Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    ora então tenho uma questão.
    adquiri um imovel em venda judicial, imóvel de 2005, e na caderneta predial tenho registada uma área de 675m2.
    pelas minhas medições a área da moradia e a área de cedência ao domínio publico (são 21m2 conforme processo na C.M) dá um total de 350m2
    ainda me ficam a faltar 325m2.
    o problema é que no terreno que fica atrás da habitação não tem marcos por que os terrenos confrontantes eram do antigo dono da moradia que entretanto vendeu ao vizinho.
    como posso saber os limites exactos para "bater pé com o vizinho" e dizer que é por aqui ou ali?
    sei mais ou menos por onde será mas na C.M. não esta na explicito.
    um levantamento topográfico faz fé, ou seja, garante que são por ali?
  2.  # 2

    Colocado por: Malagoteum levantamento topográfico faz fé, ou seja, garante que são por ali?

    Não!
    Num levantamento topográfico em que os limites não são percetíveis, estes são sempre assinalados mediante a indicação de alguém. Por norma o dono do terreno e/ou os confrontantes.
  3.  # 3

    Colocado por: Malagotee na caderneta predial tenho registada uma área de 675m2

    Na caderneta predial ou na certidão de registo predial?
  4.  # 4

    Colocado por: PoisÉ
    Na caderneta predial ou na certidão de registo predial?

    Na certidão de registo predial
  5.  # 5

    Colocado por: MalagoteBoas,
    ora então tenho uma questão.
    adquiri um imovel em venda judicial, imóvel de 2005, e na caderneta predial tenho registada uma área de 675m2.
    pelas minhas medições a área da moradia e a área de cedência ao domínio publico (são 21m2 conforme processo na C.M) dá um total de 350m2
    ainda me ficam a faltar 325m2.
    o problema é que no terreno que fica atrás da habitação não tem marcos por que os terrenos confrontantes eram do antigo dono da moradia que entretanto vendeu ao vizinho.
    como posso saber os limites exactos para "bater pé com o vizinho" e dizer que é por aqui ou ali?
    sei mais ou menos por onde será mas na C.M. não esta na explicito.
    um levantamento topográfico faz fé, ou seja, garante que são por ali?


    Pode tentar aceder ao registo antigo, de quando era um terreno único, e perceber como foi feita a divisão em dois. Na conservatória predial deve constar essa informação (se for antigo terá o registo escrito à mão em livros). Em alternativa pode saber se a Câmara Municipal em alguma informação sobre a moradia, como o licenciamento da mesma (onde é identificado o limite do terreno).
  6.  # 6

    Não existe planta de implantação ?
    • PoisÉ
    • 8 agosto 2018 editado

     # 7

    Colocado por: MalagoteNa certidão de registo predial

    Peça também a certidão do vizinho. Não é pedir ao vizinho, é pedir na conservatória (e pagar).

    Dessa forma fica a saber a área que ele tem registada.
    Se for a área real, tem uma chatice, porque há área registada em nome dos dois.
    Se ele tiver menos área no registo do que na realidade, tem aí mais um argumento para ganhar a razão.
  7.  # 8

    Ja perguntou ao vizinho?
 
0.0139 seg. NEW