Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações a todos!

    Alguém sabe dizer-me se, para além do Eng.º Mecânico (e todos os restantes técnicos com formação em Comportamento Térmico), qualquer outro técnico pode assinar Termo de Responsabilidade para a isenção de Proj. de Ventilação e Exaustão de Fumos, ao abrigo do DL 53, de 8 de Abril 2014?
    Grato pela ajuda.
  2.  # 2

    Esse projecto não está abrangido pelo RERU, pelo que não entendo a questão?
    Pode explicar a situação?
  3.  # 3

    Bom dia!

    Grato pela sua rápida resposta, aqui vai a explicação da situação:
    Trata-se de uma reabilitação (moradia geminada) com projeto de alterações a ser aprovado na CMLisboa.
    No que diz respeito a IS e Cozinha irá haver reformulação de layout ou seja, a IS existente será subdividida e a Cozinha será relocalizada.
    De facto o RERU não faz menção a esta especialidade em particular.
    Tratando-se de alterações interiores, as questões são mesmo:
    Pode a CML exigir a apresentação desse projeto?
    Posso ou não solicitar isenção de Projeto?
    Se não, quais são os técnicos que podem assinar o Projeto?

    Obrigado
  4.  # 4

    Sendo uma habitação unifamiliar.
    Não tendo instalações centralizadas de ventilação mecânica. Não havendo legislação para projeto de ventilação natural.. somente o estipulado no RGEU, REH, SCIE e Normalização referente ás inst. de gás. O Arqutiecto ou até o coordenador de projectos pode perfeitamente subscrever esse "projecto", e/ou pedir a isenção, fundamentando a coisa como é obvio.
    Mais informo que esse projecto não existe elencado na Portaria do RJUE. O Regulamento Municipal exige o quê?

    EDIT:Normalmente é pormenor instruido com a arqutiectura... é assim que faço nas CM que exigem isso...
  5.  # 5

    De facto estive a ler o RMUEL no Capítulo V relativo ao procedimento para apresentação dos projectos - Art.º 94º, ponto 7- e nada consta relativamente a esta "especialidade"!

    Mas a Notificação que recebi da CML, para além da menção a outros projetos que tenho de apresentar, diz o seguinte: «Projecto de Ventilação, Exaustão de Fumos, Climatização e do Sistema Técnico objecto de requisitos no âmbito do regulamento de desempenho energético dos edifícios, ou justificação da não apresentação do projeto».

    Coloca-se então a questão - se o próprio RMUEL (ou como disse, o RJUE) não identifica esse requisito, como podem os serviços exigi-lo?

    Temos aqui matéria para contestação?
  6.  # 6

    Colocado por: jasrcmTemos aqui matéria para contestação?

    Se quiser complicar, sim.
    eu já tive para fazer isso em duas câmaras distintas ( CM.Loures e CM. Aljezur), mas deu-me menos trabalho apresentar uma MD, TR e pormenores e resolver a questão rapidamente ao meu cliente.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  7.  # 7

    C.M. Odivelas é a mesma coisa.
  8.  # 8

    Pois... mas também é por estas e por outras que os nossos direitos de cidadão são tão mal tratados ou ignorados, e estas entidades fazem o que bem lhes apetece...

    Depois temos um Ordem profissional que alinha pela mesma lógica e com a qual, já há muito, desisti de poder contar...

    Somos o tal país de conformados e de brandos costumes, não há dúvida (e não o critico por isso, atenção)!

    Obrigado de qq forma pelos seus esclarecimentos.
  9.  # 9

    Colocado por: Gabinete OPC.M. Odivelas é a mesma coisa.

    Claro que é|| a "escola" é a mesma ;)

    Mas na de Loures se apresentar as coisas logo nos pormenores de arquitectura, já não pedem isso (moradia)
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  10.  # 10

    Colocado por: jasrcmjustificação da não apresentação do projeto».

    Então só lhe resta este caminho. não vale apena ligar o complicómetro.. eu de quando em vez já o fiz, sempre me foi dada a razão, num caso foi o de. juridico da câmara que "obrigou" a alteração do procedimnto do dep. urbanismo...

    è isto e ainda a quantidade de impressos/ requerimentos, que estão perfeitamente desatualizados face a legislação em vigor.. ( não há razão para isso hoje em dia, ~so documentos digitais, que estão disponíveis para descarregar dos portais.. Poderiam os serviço ir actualizado os mesmos de quando em vez...
    Uma das gafes mais frequentes, é falta de menção à Ficha SCIE...
  11.  # 11

    Boa tarde,

    É a primeira vez que me pedem um projecto de ventilação exaustão de fumos e gases para uma moradia unifamiliar.

    Já andei a pesquisar na net não encontro o que deve abordar este projecto. Alguém me pode indicar o que deve abordar este projecto e quais são os pormenores acima referidos e a legislação aplicável.

    Muito obrigado,
  12.  # 12

    Engenheiro mecânico
 
0.0104 seg. NEW