Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!
    o engenheiro e empreiteiro apresentarm-me uma proposta para laje de fundação para uma casa LSF.
    A laje consiste num rectângulo de 130m2 num terreno com bastante água a circular por baixo. Foram feitas valas de drenagem à volta e uma ao centro.
    A estrutura será feita com 4 vigas em todo perímetro e uma viga central. Todas serão de 6 varões de 12mm, estribadas af.35cm

    Camadas Laje Fundação:

    1. Terra natural muito húmida, com valas drenantes 40cm abaixo da cota.

    2. 5cm toutvenant

    3. Geotextil 200gr/m2

    4. 15cm Brita nº2 acomodada em cofragem perdida interior em tijolo

    5. Duas Mantas plásticas 175my, tamanho único à medida, a fazer cama em toda a laje inclusive nas cofragens das vigas.

    6. Vigas assentes numa sola de tela pitonada

    7. Malhasol CQ38

    8. Armadura com varões 10mm af. 150mm

    9. 10cm de Betão B25 com aditivo hidrófugo aplicado com régua vibratória e vibração nas vigas


    Betonilha final:

    1. 5cm XPS (floormate ou wallmate?)

    2. 5cm betonilha regularização

    3. Espuma de polietileno

    4. Soalho laminado AC4 forte/intenso



    Gostava de conhecer as opiniões dos mais entendidos e experientes.

    Também ainda tenho dúvidas se é obrigatório fazer alguma impermeabilização antes de por o XPS, ou a betonilha com xps já vai dar a tranquilidade necessária para futuras humidades ascendentes quando o betão hidrofugo e as telas plásticas começarem a deteriorar-se com os anos.


    Abraços
  2.  # 2

    O que diz o arquitecto? e o coordenador de projectos?
    Concordam com este comentário: drawback
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasO que diz o arquitecto? e o coordenador de projectos?


    Olá Pedro,
    O que devo esperar que digam e em relação a quê? À impermeabilização ou não? Dão-me respostas vagas. Dizem que não é preciso, mas também não me transmitem a segurança para ficar tranquila.

    No geral, venho aqui à procura de alguns comentários que me façam ponderar melhor as várias camadas existentes e conseguir fazer algumas perguntas pertinentes ao engenheiro, empreiteiro e arquitecto.

    Até breve
  4.  # 4

    pode impermeabilizar mais se quiser se isso a deixar mais descansada.. não há erro em fazê-lo.

    pessoalmente preferia ter a mais que nenhum..

    mas se quiser pode sempre perguntar aos técnicos se o plástico , a tela pitonada e o betão com aditivo são suficientes para garantir a estanquidade da láhe á água
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofiajesus
  5.  # 5

    Substitua a cofragem perdida em tijolo por bloco de cimento.
    O tijolo vai apodrecer.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofiajesus
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvaSubstitua a cofragem perdida em tijolo por bloco de cimento.
    O tijolo vai apodrecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sofiajesus


    Obrigada. Ao apodrecer, pode comprometer o quê? O massame não ficará armado, curado e seguro? Ou será que essa fiada de tijolo apodrecido pode criar um vazio?
    Fiquem bem
  7.  # 7

    Colocado por: sofiajesusessa fiada de tijolo apodrecido pode criar um vazio?
  8.  # 8

    Colocado por: antonylemos
    mas se quiser pode sempre perguntar aos técnicos se o plástico , a tela pitonada e o betão com aditivo são suficientes para garantir a estanquidade da láhe á água
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sofiajesus


    A tela pitonada apenas vai estar na base das vigas. Por cima da brita até à cofragem é que vão estar duas telas de plástico preto.
    O empreiteiro da primeira laje não vai fazer a segunda betonilha de regularização. Por isso essa responsabilidade e garantia talvez só possa ser dada pelo empreiteiro que vem fazer a betonilha com xps para o piso final, correto? É provável que ele me diga para impermeabilizar e por isso tenho que estar a contar com mais uma despesa, não é? O engenheiro e empreiteiro das fundações disseram que não era necessário, mas não me parece que eles venham a assumir alguma responsabilidade caso apareçam humidades ascendentes que prejudiquem o piso. Isso também só deverá aparecer daqui a mais de 5 anos. Vou pedir orçamentos para aplicar tela betuminosa.
  9.  # 9

    Mas não tem um empreiteiro geral?!
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasMas não tem um empreiteiro geral?!


    não. teve um problema de saúde. foi necessário recorrer a outro para a continuação dos trabalhos. Pode ser um problema?
    Obg
  11.  # 11



    Não têm projeto de estabilidade ?


    tem, mas não me esclarece dúvidas mais detalhadas. O que devo perguntar? Há algum problema na composição da laje?
    Inicialmente só ia levar malhasol CQ30, mas depois pedi para levar CQ38 e uma armação extra com vergas de 10mm. Só a malhasol parecia pouco.
    Já agora, o XPS floormate serve de barreira pára-vapor? Se utilizar o wallmate, que tem macho-fêmea, será que protege melhor o vapor de humidade? A densidade do wallmate é inferior, mas será que faz muita diferença na resistencia do piso de habitação?
    Grata pelos coments
  12.  # 12

    Eu gostaria de dar o meu contributo, mas esses pormenores tem de ser vistos pelos responsáveis tecnicos ( Arquitecto e engenheiros) dos projectos e obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofiajesus
  13.  # 13

    Colocado por: sofiajesusInicialmente só ia levar malhasol CQ30, mas depois pedi para levar CQ38

    Se você é que está a dizer ao engenheiro que malhasol é que tem que levar, o melhor é contratar outro engenheiro. Quanto ao resto das questões, se o engenheiro não sabe responder, o melhor mesmo é procurar outro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, sofiajesus
  14.  # 14

    Em LSF, é normal haver somente para a fundação um ensoleiramento geral... que é diferente de um massame armado... Mas também gostava de saber o que está especificado no projecto de estabilidade !!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofiajesus
  15.  # 15

    Apenas pela listagem das camadas que compõem a laje de fundação e o massame, parece estar, minimamente, assegurada a impermeabilização do piso, mas cada caso é um caso e só os intervenientes na obra poderão assegurar que tudo está de acordo com as boas práticas.

    Apenas alguns comentários:

    - As telas plásticas não têm a função de impermeabilização, embora contribuam para tal enquanto não estão danificadas. A tela plástica é usada por dois motivos, primeiro para manter a camada de brita limpa de betão para manter a sua capacidade de filtragem e depois para que a presa do betão se dê em boas condições, evitando um escoamento de água e finos que o tornariam poroso e com menor resistência.

    - Se bem percebi o esquema, as vigas estarão assentes numa tela pitonada por sua vez assente na tela plástica sobre a brita. A tela pitonada não está aí a fazer, rigorosamente, nada.

    - O isolamento térmico não serve de barreira para-vapor.
    Concordam com este comentário: sofiajesus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofiajesus
  16.  # 16

    Obrigada Fernandes
 
0.0172 seg. NEW