Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: ASM25pretendia saber se seria possível baixar a temperatura da parte da habitação que é bastante mais quente
    não era na divisão mais quente mas sim em todas.
  2.  # 122

    Vamos, se eu encontrasse uma cisterna destas mouriscas que abundam aí pro sul, e fize-se passar uma serpentina pela água, com essa fonte de "frescura" podia arrefecer o PRH? Qual seria então o sistema necessário?
  3.  # 123

    Colocado por: ASM25NRRibeiro, se tem o sistema, porque nao experimenta?

    Quando iniciei esta discussão a minha instalação estava longe do rendimento que hoje apresenta derivado a vários factores agora corrigidos. Mas iniciei também a discussão para ter o feedback de outras pessoas com sistemas similares.

    Colocado por: ASM25aquilo baixa dos 25 para os 22 ou nao? (a questão era essa :) )

    Baixa e sinto-me muito mais confortável com esta forma de climatizar do que com A/C. Posso comparar porque já tive a experiência durante 5 anos. Mas esta é apenas uma opinião pessoal.

    Colocado por: ASM25Muito honestamente o que percebi da questão do NRibeiro era que ele tinha uma habitação em que possuía dois espaços com temperaturas muito diferentes...e ele pretendia saber se seria possível baixar a temperatura da parte da habitação que é bastante mais quente de forma rápida ou eficiente com o prh... Daí querer trazer a temperatura dos 25 para os 22... O que ele diz de ter a casa climatizada seria referente a parte não tão quente da habitação... Foi o que entendi..

    Eu pretendia perceber de outras pessoas, com instalações similares, qual era a sua experiência na hora de arrefecer as suas casas.
    A situação dos dois pisos com temperaturas diferentes surgiu na discussão sobre o controlo do ponto de orvalho.

    Colocado por: Anonimo06082021o fazer ou deixar de fazer,nada tem a ver com o forçar/obrigarem a terem algo que pode não ser preciso.

    e uma casa actual se precisa de frio é porque algo está mal!!

    e é algo usado como argumento de venda...nada mais.

    A forma arrogante como se tem dirigido nesta minha discussão leva-me a depreender que fala com certeza absoluta. Por exemplo, pelo que leio neste seu trecho faz-me assumir que alguém me forçou/obrigou a instalar um sistema de climatização. Devo dizer-lhe que existem aspectos estéticos numa casa que hipotecam, de cerca forma, um conceito de casa passiva (no meu caso, a quantidade de envidraçados que tenho). No meu caso foi sempre de forma consciente que tal foi feito e assumi que deveria instalar (ou pré-instalar) uma solução de climatização que me garantisse uma temperatura de conforto em qualquer altura do ano.
    Assumindo isto vai dizer-me como é que garante que uma casa com uma fachada de 22m de vidro (de todo o pé direito) voltada a sul, numa zona do país em que muito facilmente temos temperaturas máximas de 35C consegue manter uma temperatura interior confortável (leia-se 23C)? E sim, tem uma pala suspensa com 2m de comprimento mas quando o sol desce é impossivel ter uma pala que evita a incidência nos vidros. E sim, está sempre gente a entrar e sair (o que faz com que muitas das vezes haja portadas abertas).
  4.  # 124

    Colocado por: Anonimo06082021existem sistemas sem limitações de temperatura de saída,sistemas que nem todas as marcas tem ou comercializam.

    eu não inventei nada,já está tudo inventado!!

    Ninguém aqui perguntou se inventou alguma coisa até porque não o vejo com capacidade intelectual para tal coisa. Perguntei (e responde se quiser/souber), dentro do contexto que descrevi (a tal casa com a fachada) como garantia a temperatura de conforto sem instalar nada (isto porque disse antes que uma casa actual não deve precisar de frio)?
  5.  # 125

    Colocado por: Anonimo06082021e o meu comentário não foi dirigido a si em concreto.

    Quem iniciou a discussão fui eu e até agora ainda não vi nenhum contributo concreto da sua parte. Apenas tenho visto afirmações vagas e sem qualquer relevância para o que tem discutido.
    Se quer participar (e se tem conhecimento agradeço que o faça) faça-o explicando os seus argumentos para que possamos todos perceber o seu ponto de vista e contrapor.
  6.  # 126

    Colocado por: Anonimo06082021

    o fazer ou deixar de fazer,nada tem a ver com o forçar/obrigarem a terem algo que pode não ser preciso.

    e uma casa actual se precisa de frio é porque algo está mal!!

    e é algo usado como argumento de venda...nada mais.
    Entao mas sei isso não representar custos para o DO, como ja por cá disseram, não é melhor ter a possibilidade de arrefecer a casa através do PRH para o eventualidade de vir a precisar?
  7.  # 127

    Colocado por: Anonimo06082021mas numa situação em que seja necessário,existem sistemas de piso radiante sem limitações de temperatura de saída,neste caso em frio.

    Mas quais são esses sistemas? Seja concreto e explique ou é algum segredo que não podemos saber?
  8.  # 128

    Colocado por: Anonimo06082021eu não digo o que você quer e como quer,eu digo como eu quero.

    Mas eu só quero perceber (porque ainda não consegui) qual é o tal sistema que está a falar.
  9.  # 129

    Colocado por: Anonimo06082021ai agora já quer saber...a primeira coisa que fez foi chamar-me de arrogante e mais qualquer coisa.

    Uma coisa ninguém lhe tira. Tem um dom para criar suspense que é fenomenal.

    Pelo menos já percebi que o sistema pressupões piso radiante, tal como diz abaixo:
    Colocado por: Anonimo06082021mas numa situação em que seja necessário,existem sistemas de piso radiante sem limitações de temperatura de saída,neste caso em frio.

    Só falta agora saber com é a fonte de calor/frio tão milagrosa.
    Aqui em casa, e isto para quem começa a ler pelo fim, tenho uma BC com separador hidráulico, centralina da Giacomini e duas sondas de piso para o controlo do ponto de orvalho.
  10.  # 130

    Colocado por: Anonimo06082021

    esse é o pensamento comercial...

    alguns para além do piso radiante tem pré instalação de AC e de Ventiloconvectores etc etc...
    Isso é que pode ser considerado dinheiro jogado fora, todas essas pré instalações, agora o facto de deixar o que fica enterrado no chao pelo menos preparado para arrefecer penso que seja uma opção inteligente, ainda pra mais se nao representa custos para o DO...
    A diferença entre uma fonte de calor que permita arrefecer e uma que faça apenas calor é assim tão grande ?
  11.  # 131

    Colocado por: Anonimo06082021você chegava lá...mas preferiu passar ao ataque pessoal.

    muitas coisas partilho em privado,por mail,muita gente daqui anda à minha carroça...e isso acabou.

    Mas se a sua intenção foi a de nunca partilhar nada de útil porque é que está a contribuir nesta discussão? Apenas para dizer que existe algo melhor mas que não pode dizer a ninguém? Acha que estes forums existiriam com pessoas com essa linha de pensamento?
    Se é só isto que pode adicionar à discussão então não perca tempo porque eu vim à procura de respostas concretas e não de ambiguidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r.v
  12.  # 132

    Colocado por: Anonimo06082021

    antes,comprar um termómetro de mergulho e ver qual a temperatura da agua...

    Termômetro na mão e a marcar uma temperatura da água digamos a 15°c.... E agora?
  13.  # 133

    Colocado por: Anonimo06082021as fontes são ilimitadas.

    Seja concreto. Qual sugere para a minha instalação?
  14.  # 134

    Colocado por: Anonimo06082021até uma simples estrada serve como fonte,ou uma fumarola etc etc..
    jura, para arrefecimento?

    Eh pá descobriu o que mais ninguém consegue descobrir:

    fazer frio com uma fonte de calor
    .......

    Ah espera, isso é o princípio dos chillers de adsorção!!!!!!!!!


    Só gostava de saber como se consegue aplicar em ambientes domésticos sem usar sistemas distrit Colling (tipo o que a ex expo tem) explorada pela Climaespaço.
  15.  # 135

    Colocado por: Anonimo06082021existem outras formas outros sistemas...

    Mas já sabemos que existem outras formas e sistemas. Acho que ninguém duvida mas aqui apontava-se uma questão num sistema em particular e não em avaliar outros sistemas, certo?
  16.  # 136

    Colocado por: Anonimo06082021

    e agora siga...



    Siga?
    Criamos um tópico para este tema ou não vale a pena!?
  17.  # 137

    Colocado por: Anonimo06082021pelo vistos não...quando me chamou de arrogante pensava que me ia encostar à parede com um exemplo,os 20m de vidro e o raio.

    eu respondi na hora e sem hesitações sobre o desafio.

    Onde está a resposta?
  18.  # 138

    Colocado por: MarcopomSiga?
    Criamos um tópico para este tema ou não vale a pena!?

    Força, terei todo o prazer de seguir essa discussão só não poderei é contribuir porque não percebo nada do assunto mas com certeza que muita gente poderá beneficiar da mesma.
  19.  # 139

    Colocado por: Anonimo06082021aqui...

    Se pegar nesta sua reposta e for falar com empresas do ramo irei ter muito que debater.
    Deduzo que esteja a dizer que o meu sistema tem limitação de temperatura de saída? e o que é então para si um sistema completo?
  20.  # 140

    Colocado por: NRRibeiro
    Quando iniciei esta discussão a minha instalação estava longe do rendimento que hoje apresenta derivado a vários factores agora corrigidos. Mas iniciei também a discussão para ter o feedback de outras pessoas com sistemas similares.


    NRibeiro, pode por favor explicar o tipo de fatores que teve que corrigir? Isto é, se foram questões meramente de programação dos equipamentos ou se por ventura teve que refazer ou acrescentar algo na instalação? Pelo que vi atrás falou na centralina mas não percebi o que efetivamente lhe fez..
 
0.0341 seg. NEW