Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pedi por e-mail a um total de 10 empresas, orçamento para construção de uma piscina 10x5 metros em blocos de betão armado e revestida a tela armada com sistema de electrolise de sal + controlador de pH.
    Volvidos 2 dias, fiz questão de telefonar a cada uma das 10 empresas para frisar que o pedido de orçamento era sério e que não era um mero curioso que pretendia apenas saber por alto o preço de uma piscina. Todos me garantiram que iam levar o pedido de orçamento a sério que me iriam responder prontamente.

Passaram-se 3 semanas. Apenas 4 empresas me responderam, ou seja, 6 delas devem andar a nadar em dinheiro ou simplesmente não querem trabalhar.

Adiante, o melhor orçamento das 4 que me responderam foi de 14900 euros (preços sem IVA), o que eu considero um bom preço (sem o sistema de electrolise de sal + controlador de pH o preço baixava para 13500 euros sem IVA).

No entanto, todas as 10 empresas que contactei pelo telefone (todas sem excepção) me disseram que era uma parvoíce fazer a piscina de forma legal, mas que se eu não tinha amor ao dinheiro, caso eu a quisesse de forma legal, teria de eu próprio contactar um arquitecto para que este elaborasse os projectos de arquitectura, especialidades, etc. para dar entrada da comunicação prévia na câmara municipal e eles forneciam ao arquitecto toda a documentação necessária acerca da piscina a ser construída.

Ora, como eu não quero chatices e correr o risco de ter uma denuncia anónima de algum vizinho invejoso, quero isto tudo legal.

Quanto é que isto pode custar? Refiro-me aos honorários do arquitecto + taxas da câmara. Não queria passar dos 1000 euros nisto tudo. Já andei a vasculhar o site da câmara relativamente às taxas mas aquilo é tudo muito confuso.
  2.  # 2

Colocado por: marcoaraujoPassaram-se 3 semanas. Apenas 4 empresas me responderam, ou seja, 6 delas devem andar a nadar em dinheiro ou simplesmente não querem trabalhar.

É normal, nesta altura as empresas estão cheias de trabalho.

10 orçamentos? Não acha exagerado o número de pedidos?
    (9 empresas vão trabalhar para nada, daí não responderem...)

Eu também sou um cliente final e peço 3 preços, caso sejam muito dispares os valores é que peço um 4. Nunca 10!!!

Colocado por: marcoaraujoRefiro-me aos honorários do arquitecto + taxas da câmara

Isso vai depender muito da Camara, mas normalmente é um processo sempre para alguns meses.

Vai depender muito dos profissionais que escolhe, 1000€ talvez sejam justos.

Terá de pagar o projecto de arquitectura ±500€, projecto de especialidades (Engenheiro) ± 200€, taxas camarárias ±500€.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  3.  # 3

Colocado por: valsascIsso vai depender muito da Camara, mas normalmente é um processo sempre para alguns meses.

Mesmo sendo "um processo para alguns meses" posso meter a comunicação prévia na câmara e começar a construir a piscina logo no dia seguinte, certo?
  4.  # 4

QUAL CÂMARA?
    1000€.. Parece-me curto.
    - Lev. top georeferenciado para a planta de implantação
    - Ir ao local, Verificar indices e areas de impermeabilização do lote nos regulamentos.
    - Projecto arquitectura
    - Projecto estabilidade
    - Projecto de redes de águas e esgotos
    - Ficha electrotecnica + Dec.
    - Termo de Direcção Fiscalização de obra
    - Termo de coordenador de projectos
    - PSS em fase projecto
    - Plano RCD

Os engenheiros civis normalmente evitam ou não sabem justificar a "estabilidade" um tanque de agua enterrado executado em alvenaria de blocos armado. É uma chatice.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasQUAL CÂMARA?

Barreiro
  6.  # 6

Já perguntou ao Gabinete OP. É dai de perto...
  7.  # 7

Antes de contactar o arquitecto, queria saber quanto é que tenho de pagar de taxas.
    Pelo que percebi desta tabela, o ponto 3.6.3 no artigo 11 (ultima linha da tabela) deve ser certinho, pois é o unico que fala de "piscina".

O 'factor de localização' FI fui ver ao PDM e é 1.5
    Ora, esta formula (ver ultima linha da tabela) é:

3.6.3 Piscinas e tanques de recreio, quando anexos a edifícios com função habitacional: 37.18 x A x FI

Assumo que A seja a área da piscina (ou seja, 50 m2). Isto dá:

37.18 x 50 x 1.5 = 2788,50 euros só em taxas a pagar à câmara para licenciar uma piscina? Isto está correcto?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      taxas.png
  8.  # 8

A mim deu-me 2946.47... mas mesmo que não esteja certo, é isso mesmo, uma roubalheira, uns 3000€
  9.  # 9

Colocado por: marcoaraujo37.18 x 50 x 1.5 = 2788,50 euros só em taxas a pagar à câmara para licenciar uma piscina

Não é possível acreditar numa taxa de 37,18€+IVA m2 de licenciamento para uma piscina.

Ligue para a Camara e confirme este valor.

De qualquer das maneiras, aconselho-lhe a legalizar a piscina ou comprar uma daquelas do continente ;)
  10.  # 10

Mais 174€ da abertura do processo de comunicação prévia + honorarios de arq. e eng. fica em 4000€ legalizar uma piscina.
    Agora já percebi porque é que todas a 10 empresas que contactei me disseram que era um disparate construir uma piscina de forma legal e que apenas 5% dos seus clientes o faziam de forma legal.

Então o Estado leva (entre IVA e taxas) 50% do custo da piscina. Lindo.
  11.  # 11

Colocado por: valsascNão é possível acreditar numa taxa de 37,18€+IVA m2 de licenciamento para uma piscina.

Ligue para a Camara e confirme este valor.

Eu também estou incrédulo, mas é mesmo isso. O valor está publico aqui:

https://www.cm-barreiro.pt/cmbarreiro/uploads/document/file/241/Anexo_Reg._Taxas_-_Tabela_Taxas_-_2014.pdf

E ainda há que multiplicar por 1.5 devido ao factor de localização. Na prática em taxas são 55,77€/m2 só em taxas. Estou estupefacto !!!
  12.  # 12

e entao depois disso mantem a ideia de fazer tudo certinho ou ja mudou de ideias? =)

custa tanto como construir uma casa!
  13.  # 13

Colocado por: marcoaraujoNa prática em taxas são 55,77€/m2 só em taxas

55,77€/m2 + IVA = 68,59€ m/2, para os seus 50m2 dá a mera quantia 3430€ + taxas de abertura, etc

É para quem quer ter piscina, isto com o Google Maps ve-se tudo, logo, ou paga ou não faça como os 95%.

Corre o risco de pagar essas taxas acrescidas de multa.
  14.  # 14

O que custa aqui é pagar essas taxas à câmara e obter zero em troca.
    No bairro onde moro temos cerca de 60 ruas, das quais apenas 3 estão alcatroadas, sendo as restantes em terra batida, como no tempo dos reis, cheias de buracos e lama.
    Apenas uma das 60 ruas tem passeios pedonais.
    Saneamento básico (esgotos) não existem.

Etc.

E não, não somos uma AUGI. Simplesmente só servimos para pagar impostos. Já mudou a cor politica da câmara e continua tudo igual.
    Pergunto-me para onde vai o dinheiro das taxas que se pagam à câmara (e aqui incluo o IMI também).
  15.  # 15

Só para comparar, a CM de Famalicão cobra 6,49€+Iva o m2
      Captura de ecrã 2018-07-24, às 11.42.44.png
  16.  # 16

IVA incluído, em Famalicão, legalizar uma piscina de 50m2 fica em 399€.
    A mesmíssima piscina no Barreiro fica em 3430€
  17.  # 17

Colocado por: marcoaraujoIVA incluído, em Famalicão, legalizar uma piscina de 50m2 fica em 399€.
    A mesmíssima piscina no Barreiro fica em 3430€

É normal a diferença de preço, pode usufruir mais meses de sol na piscina do Barreiro que em Famalicão...

Tem 2 soluções:
    1) Muda de concelho e de casa;
    2) Reclama junto da CM e acaba por pagar o que a CM quer.

Infelizmente é assim, de qualquer das maneiras, se não concorda faça uma exposição à Assembleia da Republica.
  18.  # 18

Colocado por: valsascÉ normal a diferença de preço, pode usufruir mais meses de sol na piscina do Barreiro que em Famalicão

Então e Palmela, que faz fronteira com o Barreiro?
    Em Palmela ainda é mais barato que em Famalicão. Em Palmela são 5,38€/m2:

https://www.cm-palmela.pt/cmpalmela/uploads/writer_file/document/2114/RTTM.pdf

Qual a justificação para num concelho ser 55,77€/m2 e no concelho ao lado ser 10 vezes mais barato?
  19.  # 19

A Cm deve ser Vermelha, piscinas é para capitalistas por isso tem de pagar :)
    Concordam com este comentário: Skinkx, cinderela
  20.  # 20

Colocado por: marcoaraujoEm Palmela ainda é mais barato que em Famalicão

Não sou político nem filosofo para poder argumentar estas variações de preços.

Para mim o lógico seriam 3 preços:
    1) Norte, Mais barato
    2) Centro, Intermédio
    3) Sul, Mais caro

Não é difícil de perceber o porquê.

No entanto, eu para legalizar a minha construção tive de declarar os m2 e m3. Pelo que vejo nestas tabelas, os m3 não interferem.

0.0198 seg. NEW