Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá muito boa tarde,

    Venho perguntar-vos se acham que 2000€ para execução de telas finais (amarelos e vermelhos) é um valor justo?

    As alterações foram algumas, mudei w.c de sitio, cozinha de sitio, sala de sitio...
    Não foram alterados telhados/chaminés, os vaos.

    O Arquiteto ou não percebeu ou fingiu que não percebeu as alterações, o fiscal que é amigo do arquiteto, sempre disse que estava tudo optimo. E agoara a casa chega ao fim e é só problemas. Além de o Arquiteto não perceber nada da plataforma de Sintra...e levar tempos infinitos para acertar na documentação necessária...

    enfimmm, a obra está no fim, mas os meus problemas nem por isso :(
  2.  # 2

    A casa/construção cumpre todas as normas, aqui a questão é que não perguntei o valor das telas finais com alterações, e por estas alterações ser 2000€ acho muito.

    Agora o que me apetecia era arranjar outro arquiteto, mas deve ser impensavel nesta altura do campeonato arranjar alguem que queira pegar nisto, não acham?
  3.  # 3

    Há muito arquitecto que não consegue sequer cobrar isso pelo projecto de licenciamento de arquitectura de uma moradia....
    Concordam com este comentário: Skinkx
  4.  # 4

    Não sabemos que projeto estamos a falar, nem quais as alterações ou montante global do projeto para poder essa avaliação...

    Mas há aqui um tópico bem recente, que lhe responde às questões que possa ter relativamente a trocar de arquiteto...
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasHá muito arquitecto que não consegue sequer cobrar isso pelo projecto de licenciamento de arquitectura de uma moradia....



    Desculpe quer dizer que é caro? Já estou tão cansada da minha cabeça que o tico e teco estão a dormir...
  6.  # 6

    Colocado por: NTORIONNão sabemos que projeto estamos a falar, nem quais as alterações ou montante global do projeto para poder essa avaliação...

    Mas há aqui um tópico bem recente, que lhe responde às questões que possa ter relativamente a trocar de arquiteto...



    Qual é o topico?
  7.  # 7

    quanto é que pagou ao arquitecto pelo projecto inicial?
    foi informando o arquitecto dessas alterações ou informou agora no fim a seco? pelo que relata fez grandes alterações.....

    Colocado por: Cris.pereiraAs alterações foram algumas, mudei w.c de sitio, cozinha de sitio, sala de sitio...
    Não foram alterados telhados/chaminés, os vaos.


    se muda cozinha e sala de sitio nao muda as chamines? mas isso é secundário.... mudar uma cozinha e uma sala de sitio nao sao pequenas alterações, mexe com tudo o resto da casa.....

    Em suma..... pode nao ser caro! se nas telas finais ele quase que teve que fazer um novo projecto...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  8.  # 8

    Colocado por: Cris.pereiraQual é o topico?


    Alguém se lembra? O tópico da sra. Que n queria pagar os últimos 5% nem as alterações às telas?

    Editado
    É este
    https://forumdacasa.com/discussion/56269/construcao-de-moradia-sem-informar-o-arquitecto/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Canas
  9.  # 9

    Passo a explicar um pouco. comprei um terreno com uma construçao iniciada (em que só constava a estrutura executada). Este terreno esta inserido num loteamento de varias moradias assim, e outras já acabadas. A Camara de Sintra decidiu dar a oportunidade de colocarmos um pedido de LICENCIAMENTO PARA OBRAS INACABADAS, e assim sendo contratamos o arquiteto inicial da urbanização, pois ele alem de já ter recebido tinha a papinha toda feita. Pediu um valor muito baixo apenas para pedir-mos o alvara de obras. E logo ai foi um problema pois ele pensou que a Camara aceitava ainda projetos á mao e enganou-se, Após se dar conta que teria que ser tudo colocado na plataforma tem sido só problemas, com um atarso lodo de meio ano, pois ele nao sabia os documentos que eram necessáios e estava sempre a dizer que a camara isto e a Camara aquilo. Enfim, estou tão farta dele, pois quiz fazer uma piscina e apesar de ele não querer, insisti e acabou por o fazer, 1º pediu 700€ para o projeto da Piscina, depois a camara recusou por o pedido estar mal instruido e disse que para o que a camara pedia tinha de cobrar mais, então cobrou mais 400€. Entretanto estou em panico porque a obra está prestes a terminar e o Arq. para pedir a licença iria ser outro problema pois ainda não pediu nenhuma na dita plataforma.... agora por causa das telas finais pede-me mais 2000€, e diz que caso a Camara não aceite que tem de se colcoar projetos de alterações...ora bem se assim for estou desgraçada. Só me apetece desaparecer...
  10.  # 10

  11.  # 11

    Colocado por: Cris.pereiradiz que caso a Camara não aceite que tem de se colcoar projetos de alterações...

    E provavelmente tem razão. Isso não são alterações para telas finais, são alterações para projeto de alteração.
    E não é só arquitetura, pelo menos aguas e esgotos a câmara deve pedir.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    Sim pode ter razão ou não, a camara pode aceitar as alteraçõe corrigidas em telas finais ( e eu sei de casos que aceitou).
    A questão não é essa, é mesmo estarmos a falar com uma pessoa que não sabe instruir processos na plataforma e tudo o que pergunto nao sabe responder, vai 1º informar-se.
    E acho 2000€ excessivos, mudar umas paredes e uns moveis enfim...eu filo em 2 horas no autocad, os 2000€ deve ser só pela assinatura e não pelo trabalho que dá.
  13.  # 13

    Colocado por: Cris.pereiraeu filo em 2 horas no autocad,

    Ótimo.
    Agora perde mais 1h a perceber a plataforma.
    1/2h a fazer termos de responsabilidade e a organizar o processo.
    Ele assina digitalmente e a Cris mete tudo na plataforma.
    100€ já está bem pago
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    Ótimo.
    Agora perde mais 1h a perceber a plataforma.
    1/2h a fazer termos de responsabilidade e a organizar o processo.
    Ele assina digitalmente e a Cris mete tudo na plataforma.
    100€ já está bem pago


    Olha para ter uma ideia, foi colocado pedido de alterações para construção de Piscina. saiu a licença e seria necessario pedido de emissao de alvara, o arquiteto colocou uma data de problemas e que a camara isto e aquilo...eu agarrei nos meus pezinhos e fui á camara chorar-me, lá me ajudaram e eu expliquei quais os documentos necessários e que a abertura de processo na plataforme estava mal. Portanto como vê sei bem o que é a plataforma.
    Atençao que eu já paguei tudo ao Arquiteto incluisive telas finais. Mas as alterações é que não pensei que fosse tanto dinheiro. além de que não confio nele nem no que ele me diz.
  15.  # 15

    Colocado por: NTORIONhttps://forumdacasa.com/discussion/56269/construcao-de-moradia-sem-informar-o-arquitecto/


    Acho que topico de 7 paginas é muito, além do que li atravessado parece-me que em nada se parece ao meu caso.

    Queria mesmo era saber se pode ser outro arquiteo a assinar telas finais e pedir a licença de utilização.
  16.  # 16

    Colocado por: Cris.pereiraAtençao que eu já paguei tudo ao Arquiteto incluisive telas finais.

    As telas finais são fotocopias do projeto. No máximo uma porta interior que mudou de sitio ou uma parede que desviou 20cm.
    O que a Cris fez foi alterações ao projeto, na grande maioria das camaras que conheço, não aceitam isso em telas finais.

    Colocado por: Cris.pereiraQueria mesmo era saber se pode ser outro arquiteo a assinar telas finais e pedir a licença de utilização.

    Pode!
    Quem pede a licença de utilização é o DO. Para além das telas finais necessita de outros documentos, mas certamente a sua fiscalização já lhe disse quais são.
  17.  # 17

    Ainda ontem estive a preencher uma minuta destas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    As telas finais são fotocopias do projeto. No máximo uma porta interior que mudou de sitio ou uma parede que desviou 20cm.
    O que a Cris fez foi alterações ao projeto, na grande maioria das camaras que conheço, não aceitam isso em telas finais.


    Pode!
    Quem pede a licença de utilização é o DO. Para além das telas finais necessita de outros documentos, mas certamente a sua fiscalização já lhe disse quais são.





    A minha fiscalização não vale um tostao, só vai dizer que está tudo bem...tambem sei que só contratei uma visita por mês á obra, também não podia pedir mais.

    Mas já perguntei ao Arquiteto quais os documentos ,mas é o mesmo que nada, pois ele diz que não sabe bem...

    Já tentei saber junto da camara, mas dizem-me que é com o técnico responsavel...enfim é de dar em doida
  19.  # 19

    Colocado por: Cris.pereiraA minha fiscalização não vale um tostao, só vai dizer que está tudo bem...tambem sei que só contratei uma visita por mês á obra, também não podia pedir mais.

    Pois!

    Colocado por: Cris.pereiraMas já perguntei ao Arquiteto quais os documentos ,mas é o mesmo que nada, pois ele diz que não sabe bem...

    Está na legislação, é igual em todo o país.

    Colocado por: Cris.pereiraJá tentei saber junto da camara, mas dizem-me que é com o técnico responsavel...

    Verdade!
    Ele é que conhece qual o tipo de obra e foi para isso que você lhe pagou.
  20.  # 20

    O Sr. já se devia ter reformado era o que era ;( 67 anos...
 
0.0233 seg. NEW