Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    A ANQIP deve ter essa informação toda
  2.  # 42

    Colocado por: Sergio RodriguesA ANQIP deve ter essa informação toda


    É a ANQIP que está a fazer a parte predial. A parte pública está a ser controlada por outras entidades.

    O que eu lhe coloquei atrás é um extracto da versão provisória que julgo ser a mais recente.
  3.  # 43

    na formação a que fui, organizada pela ANQIP foi referido que os diametros de 32mm e 40mm iriam deixar de ser utilizados para peças sanitarias, ou o que pode ter acontecido é ter passado pelas brasas nessa altura e ter entendido mal
  4.  # 44

    Colocado por: Sergio Rodriguesna formação a que fui, organizada pela ANQIP foi referido que os diametros de 32mm e 40mm iriam deixar de ser utilizados para peças sanitarias, ou o que pode ter acontecido é ter passado pelas brasas nessa altura e ter entendido mal


    Já fiz mais que uma formação da ANQIP nesse sentido para além de que já trabalhei com a norma há mais de 10 anos, apesar de na altura ser menos falada...

    Mais um quadro que demonstra a utilização do DN40. Só vale para lavatórios e bidés, mas está lá e é admissível.

    Quem é que lhe deu a formação na ANQIP, foi o "manda-chuva" ou outros técnicos?

    https://i.imgur.com/wI2qcRE.jpg
  5.  # 45

    E se calhar sou a pessoa aqui neste fórum que melhor conhece a ANQIP e quem a lidera e integra. Dependendo de quem apanhou, pode ou não ter tido sorte com o formador.

    Já não era a primeira vez que ia a uma formação deles e saía de lá com dúvidas "inatendidas", que depois ia tirar com aquele-de-quem-não-se-pode-dizer-o-nome.
  6.  # 46

    foi na formação para a plateia toda, é como digo posso ter entendido mal mas tenho que ver nos anotamentos o que tenho la escrito
  7.  # 47

    O que lhe estou a mostrar é a versão provisória do regulamento que me foi cedida pela... ANQIP.

    Eles podem ter dito uma coisa qualquer, podem-se ter explicado mal ou você pode ter percebido mal, o que está escrito é o que meti nas imagens e isso já não é "diz-que-diz-que".

    Já lhe disse, pegue no manual da Valsir e adapte aquilo a caixas de pavimento que é quase a mesma coisa.
  8.  # 48

    Colocado por: SkinkxEles podem ter dito uma coisa qualquer, podem-se ter explicado mal ou você pode ter percebido mal, o que está escrito é o que meti nas imagens e isso já não é "diz-que-diz-que".
    não é o diz que, eu tenho essa ideia que falaram sobre isso.



    Colocado por: SkinkxJá lhe disse, pegue no manual da Valsir e adapte aquilo a caixas de pavimento que é quase a mesma coisa.
    no manual da valsir fala em diametro de 40mm para lavatorios bides e por ai em sistemas fechados, e fala em diametro de 50mm para lavatorios e bides e por ai em sistemas abertos
  9.  # 49

    Colocado por: Sergio Rodriguesnão é o diz que, eu tenho essa ideia que falaram sobre isso.



    no manual da valsir fala em diametro de 40mm para lavatorios bides e por ai em sistemas fechados, e fala em diametro de 50mm para lavatorios e bides e por ai em sistemas abertos


    E se calhar até disseram, mas se disseram, disseram mal. O que está escrito não é isso e o que está escrito é o que vai valer.

    O que diz no manual da Valsir é o que diz na versão do regulamento, pode usar DN40 em bidés/lavatórios não ventilados, se forem ventilados já tem que ser DN50.

    Já perdi umas horas valentes de volta disso, pode acreditar em mim.
  10.  # 50

    Colocado por: Skinkxse forem ventilados já tem que ser DN50.
    prontos entao é como digo, 50mm em sistemas abertos, como a maioria ca em portugal é redes abertas esta visto onde esta a confusão
  11.  # 51

    Colocado por: Sergio Rodriguesprontos entao é como digo, 50mm em sistemas abertos, como a maioria ca em portugal é redes abertas esta visto onde esta a confusão


    Você está a confundir o aberto/fechado com ventilado/não-ventilado.

    Só é ventilado se tiver ventilação secundária ou VAA instalada no aparelho e é por isso que o calibre aumenta nessas situações, para garantir o caudal de ar.

    Na maior parte das situações não vai haver nem VAA nem ventilação secundária, pelo que os ramais serão não-ventilados e os lavatórios/bidés vão levar mesmo DN40. Ou melhor, podem levar. Se o DN40 só servir para lavatórios, bidés e ventilação secundária, mais vale meter só DN50... mas a questão é saber se o DN40 fica proibido e isso, na verdade, não fica.
  12.  # 52

    Ou seja, a maior parte das instalações vão ser não-ventiladas ou "fechadas" na parte dos ramais, só no tubo de queda é que haverá circulação de ar. Isto não é forçosamente assim, mas na maior parte dos casos será. basta que o ramal do banho tenha menos de 3 metros e não precisa de ventilação ao ramal nem VAA, basta a do tubo de queda.
  13.  # 53

    Colocado por: Anonimo06082021usem tubo de 50 que dá para tudo....seja com o velho ou o novo regulamento.


    Skinkx esqueceu-se da pendente mínima permitida....passou para metade.
    Concordam com este comentário:Skinkx


    Sim, em ramais ventilados pode-se usar pendente de 0.5%.

    E sim, o tubo 50 basicamente serve tudo e mais um par de botas.

    Mas claro que há sempre pequenos pormenores, no entanto, em termos de filosofia, a grande diferença passa por poder ligar as bacias de retrete aos ramais dos outros aparelhos, sem ventilação secundária, o que vai evitar cruzamentos e regularizações enormes, por exemplo.
  14.  # 54

    Também há comprimentos máximos para ramais, ventilados (mais longos) ou não ventilados (mais curtos), distâncias máximas entre pontos de ventilação, copndições de ligação na base de tubos de queda, etc etc etc...

    Aquele manual da Valsir exemplifica muitos destes exemplos e um desenho vale mais que mil palavras.

    É claro que há mais coisas, mas de cabeça não as sei todas, não trabalho com a norma todos os dias nem tudo o que lá está se aplica ao meu trabalho diário, há coisas mais específicas.
  15.  # 55

    No antigo regulamento não era permitido ligar as bacias de retrete ao resto dos aparelhos sem haver ventilação secundária obrigatória. Neste momento isso já é possível, mediante a verificação de certos pressupostos.

    Há diferenças aqui e bastante significativas em termos de layout. Há mais, mas esta será a meu ver a que tem maior impacto.
  16.  # 56

    Colocado por: Anonimo06082021

    com direito a isométricas?....se fosse era fixe



    É tudo uma questão de preço. Mas hoje em dia muitos softwares já fazem isso automaticamente, o problema é que perde-se o feeling das coisas quando se passa muito tempo e meter porco e sacar chouriço.
 
0.0206 seg. NEW