Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde caros colegas do forum

    Depois de ver, juntamente com a minha namorada, inumeros terrenos e casas antigas, optamos por uma e conseguimos fechar negócio com o proprietário. E o que quero saber agora, para já porque sei que terei muitas mais perguntas, é:
    - se tenho que ir pedir alguma licença à câmara para construir, e em caso afirmativo a licença a ser emitida pela câmara demora muito tempo? Ou o facto de o terreno já estar edificado por ter a casa antiga, ajuda no sentido de ser mais rápido a emitir a licença para fazer as obras?
    - alguém que tenho feito um projecto semelhante, ou seja, alguém que tenha comprado uma casa antiga e também tenha feito obras. Seria óptimo saber dessas experiências vividas por outros colegas daqui do forum para saber mais ou menos o que me espera;
    - gostaria também recomendações de alguem que tenha pedido projecto a arquitecto, mas algo com um estilo moderno, mas n muito arrojado, e de preferência um arquitecto que acompanhe a obra e seja bom conhecedor das leis.

    Penso por agora é tudo, e aguardo resposta breve.
    Muito obrigado desde já.
  2.  # 2

    Comece por ver o artº 6 da Lei 60/2007, e veja em que caso se enquadra.
  3.  # 3

    Muito obrigado pela resposta, AugstHill

    Fui dar uma vista de olhos pelo artigo que me referenciou, e este enumera os casos de isenção de licença para remodelação, e como isto é português mas suscita sempre duvidas, eu explico o meu caso: o terreno tem 270m2,e uma área de construção de 150m2 segunda a consulta camarária que a proprietária fez. A casa tem 90m2 mas a área total de construção, como já disse, é de 150m2, isto segundo os dados fornecidos pela proprietária, volto a frisar. Nós vamos manter as paredes, mas vamos fazer um piso por cima, e vamos talvez acrescentar mais parece às existentes. Posto isto caro colega, pode dar-me a sua avaliação e dizer-me o que acha, sff.
  4.  # 4

    Colocado por: davide_dealmeida- se tenho que ir pedir alguma licença à câmara para construir, e em caso afirmativo a licença a ser emitida pela câmara demora muito tempo? Ou o facto de o terreno já estar edificado por ter a casa antiga, ajuda no sentido de ser mais rápido a emitir a licença para fazer as obras?


    em principio demora o mesmo tempo, os processos terão de passar pelos mesmos tramites.
  5.  # 5

    Davide
    OS MEUS CLIENTES fartam-se de comprar casas antigas para eu as renovar.
    Colocado por: davide_dealmeidaPosto isto caro colega, pode dar-me a sua avaliação e dizer-me o que acha, sff.
    Mas é melhor eu nem dizer o que penso de uma pessoa que (aparentemente) comprou uma casa acreditando em tudo o que o vendedor lhe contou...
    Nem, ao menos, se certificou junto da Câmara se aquilo que lhe disseram é verdade? Se é possível aumentar um piso? Ou se a casa existente está LEGAL?
  6.  # 6

    Aumentar um piso carece sempre de licenciamento, independente da situação administrativa da construção existente
    • 1348
    • 25 setembro 2009

     # 7

    Boa tarde

    Já apalavrei a compra de uma casa antiga, agora começam as dúvidas. As fachadas são para manter, o "miolo" não está em condições é para demolir. A questão é:

    - Se fizer uma estrutura nova como é que a "agarro" às fachadas?
  7.  # 8

    1348

    penso que isso será o trabalho dos projectistas e mais propriamente do engenheiro da estrutura, pois as soluções são diversas e consoante os casos.
  8.  # 9

    Colocado por: 1348Boa tarde

    Já apalavrei a compra de uma casa antiga, agora começam as dúvidas. As fachadas são para manter, o "miolo" não está em condições é para demolir. A questão é:

    - Se fizer uma estrutura nova como é que a "agarro" às fachadas?


    uma estrutura nova costuma andar por fora das paredes existentes, não agarra e se tiver que agarrar é com grampos aqui, acola.
    cumprimentos
    • 1348
    • 25 setembro 2009

     # 10

    Sr. Marco eu sei que tem a ver com o engenheiro de estruturas, até porque eu disso não percebo nada, nem lhes quero tirar trabalho.

    A questão é que me disseram que se podia fazer desta forma e fez-me alguma confusão. Mas já fiquei a saber que há várias formas, obrigado
  9.  # 11

    1348

    perguntou como se agarrava, não? se calhar queria era perguntar se era possivel. e como disse as soluções são diversas e consoante os casos.
  10.  # 12

    Colocado por: Fernando Gabrieluma estrutura nova costuma andar por fora das paredes existentes, não agarra e se tiver que agarrar é com grampos aqui, acola.
    cumprimentos
    Fernando.
    Nem sempre.
    Também pode reconstruir TUDO (das fundações à cumeeira) por dentro e manter as fachadas (nesse caso, as fachadas seriam apenas picadas/rebocadas/pintadas... se necessário).
  11.  # 13

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Fernando Gabrieluma estrutura nova costuma andar por fora das paredes existentes, não agarra e se tiver que agarrar é com grampos aqui, acola.
    cumprimentos
    Fernando.
    Nem sempre.
    Também pode reconstruir TUDO (das fundações à cumeeira)por dentroe manter as fachadas (nesse caso, as fachadas seriam apenas picadas/rebocadas/pintadas... se necessário).


    falo da solução geral em recuperação, há sempre a possibilidade de encastrar pilares e vigas, mas em granito ou outra pedra mais dura é complicado.
    daquilo que me apareceu até agora a melhor solução foi sempre acrescentar estrutura nova de betão ou metálica, aparte das fachadas, menos complicado, menos mão de obra, mais fiávêl à partida, agora pode-se recuperar tudo como estava, mas isso é outra vontade € geralmente.

    alias se for um r/chão nem precisa de nova estrutura, talvez algumas cintas. mas estou a falar de no minimo dois pisos.
 
0.0172 seg. NEW