Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Estou a contruir uma moradia de 220m2 com cave, rch e 1º andar no distrito de Coimbra e o meu construtor fez-me uma questão que me pôs com muitas dúvidas.

    Em projecto as paredes teem 30cm de largura e são duplas com cx de ar. Não há referência ao Capoto. Decidi com o construtor passar as paredes para 25cm e capoto de 5cm, mas agora surge a questão de :
    A - Parede simples com bloco térmico de 24
    B - Parede dupla com tijolo normal 11 + 3 + 11
    Qual a melhor solução?
  2.  # 2

    Colocado por: CsimoesDecidi com o construtor passar as paredes para 25cm e capoto de 5cm, mas agora surge a questão de :

    Decidiu, mas não devia ter decidido, ainda por cima com um construtor que não percebe nada do assunto. Qualquer construtor competente deveria saber que existem projectos térmicos, e que com 5cm dificilmente cumpre o que está no projecto.

    Onde é que andam o diretor de obra, o diretor de fiscalização e o projectista que fez o projecto térmico?
  3.  # 3

    O projecto térmico diz isso que está na imagem.
    Acha que não cumpre com 5 cm??
    Todas as casas na urbanização estão com 5cm de Capoto
      WP_20180706_12_40_45_Pro.jpg
  4.  # 4

    3cm de XPS? Isso chega para cumprir o regulamento?!
  5.  # 5

    ?
  6.  # 6

    O que está previsto no seu projecto é parede dupla com o isolamento com 3cm de XPS.
    Isso parece-me mesmo muito curto...
    Mas o técnico não sou eu!
  7.  # 7

    O melhor é relativo.
    Para mim é uma coisa para si e outra.
    Para a casa do Manel é X para o do Zé é y
    É preciso analisar o projecto.
    Simplificando,
    Passando à frente não é você nem o empreiteiro que define a espessura de isolamento.
    Sim, pode decidir que não quer parede dupla, mas quer parede simples com isolamento pelo exterior tipo capoto.
    Depois questiona o perito ou o autor da termica, qual a espessura de isolamento mínima.
    Ai ele dirá, 3.4, 5, 6 ou mais.
    No fim da obra vai precisar do certificado energético, se não cumpriu o projecto da termica, e o isolamento é insuficiente, ninguém lhe emite CE. Logo não tem licença de utilização.
    Percebeu?
  8.  # 8

    já agora, qual a classificação energética do imóvel?
  9.  # 9

    É B.
 
0.0078 seg. NEW