Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Para evitar ser fiador, qual a vossa opinião se um dos pais/sogros comprar o apartamento e ficar registado em nome dos pais/sogros) e for emprestado ao casal? Pode ter tudo para dar certo?
    • vcd
    • 14 julho 2018

     # 22

    Colocado por: bluewingsPara evitar ser fiador, qual a vossa opinião se um dos pais/sogros comprar o apartamento e ficar registado em nome dos pais/sogros) e for emprestado ao casal? Pode ter tudo para dar certo?

    Na minha opinião não, tem tudo para dar errado. Se os pais oferecessem uma casa ao filho é uma prenda e não vejo nenhum inconveniente agora viver numa casa emprestada não me parece. Compre uma de acordo com as suas possibilidades ou arrende.
  2.  # 23

    Colocado por: vcd
    Na minha opinião não, tem tudo para dar errado. Se os pais oferecessem uma casa ao filho é uma prenda e não vejo nenhum inconveniente agora viver numa casa emprestada não me parece. Compre uma de acordo com as suas possibilidades ou arrende.

    Eu já tenho casa. Num caso hipotético se eu emprestar um apartamento á minha filha e ao genro não é bem visto?
    • RCF
    • 14 julho 2018

     # 24

    Colocado por: vcd
    Na sua opinião é ser insensível na minha é ser responsável! Há uma diferença muito grande entre as duas. Eu tenho duas filhas que amo muito e tudo faço por elas mas nunca serei fiador delas para a compra de bens isso é certo. Terão que adquirir segundo as possibilidades que tiverem no momento e ajudaremos monetariamente a dar uma entrada para a aquisição da primeira casa tal como os nossos pais fizeram. É maravilhoso quando as coisas correm todas muito bem mas também correm mal como acontece a muita gente. Infelizmente existem pais com a vida desgraçada depois de uma vida inteira de trabalho para terem a sua casinha, a sua reforma e uma poupança no banco e eu conheço de perto uma situação, a dos meus avos por causa do meu tio, acredite não é algo bonito de se ver é algo muito feio e acontece mais vezes do que pensa.
    Concordam com este comentário:Amorin,Joao Dias,eu,tool,bluewings,Jota5

    Recomendo que volte a ler o tópico desde o início.
    Você é que está agora a referir-se a fiador para compra. O tópico é sobre fiador para arrendamento.
    • RCF
    • 14 julho 2018

     # 25

    Colocado por: master_chiefClaramente que tens que ler mais historias para abrir essa mente... Isso é mentalidade de "antigos" Mas cada um sabe de si e como quer enterrar-se por culpa de filhos ou amigos

    Bem pelo contrário. Antigamente é que era assim. Os pais, não só não ajudavam os filhos, como eram ajudados pelos filhos. Era muito frequente existirem filhos que, com 12 ou 13 anos, iam trabalhar e entregavam o ordenado aos pais. Mas, numa coisa tem razão, cada um sabe de si.
    Concordam com este comentário: MikeMelga
    • vcd
    • 14 julho 2018

     # 26

    Colocado por: RCF
    Recomendo que volte a ler o tópico desde o início.
    Você é que está agora a referir-se a fiador para compra. O tópico é sobre fiador para arrendamento.

    Ser fiador é responsabilizar-se pelo pagamento da dívida de outra pessoa em caso de incumprimento desta. Embora o tópico não seja compra mas sim arrendamento a finalidade é a mesma.
    • RCF
    • 14 julho 2018

     # 27

    Colocado por: eu

    Cada um sabe de si, mas eu estou a preparar os meus filhos para serem independentes e tratarem eles do seu sustento. Vou providenciar-lhes tudo até acabarem a formação superior, mas depois, desenrasquem-se.

    Vejo muitos Pais a fazerem tudo pelos filhos e o resultado são adultos que parecem crianças, que vivem à custa dos Pais até idades avançadas...
    Concordam com este comentário:RCF

    Concordo. Mas, uma coisa não inviabiliza a outra. Não foi por acaso que eu escrevi “se necessário e possível for”...
    A verdade é que, para arrendamento, é muito frequente pedir-se fiador, seja qual for a capacidade financeira do inquilino. Um pai que, podendo, não aceita ser fiador do arrendamento de um filho, quando este, por exemplo, até tem um ordenado de €2000 ou €3000 e pretende arrendar uma casa por €500 é, repito, um pai muito insensível (para não lhe chamar outra coisa... mas, como escreveu, cada um sabe de si.
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  3.  # 28

    Com já alguém disse aqui, a personagem de fiador deveria ser proibida por lei. Se fosse proibido continuariam a vender-se a alugarem-se casas na mesma sem "emerdar" terceiros.
    Concordam com este comentário: eu, jorgferr, Bruno.Alves, simples
    • Saki
    • 16 julho 2018

     # 29

    Não conheço a realidade de todo o país mas pelo que conheço é cada vez mais comum pedirem fiadores para arrendamento, independentemente do rendimento.
    E acredito que o mercado evolua ao ponto de pedirem fiadores para comprar casa mesmo que o comprador tenha um bom ordenado. Cada vez os bancos vão procurar mais formas de garantir a sua segurança.
    Não ajudariam os filhos numa situação desse género?

    Os meus pais e sogros sempre se mostraram disponíveis para serem nossos fiadores. Felizmente não foi necessário mas com as mesmas condições alguns bancos exigiam fiadores e outros não. E no nosso caso a taxa de esforço é muito baixa! Para quem fica com taxas de esforço de 30/40 deve ser quase impossível não pedirem fiadores.
    • Saki
    • 16 julho 2018

     # 30

    Em relação ao tópico em si, no seu lugar procurava um advogado.

    Não sei se é legalmente viável mas procuraria que dessem prioridade à retirada de rendimentos do devedor (p.ex. Antes de ter acesso ao mesmo).
    E convém também saber se o contrato já foi cancelado ou se a dívida continua a acumular.
    • eu
    • 16 julho 2018

     # 31

 
0.0169 seg. NEW