Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No esquema mal desenhado que fiz, é viável a construção da casa "verde"? A exposição solar deve sofrer um bocado, vale a pena pensar nisso?
      esquema.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Bruno.AlvesNo esquema mal desenhado que fiz, é viável a construção da casa "verde"? A exposição solar deve sofrer um bocado, vale a pena pensar nisso?
      esquema.jpg


    Pelo esquema só deve de apanhar o nascer do sol e ate as 11h/12h.
    no inverno ainda pior.

    eu pessoalmente nao gostava.mas sou eu.
  3.  # 3

    Colocado por: HjoaoG

    Pelo esquema só deve de apanhar o nascer do sol e ate as 11h/12h.
    no inverno ainda pior.

    eu pessoalmente nao gostava.mas sou eu.
    A sul pode ter uma boa janela que terá sol para lá das 12h
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 4

    Colocado por: jorgferrA sul pode ter uma boa janela que terá sol para lá das 12h

    Exato. Desde que o sul seja devidamente aproveitado, não é má orientação. É a orientação do meu apartamento e não me queixo ;)
    Convém é que a casa não seja muito "funda" no sentido sul-norte, como o desenho sugere, parece-me. Quanto mais funda mais fria se deverá tornar no inverno.
  5.  # 5

    Para quantos pisos?
    Se for possível, pode sempre jogar com claraboias para receber mais luz solar.
    • fs77
    • 17 julho 2018

     # 6

    A minha futura casa tem orientação NO/SE e estava com o mesmo problema, descobri este site

    https://www.findmyshadow.com

    basta seleccionar o sitio no mapa, desenhar um bloco com as dimensões aproximadas da casa e conseguimos simular a exposição solar do ano todo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  6.  # 7

    Tudo é viável.
    Há milhares de casas com orientação só a norte.

    A questão que deve colocar é: vale a pena comprar este lote? Ou encontrarei melhor?

    Se já comprou o lote, encarregue o arquitecto de tentar minimizar as consequências desse facto.
    Pouco mais haverá a fazer além disto.
  7.  # 8

    a minha ja aparece sol às 11h +/- de verao
      casa satelite.png
  8.  # 9

    Obrigado pelas respostas.


    Colocado por: mhpintoConvém é que a casa não seja muito "funda" no sentido sul-norte, como o desenho sugere, parece-me. Quanto mais funda mais fria se deverá tornar no inverno.

    As dimensões não estão à escala correcta de certeza (foi um tiro no Paint ehehehe) mas não foge muito daquilo. O lote é rectangular e algo estreito.

    Colocado por: Build2BeingPara quantos pisos?
    Se for possível, pode sempre jogar com claraboias para receber mais luz solar.

    2 pisos. A área de implantação são apenas cerca de 140m2


    Colocado por: fs77A minha futura casa tem orientação NO/SE e estava com o mesmo problema, descobri este site

    https://www.findmyshadow.com

    basta seleccionar o sitio no mapa, desenhar um bloco com as dimensões aproximadas da casa e conseguimos simular a exposição solar do ano todo.

    Fantástico, vou explorar. Obrigado.



    Colocado por: PoisÉTudo é viável.
    Há milhares de casas com orientação só a norte.

    A questão que deve colocar é: vale a pena comprar este lote? Ou encontrarei melhor?

    Se já comprou o lote, encarregue o arquitecto de tentar minimizar as consequências desse facto.
    Pouco mais haverá a fazer além disto.

    Não comprei, faz parte do meu "namoro" a ver o que poderei eventualmente comprar. A localização é muito boa e conheço o vizinho da "casa laranja", boa gente. Tem desvantagens claro, a orientação solar é uma delas e, como não percebo nada disto, recolho opiniões :-)
    Obrigado
  9.  # 10

    Colocado por: Bruno.Alvesa orientação solar é uma delas e, como não percebo nada disto, recolho opiniões :-)
    oientação solar é muito facil de perceber. basta imaginar por onde anda o sol no terreno e 'ver' onde tem luz e quando.
  10.  # 11

    Sim, claro. Não era isso que eu queria dizer :-)
    Não percebo é a consequência da maior ou menor exposição, porque agora moro no RC de um bloco de apartamentos, a exposição é pouca ou nenhuma eheheh
  11.  # 12

    Colocado por: Bruno.AlvesNo esquema mal desenhado que fiz, é viável a construção da casa "verde"? A exposição solar deve sofrer um bocado, vale a pena pensar nisso?
      esquema.jpg

    Esse N no desenho é Nascente ou Norte?
  12.  # 13

    http://suncalc.net/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  13.  # 14

    Colocado por: alexp
    Esse N no desenho é Nascente ou Norte?

    Norte ;-)
 
0.0176 seg. NEW