Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Build2Being
    É normal que tenha dúvidas e se as tem é porque é uma pessoa consciente e racional.
    Quanto às opções, comece pelas mais correntes porque lhe dão resposta eficiente comprovada.

    - estrutura em betão aligeirado
    - alvenaria de fachada em tijolo térmico
    - caixilhos de alumínio

    Com esta base, procure um arquiteto que o ajude a obter a melhor solução para o seu orçamento.
    A solução que tem hoje será certamente bem melhor amanhã!

    Quanto a prazos... este é o meu exemplo.
    Estou com projeto há um ano pronto para construir, esteve na câmara em burocracias, 6 meses à espera das especialidades (deveria ter sido apenas um mês :(, mas enfim...), mais 4 meses em negociações para orçamento com os empreiteiros, e quase há um mês à espera da autorização final da câmara.
    Conto arrancar com obra em Setembro e ter tudo pronto (habitável) para fazer lá o Natal de 2019.


    Subscrevo, a correr bem, 3 anos.


    Agradeço desde já o comentário.

    eu tenho um amigo que começou à menos de um ano e a casa já vai com um bom andamento...

    vou questionar quando começou p ter uma ideia, já q a camara é a mesma...

    já agora, qual o seu orçamento? caso queira dizer claro :)
  2.  # 22

    Os timmings dependem de muitos fatores. Para "piorar" neste momento mesmo que tivesse o projeto pronto e aprovado, teria problemas em arranjar empreiteiro para começar isso até ao final do ano.
    Se há coisa que aprendi com o meu processo, é que é precisa muita paciência...
    Concordam com este comentário: amartins, mhpinto
  3.  # 23

    Colocado por: silenceaqui começam as dúvidas, betão aligeirado? alvenarias? caixilhos? o que é melhor e porque?
    isto tem de ser com os projectistas. eles é que sabem o que se adecua melhor á soluçaõ em estudo.
  4.  # 24

    Colocado por: antonylemosisto tem de ser com os projectistas. eles é que sabem o que se adecua melhor á soluçaõ em estudo.


    O projectista é o arquitecto? mais uma pessoa para ganhar mais uns trocos :D
  5.  # 25

    Colocado por: silenceeu tenho um amigo que começou à menos de um ano e a casa já vai com um bom andamento...

    Começou o que? A obra? Ou o processo todo?
    Desde que se procura o arquitecto para a primeira conversa, menos de uma ano e a obra já rola bem?!
    Não é impossível, mas muiiiito difícil!
  6.  # 26

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Começou o que? A obra? Ou o processo todo?
    Desde que se procura o arquitecto para a primeira conversa, menos de uma ano e a obra já rola bem?!
    Não é impossível, mas muiiiito difícil!


    começou em Outubro. diz q levou uns meses antes para o projecto e camara. mas na camara demora cerca de 1 mês...
  7.  # 27

    Colocado por: silence

    O projectista é o arquitecto? mais uma pessoa para ganhar mais uns trocos :D
    arquitecto.. engºs etc... cada um com a sua especialidade.. daí englobar tudo como projetistas...
  8.  # 28

    Colocado por: silence

    começou em Outubro. diz q levou uns meses antes para o projecto e camara. mas na camara demora cerca de 1 mês...
    vou dizer mt bom... eu tenho um que está na CM desde abril... e não vejo data de saída.. isto para a arquitectura , depois são as especialidades.. e não ajuda em nada que tudo tem de ir a reunião de câmara por razões políticas...
    • tnjp
    • 17 julho 2018

     # 29

    O meu esteve um ano na câmara e sem grandes dúvidas da parte deles.
  9.  # 30

    Fiz escritura de terreno em maio de 2016 e fui para a casa em dezembro de 2017. Concelho de Almada.
  10.  # 31

    Colocado por: silence
    Agradeço desde já o comentário.

    eu tenho um amigo que começou à menos de um ano e a casa já vai com um bom andamento...

    vou questionar quando começou p ter uma ideia, já q a camara é a mesma...

    já agora, qual o seu orçamento? caso queira dizer claro :)

    - 2 anos para escolher e comprar terreno, efetuado em dezembro de 2016

    PROJETOS:
    - Janeiro 2017 - 1ª reunião na câmara, o terreno é um lote, tem alvará de loteamento
    - Janeiro a Abril - elaboração do projeto de arquitetura (licenciamento e execução) - sendo simultaneamente o arquiteto e Do foi relativamente simples e rápido
    - Fevereiro - adjudiquei especialidades, demorou + de meio ano (para mal dos meus pecados!)
    - Agosto - realizei finalmente a compatibilização de projetos (arquitetura + especialidades) aquando a receção de todos os projetos da parte das engenharias

    BUROCRACIAS:
    - Março - submeti um pedido de informação prévia (não entrou mais cedo porque estive à espera do termo de acústica do engenheiro), demorou 2+2 meses, os ofícios foram dúbios com parecer desfavorável nas condições do alvará
    - Agosto - 2ª reunião na câmara
    - Setembro - submeti o pedido de aditamento do alvará, em resposta o ofício veio novamente desfavorável porque os técnicos não compreenderam a implantação dos muros no contexto do terreno, acabaram por me dar razão mas atrasou pelo menos mais 2 meses
    - Dezembro - 3ª reunião na câmara, submeti nova resposta
    - Abril 2018 - Aditamento do Alvará de Loteamento concluído
    - Junho - Comunicação Prévia para obras submetido na câmara

    ORÇAMENTOS E EMPREITADA:
    - Dezembro 2017 - Lançamento de concurso para empreitada, tendo todas as questões burocráticas resolvidas
    - Fevereiro/Março 2018 - comecei a receber as propostas e a negociar
    - Junho - Acordo de orçamento para obra
    - valor de empreitada = 180K +IVA
    - valor de fornecimento meu de materiais (peças sanitárias e torneiras, revestimentos cerâmicos, AQS, cozinha e equipamentos) = 50k, IVA incluído
    - tudo o que é exterior vou fazendo...
  11.  # 32

    Colocado por: silencecomeçou em Outubro. diz q levou uns meses antes para o projecto e camara. mas na camara demora cerca de 1 mês...

    Outubro, uns meses para projecto, depois pedir orçamentos e escolher empreiteiro; o empreiteiro estar pronto a entrar em obra; projecto 1 mes na camara...
    Ou lhe saiu o "euromilhoes" ou é daqueles bazófias que consegue tudo melhor e mais rápido que os outros...
  12.  # 33

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Outubro, uns meses para projecto, depois pedir orçamentos e escolher empreiteiro; o empreiteiro estar pronto a entrar em obra; projecto 1 mes na camara...
    Ou lhe saiu o "euromilhoes" ou é daqueles bazófias que consegue tudo melhor e mais rápido que os outros...


    por acaso aqui a câmara nesse sentido funciona bem e eu conheço pessoas la dentro
  13.  # 34

    Colocado por: silence

    por acaso aqui a câmara nesse sentido funciona bem e eu conheço pessoas la dentro


    Já tem terreno escolhido?

    Ja tem arquiteto escolhido?

    Já tem ideias do que quer?

    Eu desde a aquisição do terreno até ter a licença de construção, foram 2 anos (mais coisa menos coisa). Irei começar até ao final do mes e espero pelo menos mais um ano.. Por isso os 3 anos, não estão tão longe quanto isso! :)
    Concordam com este comentário: mafgod
  14.  # 35

    Colocado por: silencepor acaso aqui a câmara nesse sentido funciona bem e eu conheço pessoas la dentro
    ... essa afirmação permite-lhe dizer que a câmara funciona bem?
    Assim a frio, eu que estou de fora, digo que assim é que a câmara funciona mal :-)
  15.  # 36

    Colocado por: mafgod... essa afirmação permite-lhe dizer que a câmara funciona bem?
    Assim a frio, eu que estou de fora, digo que assim é que a câmara funciona mal :-)


    como o concelho é pequeno, existem poucas obras, por isso digo que é mais rapido...
  16.  # 37

    O que não falta é casas, compre uma já feita e não se chateie mais com isso.
  17.  # 38

    Colocado por: rjmsilvaO que não falta é casas, compre uma já feita e não se chateie mais com isso.


    onde quero e mais ou menos como quero, não há...
  18.  # 39

    Colocado por: jcfcidJá tem terreno escolhido?

    Ja tem arquiteto escolhido?

    Já tem ideias do que quer?
  19.  # 40

    Colocado por: Pedro Azevedo78


    Sim, já tenho ideias e terreno mais ou menos escolhido.

    Arquiteto ando a pedir orçamentos.
 
0.0231 seg. NEW