faz pouco barulho e consome pouco.
    Ainda assim, de vez em quando (uma vez por ano provavelmente) lá damos uma esfregadela às paredes e ao tecto porque começam a aparecer uns pequenos pontos de bolor.
    O WC tem um ventilador de extracção mas não faz nada, só barulho.
  8.  # 7

    As casas não podem de facto ser estanques, têm de haver entrada de ar nem que seja para haver oxigénio para respirar. Se a casa fosse verdadeiramente fechada para preservar o ar quente no Inverno, era capaz de não chegar vivo à Primavera. :) A questão é que tem de se arranjar um equilíbrio entre não ter as janelas abertas todo o dia no Inverno para não perder o calor e ter a casa tão fechada que o ar não circula e por isso a humidade acumula-se e cria problemas. Já vivi num apartamento assim: água a escorrer pelas janelas, bolor no tecto, roupas e até braceletes de relógio. E tinha as tais grelhas nas janelas mas é verdade que sozinhas nada fazem. A compra de um desumidificador ajudou mas o que fez diferença foi de facto uma VMC na casa-de-banho e na cozinha.
  9.  # 8

    Colocado por: T.e.r.e.s.a A compra de um desumidificador ajudou mas o que fez diferença foi de facto uma VMC na casa-de-banho e na cozinha.


    Boa tarde T.e.r.e.s.a, em casa também tenho algumas humidades, nada de especial, mas as vezes nas braceletes dos relogios e casacos de pele e até nos sapatos costuma aparecer bolor de humidade, também em algumas gavetas.

    Estou interessado em minimizar esses bolores, tenho um desumificador mas só na casa de banho e as janelas estão maior parte do tempo fechadas por causa dos gatos. O que é uma VMC???
  10.  # 9

    Colocado por: cadu87VMC
    ventilação mecânica controlada
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">