Iniciar sessão ou registar-se
    • d1n1s
    • 29 julho 2009 editado

     # 1

    Bom dia,

    Adquiri recentemente um apartamento que possui uma garagem box com cerca de 50m2. Acontece que há pouco tempo comecei a reparar que as coisas que guardei temporariamente (apenas durante 1 mês) aquando da mudança apresentam agora muita humidade, chegam a ter bolor e musgo! Estranhamente as paredes e o piso não apresentam humidade nenhuma!
    A garagem situa-se no piso -3 (não existe nenhum mais abaixo). Deduzo que a humidade venha do solo
    O que devo fazer?
    - desumidificador?
    - aplicar alguma tinta ou protector específico no piso para a humidade?
    - algum tipo de ventilação?

    Enquanto não decidir o que faço vou comprar um higrómetro para medir a humidade dentro da garagem. Alguém sabe os valores de referência de humidade para uma garagem?


    Obrigado,
    Dinis.
    • arq
    • 29 julho 2009

     # 2

    Piso -3? Aberturas de vão existem? Ventilação? A garagem está totalmente enterrada? Existe cheiro a mofo no ar? O pavimento encontra-se humido ou as paredes? A casa há quanto tempo está construída? Há mais uma questão, existência ou próximidade de minas ou linhas de água?
    Muitas questões se podem colocar. Se aquando da construção não foram colocados os isolamentos mecessários no exterior da parede bem como realizada a correcta drenagem, a situação vai ser complidade de resolver.
  1.  # 3

    Boas

    Se não há humidade no pavimento ou paredes, eu aposto na falta de ventilação.

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 4

    é deve ser falta de circulação de ar e condensação de humidades"", e como o chão será o sitio mais sujeito a humidade aparece ai.
  3.  # 5

    é apenas falta de ventilação, pois se as paredes não apresentam humidade e portanto será alguma humidade natural que não chega a condensar nas paredes que devem estar bem pintadas e apenas se condensa nas coisas arrumadas que lá tem.
    Será que existiu projecto de ventilação???
  4.  # 6

    Obrigado pelas respostas e respondendo às questões de arq:

    - Não existem aberturas de vão;
    - Existe pouca ventilação, apenas por cima dos portões uma chapa com buraquinhos, mas que dá para o espaço comum do piso -3;
    - Não tenho a certeza se estará totalmente enterrada, mas penso que de um dos lados, o tecto deverá estar ao nível da rua;
    - Não existe cheiro a mofo no ar;
    - Nem o pavimento nem as paredes se encontram húmidas;
    - A casa está construída à cerca de 1 ano;
    - Quanto à proximidade de linhas de água não lhe sei responder, e minas não me parece.

    Entretanto, coloquei hoje um higrómetro para monitorizar a humidade dentro da garagem. Terei como referência a humidade que tenho dentro do meu apartamento (cerca de 45% HR).
    Agradeço sugestões acerca da ou das melhores formas para solucionar o problema.


    Mais uma vez obrigado a todos pela colaboração,
    Dinis Magalhães.
  5.  # 7

    Ainda respondendo à questão de marco1:
    - Conhecendo o construtor, não me parece ter existido projecto de ventilação.
  6.  # 8

    Se puder faça uma experiência que é deixar aberto o seu portão algum tempo aberto e verifique se esse bolor torna a aparecer, se não aparecer pode tentar "aumentar" a ventilação da sua box, se aparecer é porque realmente essa cave até é prejudicial para a saude e não só, pois não está a ventilar mesmo nada.
  7.  # 9

    A sua solução será instalar uma circulação forçada de ar.
    Fale desse problema com os restantes condóminos que usam o piso -3, até pode ser que haja mais gente com o mesmo problema e consigam convencer os restantes em assembleia de condóminos de que essa falta de circulação do ar no último piso se insere no âmbito das partes comuns do edifício e as obras de melhoramento sejam pagas com a conta do condomínio.
  8.  # 10

    Como já disseram, será da falta de ventilação..

    se fosse humidades, seja a vir do pavimento, seja de paredes ou tectos, isso seria visível nos mesmos antes dos objectos que estão dentro do espaço ficarem humidos/bolor com demasiada rapidez...

    O conselho do nunoneiva parece-me acertado, é provável que outros condóminos com box no mesmo piso sofram do mesmo, e aí o condomínio tem que resolver..
    Mas ATENÇÃO, você ou o condomínio só têm que resolver se o edifício tiver mais que 5 anos... Se o edifício tiver menos que 5 anos, a responsabilidade pode ser imputada ao construtor, visto que o problema vem de uma deficiência na construção... Neste caso as obras de beneficiação serão a cargo do construtor..
 
0.0149 seg. NEW