Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    já que estamos a falar de topógrafos, e quando os gps's normais estiverem com uma margem de erro menor, o que será feito dos topógrafos.
    •  
      Mk Pt
    • 31 julho 2009 editado

     # 42

    Colocado por: Fernando Gabrieljá que estamos a falar de topógrafos, e quando os gps's normais estiverem com uma margem de erro menor, o que será feito dos topógrafos.


    Continuam como estão agora.
    A diferença é que agora poucos têm equipamentos de georeferenciação 'automática' [meter uma antena num marco geodésico e já não é necessário fazer georefenciação com um marco geodésico 'à vista'].. Daqui a uns tempos, a tecnologia avança estes tornam-se standart...

    Mas para o cliente final, é o mesmo: paga para ir lá o topografo fazer o trabalho que este faz actualmente..
    Um gps normal nunca será tão rigoroso, nem nunca tirará cotas de edifícios envolventes ou existentes, nem outras coisas, incluindo dar a carteira profissional de topografo a quem tiver um gps...
  2.  # 43

    Boas

    quando os gps's normais estiverem com uma margem de erro menor, o que será feito dos topógrafos

    A tecnologia actual já é de grande precisão. O que acontece é que, por motivos de segurança, os dados não são fornecidos com essa precisão ao consumidor. Se se lembrarem das guerras do golfo é possível que se recordem de alguns dos mísseis utilizados que usavam o GPS para atingir o alvo. Isto implica grande precisão da tecnologia GPS.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 44

    eu só testei uma vez medir algo com gps e em principio correu bem, também não era preciso uma medida exacta, mas os fabricantes e já vi também em foruns só sobre gps, dizem que a margem de erro de um bom gps, é de 2/3 metros, ainda andei a ver se encontrava um com menor erro mas parece que têm todos essa margem de erro, pelo menos os comerciais, que utilizam os mesmo satelites.
  4.  # 45

    Colocado por: Fernando Gabrieleu só testei uma vez medir algo com gps e em principio correu bem, também não era preciso uma medida exacta, mas os fabricantes e já vi também em foruns só sobre gps, dizem que a margem de erro de um bom gps, é de 2/3 metros, ainda andei a ver se encontrava um com menor erro mas parece que têm todos essa margem de erro, pelo menos os comerciais, que utilizam os mesmo satelites.


    A união europeia, ou a ESA não sei ao certo, tinha planos para o desenvolvimento de um sistema concorrente do GPS mais preciso e mais rápido a fazer sincronização com satélites, mas não sei em que estado está este sistema..

    Mas como disse, mesmo que um gps fosse rigoroso ao milímetro, nunca vai substituir um topografo..
    •  
      FD
    • 31 julho 2009

     # 46

    Colocado por: Mk Ptmas não sei em que estado está este sistema

    http://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_%28satellite_navigation%29
  5.  # 47

    Boa Tarde.


    O Sistema que fala o Galileo, tem sido um desastre, a grande inovação do galileo era a subtituição dos relógios atómicos, dado que em vez dos tradicionais relógios de césio e rubídio, o satélites do galileo levam maser de hidrogénio, têm a vantagem de serem mais estáveis e a grande desvantagem de NINGUEM ter conseguido até agora utilizar o maser convenientemente, vou lançado no inicio do ano o segundo satélite como forma de forçar a ESA a manter o GALILEO vivo, em relação aos gps substituirem os topógrafos ou Eng.geógrafos é no minímo muito improvável, dado que gps que dão precisão de metro é ridiculo, eu trabalho as vezes com décima de milimetro em algumas monitorizações logo o gps de metro ("bota no saco"), em relação aos GPS que já permitem precisões milimétricas a nivel planimetrico, existem sim senhora, mas é preciso saber o que se está a fazer, é preciso corrigir frequencias, sinais, erros dos relógios, não menosprezando a inteligência das pessoas penso que só quem tem formação na área pode fazer isto. O GPS de recreio nada tem a ver com o equipamento utilizado profissionalmente a nivel de aspecto e resultados/metodologia, até ver...mas repetindo é preciso saber o que se está a fazer.

    Com os melhores cumprimentos

    Luís Cleto de Figueiredo
    (Eng.Geógrafo)

    www.globaltracking.pt
 
0.0117 seg. NEW