Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

As minhas cadeiras da sala de jantar estão uma miséria. Tenho 4 gatos que acham que as cadeiras são arranhadores quando têm arranjadores (e daqueles mesmo grandes) em todas as divisões da casa.
    Preciso de as mandar estofar mas queria um tecido minimamente resistente aos bichanos. Quando compramos as cadeiras achei que o tecido era idêntico ao do sofá, peça pela qual os gatos não têm qualquer interesse, mas não é e tenho medo de arriscar noutro tecido idêntico e ficarem num estado miserável outra vez.

Para quem tem gatos, ou para quem trabalha na área, qual o melhor tecido?
    Já me sugeriram forrar com "pele de pêssego" mas será depois fácil de limpar? É que além dos 4 gatos, há ainda 1 cadela e 2 filhas pequenas.

Quanto a preços, tenho já um orçamento que vai desde os 44€ até aos 52€ por cadeira dependendo do tecido escolhido (30€ de mão de obra a que acresce o tecido). As cadeiras são todas estofadas.

Obrigada!
      37244585_2230042450346165_8620238644289994752_n.jpg
  2.  # 2

Não é fácil. Sendo qualquer tecido ou pele não tem hipótese. Mais vale trocar por totalmente em madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabenfica
  3.  # 3

Colocado por: BelhinhoNão é fácil. Sendo qualquer tecido ou pele não tem hipótese. Mais vale trocar por totalmente em madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anabenfica

prefiro cadeiras estofadas, além disso estas não foram propriamente baratas!
    Eu tenho esperança de encontrar um tecido mais resistente, tal como tenho no sofá. Pele (napa ou afins) está completamente fora de questão, não gosto nada e além disso são materiais ainda mais apelativos para os gatos.
  4.  # 4

Eu não posso ajudar, não conheço ninguem. Mas posso lembrar de uma coisa: Guarde os tecidos antigos dessas cadeiras, e faça uns arranhadores para os gatos :), já que eles gostam disso. Pode ser que larguem as cadeiras novas
  5.  # 5

Boa dica ;) Assim que decidir o que fazer guardo o tecido faço arranhadores!
  6.  # 6

É por estas e por muitas outras que não consigo acolher bem a ideia de ter animais a passar demasiado tempo dentro de casa, mas isso sou eu.

Não sendo pele da boa (e mesmo assim), não estou a ver nada que possa resistir a unhas dessas. Dentro dos tecidos resistentes, eu diria que a ganga se destaca, mas desconheço se se usa disso em estofos. Talvez exista algo parecido.
    Pesquisando um pouco, encontrei este site. Para além de várias dicas que parecem interessantes, dizem que o veludo funciona:

https://www.petmd.com/cat/slideshows/how-cat-proof-your-couch
  7.  # 7

Colocado por: anabenficaBoa dica ;) Assim que decidir o que fazer guardo o tecido faço arranhadores!

Do que diz naquele site não é por fazer arranhadores disto ou daquilo que se safa :\
  8.  # 8

Tenho duas gatas e quando mandei fazer o sofá pedi ao estofador o tecido "mais à prova de gatos". Como resposta tive uma gargalhada e um "nada é à prova de gatos".
    Arriscamos no tecido com a fibra mais apertada de modo a que eles não conseguissem inserir as unhas e a verdade é que até hoje o sofá não tem um arranhão. Ao contrário das minhas cadeiras (tecido super poroso como pode ver na foto), que já estão com a madeira da estrutura à vista, quando as mandar estofar será com o tecido do sofá!

Resumindo, quando mais apertada for a fibra do tecido mais difícil é para eles usarem como arranhador.

Pode tentar ainda um repelente de gatos em spray, encontra na Tiendanimal por exemplo.
    Concordam com este comentário: Amy
      Maggie.jpg
  9.  # 9

Ou então cortam as unhas aos bichos.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro_RofOu então cortam as unhas aos bichos.

Corto às minhas de duas em duas semanas e é precisamente depois do corte que elas mais as aguçam...
  11.  # 11

Colocado por: mhpintoÉ por estas e por muitas outras que não consigo acolher bem a ideia de ter animais a passar demasiado tempo dentro de casa, mas isso sou eu.

https://www.petmd.com/cat/slideshows/how-cat-proof-your-couch

Essa é questão que não se põe. Prefiro ter cadeiras desfeitas mas os meus gatos comigo.
    Quanto ao cortar as unhas, não resolve o problema.
    Concordam com este comentário: DR1982
  12.  # 12

Colocado por: jo113Tenho duas gatas e quando mandei fazer o sofá pedi ao estofador o tecido "mais à prova de gatos". Como resposta tive uma gargalhada e um "nada é à prova de gatos".
    Arriscamos no tecido com a fibra mais apertada de modo a que eles não conseguissem inserir as unhas e a verdade é que até hoje o sofá não tem um arranhão. Ao contrário das minhas cadeiras (tecido super poroso como pode ver na foto), que já estão com a madeira da estrutura à vista, quando as mandar estofar será com o tecido do sofá!

Resumindo, quando mais apertada for a fibra do tecido mais difícil é para eles usarem como arranhador.

Pode tentar ainda um repelente de gatos em spray, encontra na Tiendanimal por exemplo.
      Maggie.jpg

Estou a tentar evitar que cheguem a esse ponto ;)
    • Amy
    • 20 julho 2018

# 13

Também estava à procura de um tipo de tecido à prova de gatos e encontrei este:

http://www.aquaclean.com/PT_pt/pets

Fui a um showroom e pedi umas amostras e, para já, parece que é bom, acho que no meu caso vou optar por estofar o que for necessário com este tecido.
  13.  # 14

A solução é.....feliway classic e feliway scratch. O 1o é aplicado nos sofás onde não quer que arranhem o segundo nos diversos arranhadores que tem espalhados pela casa. ;)
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  14.  # 15

Os gatos educam-se e só mandam na casa se deixarem... O que deixei os miúdos e esposa trazer cá para casa só arranhou no sofá 1x. Posto isto, sei por colegas veterinários que o feliwway funciona mais ou menos bem. Pode é ser preciso estar sempre a aplicar.
    • Amy
    • 23 julho 2018

# 16

Feliway não é solução, a menos que metam pelo menos 2 vezes por dia e esteja sempre alguém em casa. Tirando o valor gasto ao final do ano. Eu tenho o Feliway para outras situações e quando passado umas horas o cheiro desaparece, volta tudo ao mesmo.

Há gatos que não são assim tão fáceis de educar, o que acontece muitas vezes é que há gatos que naturalmente não são atraídos para os móveis.

Ter um arranhador em cada divisão ajuda porque o gato não tem tanta tendência a ir a outro sítio, mas pode não ser suficiente.

No caso dos animais, é melhor prevenir que remediar e se o dono puder optar por um tecido mais resistente, na minha opinião é o melhor que pode fazer. Desde que sejam tecidos sem fios expostos, ou seja, com tramas menores, são uma boa escolha e há imensas opções no mercado.
  15.  # 17

Já usei feliway e não notei grandes resultados. Acho que eles desenvolvem um certo gosto apenas por determinados objectos porque nunca me estragaram mais nada a nãos ser as cadeiras. Têm arranhadores em todas as divisões e alguns são daqueles bem grandes, mas desde sempre que tiveram um gostinho especial pelas cadeiras.

Colocado por: AmyTambém estava à procura de um tipo de tecido à prova de gatos e encontrei este:

http://www.aquaclean.com/PT_pt/pets

Fui a um showroom e pedi umas amostras e, para já, parece que é bom, acho que no meu caso vou optar por estofar o que for necessário com este tecido.

O estofador mostrou-me esse catálogo e achei interessante. Gostava era de saber se alguém tem experiência com essa gama de tecidos.
  16.  # 18

Atenção que eu recomendei 2 tipos de feliway diferentes, possivelmente o que usam é apenas o clássico. Como feromonas que são o cheiro vai desaparecer, mas o facto de o gato se roçar e arranhar vai libertar feromonas naturais. Usar o clássico em spray e o scratch em pipetas
  17.  # 19

Após ter as primeiras cadeiras esfrangalhadas, reestofei-as com um tecido sem poros. Resultado: agora não estão esfrangalhadas, mas têm furos.

Esqueça o tecido à prova de gatos. isso não existe. Corte as unhas dos animais com frequência e assim terá cadeiras com maior esperança de vida.

Utilizei feliway, mezinhas caseiras, sovas, etc etc. mal o gato "prove" a cadeira, nunca mais a larga. Pode é utilizar a solução, para mim, desumana, que é a remoção cirúrgica das unhas dos animais. Cruel, mas eficaz.
    • Amy
    • 23 julho 2018 editado

# 20

Eu corto as unhinhas à minha gata, mas mesmo assim antes de optar pelo tecido que indiquei, fiz uns testes com amostras do mesmo para ver se ficavam danificados.

0.0287 seg. NEW