Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Pedro Azevedo78Trabalhar não é só sujar as mãos.
    O maior peso, o que mais custa, o mais duro é uma coisa chamada responsabilidade.
    Errar e partir um tijolo é uma coisa.
    Errar e prejudicar seriamente a vida de alguém é outra.
    E só quem conhece as duas realidades consegue perceber.

o problema é que esses, os que nao sujam as mãos e trabalham, têm a dita responsabilidade, há muitos anos que são valorizados, muitas vezes mais do que aquilo que merecem , no entanto, e aquilo que eu defendo, e por isso volto a dize-lo , é tempo de valorizar também aqueles que sujam as mãos…
    e conheço perfeitamente ambas as realidades…
  2.  # 82

Colocado por: jorgferrAí não posso comentar porque não me identifico nisso que disse. Mas também lhe digo que arranjar um bom canalizador, um bom pedreiro é coisa complicada pelo menos em Portugal basta ver o que infelizmente aparece no fórum .
    Pois é, sabe porquê? Porque os bons atualmente ascolhem onde querem trabalhar e claro vão para quem der melhores condições!
  3.  # 83

Colocado por: jorgferrEra acabar com os subsídios...mas não pode ser porque ainda aumentavamos a taxa de ladrões
    Concordam com este comentário:DR1982
    Não é preciso acabar com os subsídios, basta que a diferença entre estar em casa a receber o subsídio e trabalhar seja maior, eu se me dessem apenas mais meia duzia de trocos a trabalhar do que em casa também nao me levantava cedo todos os dias!
  4.  # 84

Colocado por: DR1982Pois é, sabe porquê? Porque os bons atualmente ascolhem onde querem trabalhar e claro vão para quem der melhores condições!

nem mais…. vão para onde lhe dão valor...la para fora :) pelo que percebo o DR1982 é da zona de Penafiel, então sabe perfeitamente os milhares de jovens dessa zona que estão a trabalhar no estrangeiro…
    Concordam com este comentário: DR1982
  5.  # 85

A profissão que mais gostei de fazer até hoje foi a de suinicultor (negócio de família), não me importava nada de andar literalmente na ****. O negócio foi vendido, e eu que já andava na faculdade tive de me sacrificar a estudar (sim para mim isso é um sacrifício), andei a trabalhar no privado durante a semana com a licenciatura que tirei top 3 no país na área, ao fim de semana trabalhava nos serviços de catering (que já vinha desde os 16 anos), e ganhava mais a trabalhar os fins de semana, no tal emprego não especializado só aos fins de semana, do que durante a semana no especializado...
    A única diferença, é que num trabalhava 11 meses 8h dia e recebia 14 meses, no outro recebia quando trabalhava...

Mas disto tudo o que retiro, é que sempre tive trabalho, e em dois sítios, e em plena crise, enquanto vi amigos a perder emprego e não ter onde se agarrar. Felizmente tudo esse trabalho de acordo com o planeado deu frutos, consegui fazer uma casa sem me endividar, o que me permitiu para a frente conseguir aumentar as poupanças e agora fazer outra casa.
  6.  # 86

Colocado por: ASM25

nem mais…. vão para onde lhe dão valor...la para fora :)
    Então se se ganha 4 vezes mais que em Portugal, melhores condições de trabalho e RECONHECIMENTO!
    Para que se tenha uma ideia os grandes das grandes empresas dizem bom dia aos trabalhadores e apertam a mão!
    Dividem uma porcentagem dos lucros sobre os trabalhadores e ao fim de uma obra normalmente dao um prémio aos trabalhadores, sabe bem!
  7.  # 87

Colocado por: Anonimo16062021
    Eu com mais de 40 anos de obras nunca tive essa sorte.
    Isso foi porque acharam que o Dias ja ganha muito por mês e não precisa :)
    Por cá dão as “primes d’interessement”, mais uns prémiositos de vez enquando, no ano passado recebi 3x300 por exemplo!
  8.  # 88

Colocado por: Anonimo16062021
    Eu com mais de 40 anos de obras nunca tive essa sorte.
    Então mas vem agora você dizer que "lá fora" não tratam como um fora de série?! estou a brincar mas ainda vem que se destificam algumas coisas do famoso "estrangeiro".
  9.  # 89

Colocado por: DR1982Isso foi porque acharam que o Dias ja ganha muito por mês e não precisa :)
    Por cá dão as “primes d’interessement”, mais uns prémiositos de vez enquando, no ano passado recebi 3x300 por exemplo!
    Por Portugal muitas empresas também já dão prémios de produtividade. Mas pasme-se que essas empresas são tipicamente aquelas onde há mais qualificações (e mais uma vez não falo de conhecimentos académicos).

Uma vez li um estudo engraçado que fizeram em Portugal. Num estudo concluiram que grande parte dos profissionais que se achavam não qualificados quando confrontados se isso se mantinha caso montassem uma empresa própria, quase todos eles disseram que nesse caso passariam a ser quadros extremamente qualificados lol
  10.  # 90

Colocado por: jorgferrEntão mas vem agora você dizer que "lá fora" não tratam como um fora de série?! estou a brincar mas ainda vem que se destificam algumas coisas do famoso "estrangeiro".
    Ainda nao lhe tinha dito que no famoso estrangeiro um simples calças rotas em algumas empresas tem acesso a comprar tirulos da empresa, onde investe 1000 e recebe 2000 em titulos, se investir 4000 que é o máximo recebe 6500 em titulos por exemplo! Em Portugal que eu saiba este tipo de vantagens rsta reservado apenas aos grandes das empresas!

Falo neste caso de empresas de construção, acredito que seja diferente noutras áreas!
  11.  # 91

Colocado por: DR1982Ainda nao lhe tinha dito que no famoso estrangeiro um simples calças rotas em algumas empresas tem acesso a comprar tirulos da empresa, onde investe 1000 e recebe 2000 em titulos, se investir 4000 que é o máximo recebe 6500 em titulos por exemplo! Em Portugal que eu saiba este tipo de vantagens rsta reservado apenas aos grandes das empresas!

Falo neste caso de empresas de construção, acredito que seja diferente noutras áreas!
    Infelizmente por Portugal o tecido empresarial é quase todo micro e pequenas empresas que não estão cotadas em bolsa. Portanto você quer comparar o que não tem comparação.
  12.  # 92

Colocado por: DR1982Falo neste caso de empresas de construção, acredito que seja diferente noutras áreas!

Eu trabalho numa empresa estrangeira, de outra área, que tem um esquema muito semelhante. Os funcionários podem comprar acções da própria empresa até um limite mensal. Se as mantiverem por um ano, a empresa dá-lhes mais 50% desse valor em acções.
  13.  # 93

Colocado por: jorgferrInfelizmente por Portugal o tecido empresarial é quase todo micro e pequenas empresas que não estão cotadas em bolsa. Portanto você quer comparar o que não tem comparação.
    Tirando a parte da possibilidade de comprar titulos, os premios anuais nem só as grandes empresas é que os dão, os pequenos premios ao fim de uma obra igual, qualquer empresa da roupa e ferramenta, por isso nao estou a comparar o incomparável, tirando a questão das ações claro!
  14.  # 94

Colocado por: DR1982Tirando a parte da possibilidade de comprar titulos, os premios anuais nem só as grandes empresas é que os dão, os pequenos premios ao fim de uma obra igual, qualquer empresa da roupa e ferramenta, por isso nao estou a comparar o incomparável, tirando a questão das ações claro!
    Como comentário final sobre este tema. O problema em Portugal no geral é que o empresário desconfia dos empregados e acha sempre que são preguiçosos. O empregado acha sempre que o patrão o ganha todo e como tal só não faz pouco se não puder. As coisas não evoluem enquanto isto funcionar assim.
    Concordam com este comentário: CD00
  15.  # 95

Chega ao fim da obra e paga só metade do justo...

É assim que faz a malta do dinheiro, todos querem trabalhar para eles, vao la fazem o serviço, chega ao fim paga lhe 1/10 do que pedem e passa dp para receber o resto... tipo um dia...

A malta depois queixa-se mas na primeira oportunidade estao la outra vez para receber mais metade do justo :)

No fim também nao ha papeis e fama de vigarista tanto pode bem o gajo que anda a levar 2x o valor justo como o que paga metade do justo.
  16.  # 96

Colocado por: jorgferrComo comentário final sobre este tema. O problema em Portugal no geral é que o empresário desconfia dos empregados e acha sempre que são preguiçosos. O empregado acha sempre que o patrão o ganha todo e como tal só não faz pouco se não puder. As coisas não evoluem enquanto isto funcionar assim.
    Porque a maior parte dos empregados ganha tanto se fizer muito como se fizer pouco, e o patrão em vez de considerar que os premios dados ao pessoal são um investimento, considera que é dinheiro deitado fora...
    No abo passado tivemos um objetivo de 0 acidentes, se conseguisse-mos ganhavamos um premio, conclusão andavamos todoas mais do que atentos à segurança mesmo em relação aos colegas de trabalho para que nada acontece-se! Conseguimos e aposto que o patrão ganhou mais mesmo ao dar nos o premio do que se tivesse acontecido algum acidente!
  17.  # 97

Isto desviou-se bastante do tema original. A leitura que eu fiz é que não só o lebrevt pagou mais do que esperava por um dado trabalho, como não terá ficado satisfeito com o resultado do mesmo.

E aqui há dois clássicos: má qualidade de trabalho, preços exagerados dos materiais comprados -- 200 euros pela lista do material descrito. Isto leva a um descrédito e falta de confiança neste tipo de serviços.

No que me diz respeito, não me importo de pagar 30€/h se for preciso, desde que as coisas fiquem bem feitas e não me aldrabem com deslocações ou materiais.
  18.  # 98

Ainda bem que as profissões tem todas a mesma nível de complexidade .
    Quanto tempo demora alguém a aprender a colocar paralelo ou a levantar uma parede ?

Quanto tempo demora a formação de um parteiro ? Vejamos 4 anos de ensino superior + 2 anos de experiência mínima para concorrer à especialidade + 2 anos de especialidade.
    8 anos antes de fazer o primeiro parto ! 8 anos de aprendizagem ... tem complexidade ? Não! Tem responsabilidade? Nao ... sao 8 anos a fazer de conta??? Que labrego ... perder 8 anos da vida para fazer o primeiro parto ... para que ? Que toino !

Afinal a complexidade é a mesma... vamos por o ministro das finanças com 500 euros afinal qualquer um consegue administrar um estado e definir as políticas econômicas a seguir nos próximos anos! Etc etc .
  19.  # 99

Sem menosprezar ninguém ou profissão! Mas quanto maior for a complexidade de uma profissão melhor esta deverá ser remunerada ... digo eu .! É a minha absurda opinião ....
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof
  20.  # 100

Colocado por: enf.magalhaesSem menosprezar ninguém ou profissão! Mas quanto maior for a complexidade de uma profissão melhor esta deverá ser remunerada ... digo eu .! É a minha absurda opinião ....
    Veja as costas de um parteiro e de um trabalhador da construção civil com 40/50 anos, isso tem de ser “pago” de alguma forma.
    Depois desses tais anos 8 anos de formação uem acha que leva melhor vida no dia a dia?
    Isso tambem é uma forma de ser recompensado pelo esforço de ter estudado, nao ter de trabalhar debaixo de chuva e sol, nao ter de se matar fisicamente a cada dia de trabalho, ou acha que isso não é tecompensa para quem estudou?
    Concordam com este comentário: manelvc

0.0283 seg. NEW