Iniciar sessão ou registar-se
    • hrga
    • 6 julho 2018 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,
    Apesar de ser novo no fórum venho aqui com frequência para fazer leitura de tópicos.

    Vou iniciar a construção de uma moradia no porto e a minha dúvida tem a ver com o VMC de fluxos cruzados. Apesar de já ter lido muito sobre fluxos cruzados com a maior parte dos instaladores e engenheiros que falo eles desconhecem, ao falar com lojas que comercializam para tirar dúvidas dizem que tenho que falar com um projectista de AVAC.

    Gostaria de saber a experiência de pessoas que colocaram nas suas casas e de instaladores que instalaram. Qual o tipo de VMC e se fizeram ligação a baterias eléctricas, água ou bomba de calor. Quais as diferenças entre os 3?

    Quem colocou e apesar de o fluxo cruzado não ser para arrefecimento permite ventilar no verão em modo bypass e pelo que percebo é um automatismo que quando a temperatura interior é superior a 25 graus e o ar exterior inferior a 25 graus o ar passa não pelo fluxo cruzado mas sim admitido directamente (modo bypass) permitindo climatizar ligeiramente a casa no verão. Poderá isso ser suficiente para climatizar no verão uma casa no Porto por ser uma zona que não é muito quente nas noites?

    Quem instalou VMC que solução de climatização escolheu?

    Dizem que a VMC ajuda a reduzir os gastos energéticos na climatização em que medida?

    Quais os modelos e marcas mais aconselhados? Será uma moradia com 4 quartos, 3 casas de banho, sala e cozinha (350 a 400m3).

    Apesar de já existirem em Portugal muitas lojas a comercializar os equipamentos parece-me que ainda existe uma lacuna de conhecimentos sobre o potencial deste tipo de ventilação levando eventualmente as pessoas a não serem aconselhadas e consequentemente a não optarem por soluções destas por desconhecimento. Na minha opinião quer no inverno quer no verão as casas devem ser ventiladas pelos benefícios que trazem.


    Obrigado desde já pelos feedbacks.
  1.  # 2

    Estamos no mesmo barco. Esperemos por feedback.
  2.  # 3

    E três!
  3.  # 4

    Ainda anda uma bulha aqui no forum acerca das VMC. Se de condutas ou localizadas...

    Tambem ando um pouco as arranhas com isso. E se nao tivesse ido a uma palestra sobre passive house, nem sabia o que era isso...
  4.  # 5

    Acho que isso já entra no âmbito do AVAC... daí não ser do conhecimento do instalador "comum".
    E os instaladores que estão por dentro deve ser por tb implementarem projetos de AVAC.

    Mas não deve faltar muito para ser obrigatório um projeto AVAC para uma moradia :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hrga
  5.  # 6

    Essa parte é tratada no estudo termico da casa.

    veja com o tecnico que fez o projeto termico.

    mas basicamente é afinar a instalação para fazer 0.4 Renovações por hora. coisa simples



    Colocado por: ratodecasaDizem que a VMC ajuda a reduzir os gastos energéticos na climatização em que medida?

    porque aproveita calor do ar que está a ser extraído (situação de inverno)
  6.  # 7

    Que querem saber em concreto?
  7.  # 8

    Colocado por: fernandoFerreiraEssa parte é tratada no estudo termico da casa.

    veja com o tecnico que fez o projeto termico.

    mas basicamente é afinar a instalação para fazer 0.4 Renovações por hora. coisa simples




    porque aproveita calor do ar que está a ser extraído (situação de inverno)


    Os VMC fluxos cruzados de elevada eficiência ( >90% ) nem sei porque é que não são obrigatórios em todos as casas novas. Basicamente poupa-se imenso no aquecimento de Inverno e no Verão dá uma ajudinha no arrefecimento, além disso, o mais importante, a casa está sempre com o ar renovado.
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro Azevedo78Que querem saber em concreto?


    Tudo!
  9.  # 10

    Colocado por: FJDMC

    Tudo!

    Pergunte que eu respondo. Pelo lado do utilizador já que não sou instalador nem grande entendido no assunto.
  10.  # 11

    Basicamente uma maquina do tamanho de eu pequeno esquentador que vai buscar ar à rua e insufla nos quartos e sala. Extrai da cozinha e wcs e manda para a rua. Pelo caminho há permuta de calor entre o ar q sai e o que entra.
    Sendo um aparelho centralizado tem de haver um sistema de tubagens que geralmente andam pelo teto falso.
    Existem para todos os gostos e bolsas, com diferentes graus (%) de recuperação de calor, com ou sem bypass.
    A minha por exemplo n tem bypass, mas acho q para o ter convém q seja a maquina a gerir automaticamente com sensor externo e interno de temperatura. Senão for o caso tem de andar a ligar e desligar manualmente que n sei se é o que resulta melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt, MRK
    • hrga
    • 9 julho 2018 editado

     # 12

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Pergunte que eu respondo. Pelo lado do utilizador já que não sou instalador nem grande entendido no assunto.


    Obrigado desde já pela disponibilidade em ajudar.

    já que tem instalado qual o tipo de climatização que tem em casa? A instalação da VMC deve ser feita pelo instalador da climatização?

    Tem com bypass? Se sim em que zona do país mora e se necessita de climatizar a casa no verão ou a simples ventilação do ar é suficiente?

    Obriga na mesma a ter as extrações de ar "normais" nas casas de banho?

    Fez ligação a baterias eléctricas, água ou bomba de calor. Quais as diferenças entre os 3?

    As renovações de ar são programáveis (por ex. mais renovações de noite no verão para "climatizar" ou não permite programação?

    Quais as marcas e modelos mais aconselhados para se instalar em Portugal visto existirem bastantes no mercado?

    Qual o custo de uma instalação "chave na mão"?

    Do ponto de vista de investimento no equipamento para a mesma volumetria se for VMC com bypass e recuperação de calor de 90% o que é que diferencia as diferentes marcas além do preço? Pelo que leio a tecnologia é relativamente simples.

    Uma coisa que não consigo ainda perceber porque é que toda a gente não instala? Aparentemente os custos devem rondar os 4-5m€ o que acaba por ter pouco peso no custo total de uma casa.

    E a grande duvida final numa zona do país (porto) em que as temperaturas exteriores de noite são 99,9% dos dias do ano inferiores a 25 graus colocando um VMC com Bypass compensa colocar climatização para arrefecimento? Não será demasiado redundante?
  11.  # 13

    Colocado por: hrga
    já que tem instalado qual o tipo de climatização que tem em casa? A instalação da VMC deve ser feita pelo instalador da climatização?

    Tenho prh com bomba de calor. Aquecimento e arrefecimento.
    Se deve? Se souber fazer bem as duas coisas acho que sim! Parece-me importante é que saiba o que está a fazer.

    Tem bypass. Moro na zona de Famalicão. Não. Não consegue arrefecer o suficiente. Nem lá perto.

    Não são precisas mais extrações.

    Não tenho a VMC ligada a mais nada.

    Qt a marcas e preços não posso ajudar...

    Eu TB acho muito importante. E a minha custou menos que isso que fala.

    Se for mesmo litoral Porto, não deve precisar
  12.  # 14

    Algum instalador que possa ajudar nas dúvidas colocadas?
  13.  # 15

    Faltou-me esta:
    Colocado por: hrgaAs renovações de ar são programáveis (por ex. mais renovações de noite no verão para "climatizar" ou não permite programação?

    Na minha eu regulo a ventilação máxima e a mínima desejada, a humidade relativa pretendida e a concentração de CO2 max.
    No modo automático a maquina trabalha em função destes parametros.
    Mas tb tem um modo manual onde escolhemos nós essa ventilação.
    Eu uso isso por exemplo qd vou tomar banho. Tenho o comando instalado no meu WC. Como no modo automático a maquina ainda demora uns minutos a "detectar" o aumento da humidade e isso, o comando tem um botao em que qd carrego ela vai trabalhar à velocidade máxima programada durante 10 minutos. Assim logo desde o inicio da banho eu tenho aquilo a bombar ao máximo!
    MAs se não fizesse nada ela tb o ia fazer, apenas um pouco mais tarde.
  14.  # 16

    Pedro os teus sensores são wired ou wireless?
    Já agora qual é a máquina?
  15.  # 17

    Colocado por: ptugaPedro os teus sensores são wired ou wireless?
    Já agora qual é a máquina?

    Os sensores eu creio que estão na máquina... Mas não posso dizer com certeza absoluta.
    É uma prometeo hr400
    https://www.ventilnorte.com/vortice/domestico_4_prometeo.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga, Pedro_Rof
  16.  # 18

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Os sensores eu creio que estão na máquina... Mas não posso dizer com certeza absoluta.
    É uma prometeo hr400
    https://www.ventilnorte.com/vortice/domestico_4_prometeo.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ptuga,Pedro_Rof


    Quem é que lhe fez a instalação?
  17.  # 19

    Colocado por: hrga

    Quem é que lhe fez a instalação?

    Alguém que não posso recomendar. Não por essa instalação em concreto, mas por outros motivos. A única empresa com quem tive problemas na minha obra toda.
    Univerfrio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof, hrga
  18.  # 20

    Com vmc é necessário manter na mesma as tubagens de extração/admissão de ar "tradicionais" e os extractores? Ou a vmc substitui isto na totalidade?
 
0.0262 seg. NEW