Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos, deparei-me com uma moradia a um excelente preço, no entanto, segundo o proprietário, não tem licença de habitação, foi outrora uma farmácia que funcionava 24h; tem 2 quartos, cozinha, 2 wc´s etc que seria para os então funcionários...

O proprietário diz que trata e paga todas as licenças/documentos etc, mas que a parte das obras/projecto terá que ser com o comprador, isto porque não quer gastar mais dinheiro e não quer fazer as coisas ao gosto dele uma vez que a casa não será para ele... segundo me disse a CM de Benavente exige que um dos WC´s tenha uma banheira(tem 2 polibans)???? painel solar, instalação de gás moderna(?) e telecomunicações(fibra?)... foi uma conversa rápida e não decorei tudo, mas pelo que percebi a casa para ter licença de habitação teria que ter um projecto e algumas obras ligeiras...

O preço(100.000€) é deveras tentador e muito abaixo de tudo o que existe nas redondezas, são 166mt2 de casa e 286mt2 de terreno com garagem para 2 carros, o valor patrimonial é de 96.000€, tive acesso a alguns documentos e a área bate tudo certo.

Quando a esmola é muita o pobre desconfia, e pergunto-me porque ele próprio não faz o que tem a fazer e valoriza o seu imóvel de modo a vender mais facilmente...

Sem licença de habitação o banco não empresta dinheiro e quem comprar terá que fazer obras em casa alheia(confiando) e já com licença de habitação pedir a avaliação e rezar que seja bem acima do valor de compra da casa e das obras feitas...

Tenho capital próprio para as obras, não sei é se suficiente... uma vez que não faço ideia de quanto ficaria. Além disso não me passa pela cabeça avançar com dinheiro sem qualquer tipo de contrato de modo a me proteger.

Que acham disto? É melhor esquecer certo? A casa é bestial e nunca diria que ali esteve uma farmácia...
  2.  # 2

Tem janelas desafogadas para os quartos, sala e cozinha? (em cada espaço terá de ter pelo menos 10% de áre de janela em relação á área da divisão)
    A área construída está legal ou há "acrescentos"/recuados, etc, não legalizados?
    Está inserida em propriedade horizontal? Se for o caso terá de ter a aprovação de todos os condóminos.
    ...
    Por agora é o que me lembro.
    Se estas questões tiverem resposta positiva, fica a parecer um bom negócio.
  3.  # 3

Todas as divisões têm janelas, se cumpre os 10% não tenho ideia... a área construída está legal, 166mt2, não medi, mas parece exactamente isso... é uma moradia térrea, 1 piso apenas....

Não parece bom negócio, parece excelente, e é isso que me assusta, porque não faz para mim sentido o proprietário tratar de tudo e vender...

Tirando as obras que seriam feitas a meu gosto, WC, cozinha etc... alguém me sabe dar uma estimativa assim por alto quanto ficaria um projecto, arquitecto, painel solar, etc... será que com 20000/25000€ conseguiria executar as obras para obter a licença???

Muito obrigado Nuno Veiga
  4.  # 4

Colocado por: NunoMRPintonão tem licença de habitação

Colocado por: NunoMRPintoO preço(100.000€)

Pelo facto de não ter licença de utilização paga 6.5% de IMT...6500€
  5.  # 5

6.5? Não fazia ideia...

Mas a transação seria após obter as devidas licenças, o IMT não seria os normais 0.7% no acto da escritura?

Obg Picareta
  6.  # 6

Colocado por: NunoMRPintoMas a transação seria após obter as devidas licenças,

Aí já não seria 6.5€, mas a taxa não é 0.7%, é conforme uma tabela publicada anualmente.

Colocado por: NunoMRPintoMas a transação seria após obter as devidas licenças,

Aí já não seria 6.5€, mas a taxa não

0.0123 seg. NEW