Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia o meu sogro têm umas casas mas suspeitamos que estamos a pagar o IMI do terreno da irmã dele o que fazer obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: camorabom dia o meu sogro têm umas casas mas suspeitamos que estamos a pagar o IMI do terreno da irmã dele o que fazer obrigada


    Ver no site das financas que terrenos estão no nome dele.. Se esse terreno da irmã estiver em nome dele.. Parabens, ganhou mais um terreno para herdar! :)
    • antmf
    • 20 julho 2018 editado

     # 3

    Colocado por: jcfcid

    Ver no site das financas que terrenos estão no nome dele.. Se esse terreno da irmã estiver em nome dele.. Parabens, ganhou mais um terreno para herdar! :)


    Era bom que fosse verdade, mas não é, o registo nas finanças só serve para pagar impostos, não dá direitos sobre nada. Para resolver uma situação semelhante tive que pedir uma certidão de teor na conservatória e entregar essa mesma certidão nas finanças (ou cópia da escritura de partilhas, ou de venda do terreno, conforme o caso - sabendo onde foi feita, pode ir ao notário pedir uma segunda via). Se também não estiver actualizado na conservatória e não tiver a escritura então está "lixado" :)
  3.  # 4

    Boa tarde, comprei à uns meses um imovel e segundo li caso o VPT seja abaixo de 125 k posso pedir isenção de imi por três anos.Já pedi isenção e no portal das finanças encontra-se "por tratar ". Fiz obras la casa e possivelmente o valor do imóvel já ultrapassa os 125k. Perco o direito de isenção por isso? Segundo li o período para pedir isenção é de 60 dias e eu respeitei, mas é normal demorar meses a ser aceite? Também já li que agora a isenção é automática...
  4.  # 5

    VPT seja abaixo de 125 k


    Se é isso que está na ficha das finanças julgo que o valor só poderá mudar se o proprietário pedir uma reavaliação...
    O que normalmente só acontece quando ele acha que já está a pagar muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio Barroso
  5.  # 6

    REGRAS DO IMI EM 2018:


    https://www.nvalores.pt/isencao-de-imi/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio Barroso
  6.  # 7

    O VPT é de 119k..Obrigado pela resposta
  7.  # 8

    Pode-se pedir isenção do isenção do imo para um terreno?!
  8.  # 9

    Colocado por: jcfcidPode-se pedir isenção do isenção do imo para um terreno?!


    não, terrenos nao estão isentos.... e só pode pedir isenção para o imovel que seja a sua habitação propria e permanente.
  9.  # 10

    Colocado por: loverscout

    não, terrenos nao estão isentos.... e só pode pedir isenção para o imovel que seja a sua habitação propria e permanente.



    Gmmm ok! Obrigado!
  10.  # 11

    Ao fazermos uma piscina,temos que comunicar a alguma entidade?
  11.  # 12

    Colocado por: Antonio BarrosoAo fazermos uma piscina,temos que comunicar a alguma entidade?


    teoricamente tem que pedir licença na camara para a construir e depois tem que informar as finanças que a fez.

    na prática muita gente nao diz nada a ninguem e faz a piscina na mesma.
  12.  # 13

    Colocado por: jcfcidGmmm ok! Obrigado!

    e salvo erro com valor patrimonial não superior a 125.000€ acima deste, não tem direito a isenção.
    Concordam com este comentário: Antonio Barroso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio Barroso
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    e salvo erro com valor patrimonial não superior a 125.000€ acima deste, não tem direito a isenção.


    Essa parte já sabia, era mesmo a questão do terreno! :(

    Como ainda vou demorar mais de um ano a construir, era saber se podia pedir isenção para o IMI do mesmo, sendo que é abaixo de 125k...

    Como não dá, fica sem hipotese. Pode-se pedir so uma vez? ou mais que uma?

    Obrigado!!
  14.  # 15

    Colocado por: jcfcid

    Essa parte já sabia, era mesmo a questão do terreno! :(

    Como ainda vou demorar mais de um ano a construir, era saber se podia pedir isenção para o IMI do mesmo, sendo que é abaixo de 125k...

    Como não dá, fica sem hipotese. Pode-se pedir so uma vez? ou mais que uma?

    Obrigado!!


    e nao o quero desanimar.... mas o IMI dos terrenos é mais alto do que das habitações!

    eu pelo terreno onde fiz a minha casa pagava 300 euros de imi......(agora pago mais é um facto mas na proporção pagava mais pelo terreno)
  15.  # 16

    Colocado por: loverscout

    e nao o quero desanimar.... mas o IMI dos terrenos é mais alto do que das habitações!

    eu pelo terreno onde fiz a minha casa pagava 300 euros de imi......(agora pago mais é um facto mas na proporção pagava mais pelo terreno)


    Já está pago o deste ano! :)

    Para o ano é que se podia poupar, mas também não é pela diferença!

    Qts vezes se pode pedir a isenção?
  16.  # 17

    Colocado por: jcfcid

    Já está pago o deste ano! :)

    Para o ano é que se podia poupar, mas também não é pela diferença!

    Qts vezes se pode pedir a isenção?


    sem 100% certeza, acho que so pode pedir uma vez para cada imovel..... isto é, se comprar outra casa e a declarar como habitação propria e permanente pode pedir isenção para essa casa... mas atualmente a isenção é so de 3 anos!
  17.  # 18

    Ok,obrigado pessoal
  18.  # 19

    Colocado por: loverscoutsem 100% certeza, acho que so pode pedir uma vez para cada imovel


    Exato, a isenção é por imóvel, uma única vez (salvo raras exceções), não interessa o proprietário. Se o primeiro proprietário já beneficiou da isenção os seguintes já não podem beneficiar.
  19.  # 20

    No meu caso, a pessoa a quem comprei fez a casa de raiz. Caso tenha pedido isenção de IMI conta como primeira vez?
 
0.0192 seg. NEW