Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    vamis imaginar o seu femur... necessita de passar um tubo... vamos cortar no femur para passar o tubo.. vc acha que a integridade estrutural do seu femur está igual? o mesmo com pilares e vigas num edificio.

    ser normal fazer-se não quer dizer que seja correcto e que não se passa nada... um dia se houver um problema.. rezo que não aconteça, mas um sismo por exemplo mais forte.. e a estrutura cede nesse ponto... vai-se a ver foi desse rasgo. penas que o empreiteiro se vai chegar á frente? vc vai ser responsabilizado por isso, e qualquer seguro cai fora...
    Concordam com este comentário: PedroBorga, nunogouveia
  2.  # 2

    Infelizmente já vi casos desse género, furar vigas em betão armado para passar tubos de água, ar condicionado e até um tubo de exaustão de uma salamandra. No terreno vale tudo :s

    Depois onde vai fazer o furo? A meio vão? Na extremidade? Qual o diâmetro do furo? Com tanto engenheiro civil desempregado bem que podia contratar uma análise a esse procedimento, ficaria muito mais descansado.
  3.  # 3

    pode despedir esse azeiteiro da obra
    • hand
    • 19 julho 2018

     # 4

    Boa tarde,

    Obrigado a todos pelos esclarecimentos. Não vou despedir o empreiteiro porque em geral tem feito o que considero um excelente trabalho, quer em termos de cumprimentos de prazos quer no meu envolvimento em decisões de dia-a-dia da obra, permitindo-me enquanto DO sentir-me seguro e confiante na qualidade dos trabalhos.

    É exemplo disso ter-me consultado com essa sugestão em lugar de fazer e dar-me o "dito" como feito. Talvez eu nem reparasse. Não vou, contudo, aceitar a sua sugestão de furar a viga. Eu tinha a mesma opinião, leiga, que os foristas aqui transmitiram, mas é sempre bom confirmar para o caso de haver hoje em dia alguma técnica específica que não gerasse risco/problemas.

    Obrigado a todos uma vez mais.
  4.  # 5

    o mais indicado seria baixar um pouco o pé direito aí para passar os tubos.. mas isso é uma das pequenas coisas que eu considero ser um erro de projecto. todos os tubos e tubinhos devem ser previstos no papel para não haver dúvidas dessas!
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • hand
    • 19 julho 2018

     # 6

    Já o iremos fazer antonylemos. O problema é que há vigas que estão mesmo muito baixas (2,30m) e não quero deixar o pé direito a 2,20m por exemplo (eu julgo que em zona de estar nem é "legal"). Teremos mesmo de levar os tubos pela parede.
  5.  # 7

    outra opção seria assumir os tubos e estes ficarem á vista. pintados ao seu gosto ou mesmo deixados ao natural.. fica com um ar industrial. com esse pé direito vou imaginar que seja a cave ou garagem ao que não fica mal. fizemos isso uma vez num escritório para um grupo banqueiro em singapura.. ficou um luxo.. o contraste de equipamentos /tubos/ar condicionado no tecto á vista com o resto do escritório com paredes divisórias em vidro fosco acetinado e travertino italiano
  6.  # 8

    Colocado por: handBoa tarde,

    Aproveito o tópico para questionar uma informação que me foi data pelo empreiteiro responsável pela remodelação do meu apartamento.
    Para instalação das tubagens do ar condicionado, que vão circular no tecto falso, propôs-me furar uma viga de forma a permitir que as canalizações andassem sempre pelo tecto.

    Eu não sou especialista em engenharia, mas parece-me pouco prudente e até comportar algum risco. Contudo, ele diz que é normal e que não há risco desde que não se corte ferro.

    Alguém sabe se é "normal" fazer-se esse tipo de trabalho?

    Obrigado


    Como disseram em cima, sim é normal, mas é normal porque infelizmente os projectos não são compatibilizados entre eles e depois dá asneiras claro... No seu caso é diferente, já que se trata de uma remodelação, pelo que sendo à posteriori não haveria nada a fazer.

    Antes de tudo, qual a dimensão do furo que ele quer fazer? Para ar condicionado muitas vezes falamos de tubos bastante pequenos, pelo que não me choca fazer um furo numa viga de 5-10 cm desde que seja feito a meio da viga (em altura) e a meio vão (ou seja, equidistante entre pilares). Agora se começamos a falar de furos de 20-25cm próximos dos pilares, aí é preciso pensar em encontrar alternativas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hand
  7.  # 9

    A solução nestes casos passa pela execução de um caixote em gesso cartonado numa das parede ( pode ser o mote para uma sanca de luz para o tecto..., de modo a que os tubos necessários passem todos sob as vigas, há que adequar e tirar partido das situações.
    Tem aqui um exemplo que idealize numa remodelação de um apartamento, não é preciso cortar vigas nem pilares!!!
    Aqui a tubagem dos AC/ tinha que atravessar a cabeceira de uma suite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hand
      014_2008_04_21 036.jpg
  8.  # 10

    Colocado por: smp27Boa tarde,

    Para um edificio com piso 0 e piso 1, cujas paredes interiores não são congruentes entre os pisos, afastamentos do tipo 1,30m/1m/..... é possível o pilar do piso 1, nascer sobre uma viga que se encontra no piso 0?


    A solução tecnicamente é possível, desde que a viga que a suporta seja calculada para tal. Sendo uma moradia, assumindo um pilar de pouca carga e que a localização é numa zona do país em que a acção sísmica seja baixa, não é uma solução que me choque. No entanto, como aqui indicado, é uma solução a evitar.
  9.  # 11

    Colocado por: fredcunhapelo que não me choca fazer um furo numa viga de 5-10 cm desde que seja feito a meio da viga (em altura) e a meio vão (ou seja, equidistante entre pilares).

    Quem lhe disse que a meio vão e a meia altura é o melhor local? e ser for 12 cm já não pode ser?
  10.  # 12

    Colocado por: Picareta
    Quem lhe disse que a meio vão e a meia altura é o melhor local? e ser for 12 cm já não pode ser?


    Momento flector, esforço transverso. Essas coisas... xD
  11.  # 13

    Colocado por: nunompMomento flector

    Se fosse por aí, o meio vão era o pior sitio.
  12.  # 14

    Colocado por: Picareta
    Quem lhe disse que a meio vão e a meia altura é o melhor local? e ser for 12 cm já não pode ser?


    Meio-vão é normalmente o local onde esforço transverso/corte é menor, pelo que a fazer um negativo numa viga (desde que a meio da mesma) é o melhor sítio.

    A meia altura da viga para não correr o risco de cortar as armaduras principais da vigas (em cima e em baixo), mas no limite apanhar um estribo ou idealmente (com recurso a detector de armaduras), nenhum.


    Ps: ninguém me disse, sou projectista de estruturas :)
  13.  # 15

    Colocado por: fredcunhaPs: ninguém me disse, sou projectista de estruturas :)

    Então já não vou discutir consigo, mas eu fazia de outra forma.
  14.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Então já não vou discutir consigo, mas eu fazia de outra forma.


    O melhor nestes casos é obviamente não furar, e encontrar alternativas. Não havendo, e sendo furações pequenas, podem ser feitas sem grandes prejuízos (claro que há casos e casos, se a viga tiver um pilar a nascer em cima da mesma eu já não faria a furação!).

    Mas não é por eu ser projectista que deve omitir a sua opinião, sabe que há profissionais bons e maus e eu até posso ser um dos da segunda categoria :) Opiniões são sempre bem-vindas, e aprendemos sempre uns com os outros.
  15.  # 17

    Colocado por: handContudo, ele diz que é normal e que não há risco desde que não se corte ferro.

    Alguém sabe se é "normal" fazer-se esse tipo de trabalho?

    Normal ver por aí esse tipo de trabalho, infelizmente, é!
  16.  # 18

    Colocado por: handele diz que é normal e que não há risco desde que não se corte ferro.

    Uma das crenças mais enraizadas e potencialmente mais perigosas é a de que o que dá resistência ao betão armado é o ferro e portanto, se não se cortar o ferro está tudo bem.

    Isto é FALSO. O betão armado é um material compósito formado pelo ferro e pelo betão, são estes dois materiais que "trabalhando" em conjunto são responsáveis pelas propriedades do betão armado, que, obviamente, são muito diferentes das propriedades de cada um dos materiais isoladamente.
  17.  # 19

    Colocado por: handA favor da indicação do empreiteiro está o facto de termos confirmado, aquando da substituição da canalização, que a construção original do edifício (pelo menos do meu apartamento) fez alguns cortes ao nível de pilares - sem cortar os ferros - para passar canos.

    Poderá estar a favor do empreiteiro, mas não está com toda a certeza a seu favor.
    É um bocado bizarro que o facto de se terem feito asneiradas na altura da construção, autorize a que torne a fazer o mesmo. É estar a fragilizar cada vez mais a estrutura.
  18.  # 20

    Boa tarde,

    Desde já agradeço as vossas ajudas.

    Envio uma imagem para explicar a minha dúvida.

    A preto é por exemplo o piso 0 e a vermelho o piso 1, ou seja as paredes não dos dois pisos não tem qualquer alinhamento entre pisos.

    Para uma zona sismica com vãos grandes por exemplo 9m e lajes fungiformes aligeiradas com blocos perdidos, qual seria a melhor solução?

    Nascer dois pilares juntos e depois só um ter continuidade para o piso de cima? Ou apoiar o pilar de cima sobre uma banda maciça que passa na laje do piso 0?

    Não sei se me estou a explicar bem.

    Obrigado a todos.
      Sem Título.jpg
 
0.0274 seg. NEW