Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva novamente!! :-)

    uma questão que julgo ser para vós simples. Um esquentador estanque tem, pelo que depreendi, uma forma diferente de puxar o ar em relação a um esquentador atmosférico ou ventilado.

    A minha questão é: onde é que efectivamente vai buscar o ar? Ao exterior da casa? Ou seja, são necessários dois tubos (um de exaustão e outro de admissão?).

    Vi um desenho técnico da Junkers e estive a ler as instruções online, mas não é explicito como se processa. Aliás, nos desenhos até parece que o ar é apanhado pelo topo do esquentador


    Cumprimentos,
  2.  # 2

    É este o desenho a que me refiro.

    Cumprimentos,
      hydro.jpg
  3.  # 3

    O tubo da chaminé na verdade são dois tubos, um por dentro do outro. O tubo central serve para expulsão dos gases de combustão, enquanto o espaço entre os dois tubos serve para a entrada de ar fresco.
  4.  # 4

    Mas pode ser ligado à conduta vertical do prédio? É que nesse caso ele estaria a apanhar ar da própria conduta.

    Cumprimentos,
  5.  # 5

    Colocado por: migueldefenderMas pode ser ligado à conduta vertical do prédio?
    pode ligar so a exaustao, que é o tubo do meio, o outro é a admissão de ar que pode ir buscar o ar onde o esquentador esta instalado ou se possivel ao exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migueldefender
  6.  # 6

    Ahh, ok, obrigado. :-)


    Cumprimentos,
    • jcab
    • 6 junho 2020 editado

     # 7

    Boa tarde,

    Este tópico já é antigo, mas tenho uma questão relativamente a este mesmo tema:

    Um esquentador estanque tem então 2 tubos: um de admissão e outro de exaustão. É isso?
    É que nas respostas de cima está mencionado que basta 1 só tubo...
    Um esquentador estanque precisa de uma chaminé directamente a sugar ar do exterior. Foi isso que sempre li em todo o lado:

    Os esquentadores estanques
    são os aparelhos adequados para
    instalações em locais com condições
    de exaustão deficientes. Possuem uma
    câmara de combustão estanque, não
    necessitando de utilizar o ar interior
    da divisão onde o esquentador está
    instalado. Incorporam igualmente um
    ventilador que força a saída dos gases
    de combustão, sendo a admissão
    de ar novo feita a partir do exterior
    do edifício, através de condutas
    independentes (Ø 80/80 mm) ou
    de tubo concêntrico (Ø 80/110
    mm ou Ø 80/125 mm, no caso de
    esquentadores de condensação).
  7.  # 8

    Colocado por: jcabBoa tarde,

    Este tópico já é antigo, mas tenho uma questão relativamente a este mesmo tema:

    Um esquentador estanque tem então 2 tubos: um de admissão e outro de exaustão. É isso?
    É que nas respostas de cima está mencionado que basta 1 só tubo...
    Um esquentador estanque precisa de uma chaminé directamente a sugar ar do exterior. Foi isso que sempre li em todo o lado:

    Os esquentadores estanques
    são os aparelhos adequados para
    instalações em locais com condições
    de exaustão deficientes. Possuem uma
    câmara de combustão estanque, não
    necessitando de utilizar o ar interior
    da divisão onde o esquentador está
    instalado. Incorporam igualmente um
    ventilador que força a saída dos gases
    de combustão, sendo a admissão
    de ar novo feita a partir do exterior
    do edifício, através de condutas
    independentes (Ø 80/80 mm) ou
    de tubo concêntrico (Ø 80/110
    mm ou Ø 80/125 mm, no caso de
    esquentadores de condensação).


    Colocado por: jcabBoa tarde,

    Este tópico já é antigo, mas tenho uma questão relativamente a este mesmo tema:

    Um esquentador estanque tem então 2 tubos: um de admissão e outro de exaustão. É isso?
    É que nas respostas de cima está mencionado que basta 1 só tubo...
    Um esquentador estanque precisa de uma chaminé directamente a sugar ar do exterior. Foi isso que sempre li em todo o lado:

    Os esquentadores estanques
    são os aparelhos adequados para
    instalações em locais com condições
    de exaustão deficientes. Possuem uma
    câmara de combustão estanque, não
    necessitando de utilizar o ar interior
    da divisão onde o esquentador está
    instalado. Incorporam igualmente um
    ventilador que força a saída dos gases
    de combustão, sendo a admissão
    de ar novo feita a partir do exterior
    do edifício, através de condutas
    independentes (Ø 80/80 mm) ou
    de tubo concêntrico (Ø 80/110
    mm ou Ø 80/125 mm, no caso de
    esquentadores de condensação).



    Sei que disse isso há tempos (e se calhar já até sabe a resposta), mas como sei que se tem pouca informação sobre isso (e eu mesma sofri pra tentar entender por mim própria), já respondo para os próximos que precisarem: é uma única tubulação, com dois tubos um por dentro do outro (concêntrico), que pode ser instalado na horizontal ou vertical (há variação entre os modelos, tem de se adquirir para o tipo de saída que usará) e para usá-lo como estanque tem de sempre ser saída direta para o exterior (para se ter a admissão do ar), mas caso não o possa fazer, pode ser adaptado para ser usado somente como ventilado, que no caso admite o ar do local em que está instalado e libera os gases para o exterior (nesse caso quando vai para uma conduta de prédio, como o exemplo do colega acima).
    Neste caso, de não se poder usar como estanque, na minha opinião não vale a pena o valor investido...mais vale comprar um ventilado (já que usará ele nessa opção) que são um pouco mais em conta.

    E para a dúvida que sempre fica: um esquentador estanque é sempre ventilado, mas além disso, também faz a admissão do ar do exterior e é ideal para lugares onde a admissão de ar e a saída dos gases é ruim.
  8.  # 9

    Recuperando este tópico...

    Qual o esquentador a gás natural, estanque (instalação em local com pouca exaustão, mas com ligação ao exterior), compatível com painel solar termossifão? A ideia é complementar os dias de pouco sol e aquecer logo a aguaque vem do termossifão, de forma a não haver desperdício.

    Vantagens e desvantagens de marcas e modelos.

    Obrigado.
  9.  # 10

    Sei que a Vulcano tem um esquentador que parece enquadrar-se para o que pretender: https://www.vulcano.pt/pt/pt/ocs/vulcano/esquentador-sensor-compacto-2-1098460-p/

    Mas não tenho conhecimento suficiente para opinar sobre as vantagens/desvantagens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARAS79
 
0.0157 seg. NEW