Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou construir e estou em duvidas quanto às paredes exteriores da casa.
    Estas estão projectadas para levar tijolo 15 + caixa de ar 3 cm + tijolo 11 e o respectivo capoto de 5cm.(caixa de ar sem "acesso" ao exterior).
    Ao pedir orçamentos, alguns empreiteiros sugerem bloco térmico 25 + capoto, estou confuso, pois cada um tem a sua ideia.
    Será que alguem me pode esclarecer de maneira a tomar uma decisão, sem me falarem em custos, apenas o que será melhor .
  2.  # 2

eu coloquei bloco termico 25 e capoto de 10cm
  3.  # 3

Ninguém me consegue ajudar?
    • RCF
    • 11 julho 2018

# 4

joseamerico

Não há receitas iguais para todas as construções e para todos os locais. Como compreenderá, será muito diferente se a construção for em Faro ou se for em Bragança.
    Quem melhor lhe poderá responder a essa dúvida é o engenheiro responsável pelo projeto de térmica da sua construção, até porque a construção terá de cumprir os requisitos legais.
    Ainda assim, cada vez mais se vai colocando de parte a parede dupla com caixa de ar e se vai optando pelo capoto (etics). A solução de bloco (ou tijolo) térmico com revestimento a capoto é uma boa solução e pode ficar mais em conta (também, por isso, muitos empreiteiros a preferem). A questão está na espessura do capoto e isso, como atrás referi, dependerá da zona onde vai construir, podendo variar entre 5 a 10cm de espessura.
  4.  # 5

Depende do que o projeto térmico comtemplou.
    Cada solução tem que ser adequada à localização.

Na zona de lisboa consegue-se que uma parede com tijolo termico 24 e isolamento XPS de 6 tenha uma classe A.
  5.  # 6

Depende, por aqui foi tijolo de betão térmico de 25 mais 8cm de grafitado.
  6.  # 7

Colocado por: joseamericotijolo 15 + caixa de ar 3 cm + tijolo 11 e o respectivo capoto de 5cm

Vai ficar com uma parede "conventual".
  7.  # 8

Parede conventual tem pelo menos 60 cm, está longe disso.
  8.  # 9

Colocado por: rjmsilva

Vai ficar com uma parede "conventual".

bloco de 25 e capoto de 10 dá isso
  9.  # 10

Então para que andar com paredes duplas e caixas de ar? Que dá mais azo a erros de execução?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  10.  # 11

acho mais simples a que coloquei e fica com a mesma largura.
    aqui optei por ter essa largura para ter isolamento na parte de dentro da casa na caixa de estore
  11.  # 12

Boa tarde a todos,
    Estou a construir uma moradia térrea com cave em todo o comprimento e largura.
    Gostaria que alguém me ajudasse e me desse a sua opinião sobre a parede/isolamento.
    Duas paredes de tijolo 11 com wallmate entre elas de 3 cm e pelo exterior levar ETICS (capotto) de 4 cm.
    Acham suficiente?

Obrigado
  12.  # 13

E continua a misturada de soluções...

OU se faz uma parede dupla com isolamento no interior OU se aplica ETICS.
    Misturar as duas não entendo...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Anonimo16062021, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SantosParaq
  13.  # 14

e porque não bloco ou tijolo de 20+10 de eps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SantosParaq
  14.  # 15

Colocado por: nelson__ricardoe porque não bloco ou tijolo de 20+10 de eps

Tijolo 22 + 6/8 de ETICS deveria ser o standard no minimo...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 16

Colocado por: jcfcid

Tijolo 22 + 6/8 de ETICS deveria ser o standard no minimo...
    Mas se for Bloco de 20 pode ser térmico. Tijolo de 22 só há simples julgo eu
  16.  # 17

Colocado por: jorgferrMas se for Bloco de 20 pode ser térmico. Tijolo de 22 só há simples julgo eu

Sim, já falo no "normal" para ser o mais barato e ter com o ETICS alguma qualidade termica na casa!

Com o ETICS, não compreendo a opção pela parede dupla e todos os problemas que normalmente se falam que irão surgir! :)
  17.  # 18

Colocado por: joseamericoEstas estão projectadas para levar tijolo 15 + caixa de ar 3 cm + tijolo 11 e o respectivo capoto de 5cm.(caixa de ar sem "acesso" ao exterior).
    Ao pedir orçamentos, alguns empreiteiros sugerem bloco térmico 25 + capoto, estou confuso, pois cada um tem a sua ideia.

que raio de solução dos projectistas....
    Concordo com esses empreiteiros, ou conforme já foi dito acima. Tijolo 22, reboco + ETICS de 6/8cm.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, antonylemos
  18.  # 19

A opção que foi avante: "Duas paredes de tijolo 11 com wallmate entre elas de 3 cm e pelo exterior levar ETICS", foi-me induzida pelo empreiteiro.
    Portanto, agora apenas posso decidir quanto à espessura do ETICS.
    Assim, neste momento já estão quase prontas as paredes. O empreiteiro diz-me que com as duas paredes 11 com o wallmate no interior, basta-me agora colocar ETICs de 3cm...
    Com o empreiteiro apenas foi tratada a mão de obra e por isso não é o caso de ele estar a tentar poupar, pois sou eu que pesquiso e compro os materiais.

Dada a situação... Acham que me basta colocar ETICS de 3 cm como o empreiteiro diz, ou devo colocar com mais espessura (ele diz que em termos de isolamento, entre 3, 4 ou 5 cm, não há diferença substancial).

Não sei o que fazer...
    Obrigado.
  19.  # 20

O que é que o responsável pelo projeto acha?

0.0203 seg. NEW