Iniciar sessão ou registar-se
    • Lupan
    • 27 julho 2018 editado

     # 101

    O BCP sem duvida que é bem melhor que O Totta. O valor é 80% da avaliação...
    Faça uma simulação no site, atenção que não é qualquer balcão que consegue esclarecer, nomeadamente os do centro das cidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  1.  # 102

    Efetivamente o Bcp tem boas condições ultimamente, e as condicionantes nem são muito complicadas de cumprir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
    • cmsh
    • 28 julho 2018

     # 103

    Colocado por: MduvidasEfetivamente o Bcp tem boas condições ultimamente, e as condicionantes nem são muito complicadas de cumprir.

    O Activobank,que pertence ao BCP, também tem boas condições e com menos condicionantes que o bcp.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  2.  # 104

    Não se esqueçam de olhar para tudo e não apenas para o spread!
    Neste momento até à porcaria das comissões de manutenção de conta devem ser tidas em conta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  3.  # 105

    Colocado por: emad
    Flavita obrigado por agora conseguir perceber o meu tormento. Infelizmente este sentimento começa a ser demasiado generalizado.
    Muitas pessoas metem-se nisto e só pensam no sonho. Porque se soubessem as dificuldades que tem pela frente num desafio destes, pensariam melhor se avançavam.
    Apenas lhe desejo muita sorte.

    Ó meu Deus, isto para quem está a pensar meter-se nestas embrulhadas é desanimador... :-/
  4.  # 106

    Colocado por: balinhoÓ meu Deus, isto para quem está a pensar meter-se nestas embrulhadas é desanimador... :-/


    Mas olhe que é verdade... É só problema atrás de problema... :(
  5.  # 107

    Olá, e desculpem a intromissão no tópico, mas vejo que andam por aqui pessoas que parecem ter conhecimento de causa para me ajudar.

    Tenho uma moradia (minha, sem hipotecas sobre ela) e vou pedir empréstimo para obras de remodelação. Sabem como é que os bancos calculam o valor da tranche inicial para começar as obras? No banco apenas consigo que me digam que depende da avaliação do imóvel, mas ninguém me diz como é que calculam o valor libertado...

    Por exemplo:

    Valor casa sem obras: +-100k
    Valor das obras: +-100k
    Valor da casa com obras: 200k

    Quanto me libertariam inicialmente neste caso (mais ou menos)? Alguém já passou por isto?

    Muito obrigada!
    • tnjp
    • 20 agosto 2018

     # 108

    Depende do banco. Para uma obra de raiz o Santander liberta 10% do valor do empréstimo.
  6.  # 109

    Colocado por: tnjpDepende do banco. Para uma obra de raiz o Santander liberta 10% do valor do empréstimo.


    Neste momento estou a tratar com o Activo Bank, mas também agradeço informações de outros bancos.

    Compreendo que numa construção de raiz o banco apenas liberte uma percentagem pequena. No entanto, se eu tiver já um imóvel avaliado nas finanças em 100k, e pedir 100k para obras, faz sentido darem-me apenas 10% do valor das obras? Se eu deixasse de pagar as prestações, teriam um imóvel de 100k como garantia, e eu apenas teria recebido 10k! Faz sentido isto?

    Agradeço todas as informações que me possam dar, queria começar a fechar negócio com o empreiteiro e organizar as finanças, mas o banco e o avaliador fecham-se em copas :(
  7.  # 110

    Colocado por: marta2536mas o banco e o avaliador fecham-se em copas :(

    Se o banco não lhe responde a perguntas simples, procure outro. Não é aqui que lhe vão dar a resposta porque isso varia de banco para banco, e um banco que no mês passado libertava 10%, este mês já pode libertar apenas 5%, e o negócio que o banco faz com o cliente X, pode ser diferente do negócio que faz com o cliente Y.

    Não se comprometa com o empreiteiro, antes de fechar o negócio com o banco.
  8.  # 111

    Colocado por: Picareta
    Se o banco não lhe responde a perguntas simples, procure outro. Não é aqui que lhe vão dar a resposta porque isso varia de banco para banco, e um banco que no mês passado libertava 10%, este mês já pode libertar apenas 5%, e o negócio que o banco faz com o cliente X, pode ser diferente do negócio que faz com o cliente Y.

    Não se comprometa com o empreiteiro, antes de fechar o negócio com o banco.


    A questão é que dos vários que corri, nenhum me apresentou um documento escrito onde constasse o procedimento exato. E o boca em boca não serve de nada.

    Nos balcões e assistência telefónica do Activo disseram sempre que libertariam mediante a avaliação externa, mas como é que é isso?

    Pelo menos se alguém cá do fórum já tiver passado por isso poderei ter alguma base para argumentar e negociar com o banco. É que nesta fase nem sei o que é geralmente se pratica em casos como o meu (já tendo um imóvel, sem encargos, como garantia).

    Na vossa opinião faria sentido eu hipotecar um imóvel de 100k e só me darem por exemplo 10k no início e o resto em tranches com todas as exigências e mais algumas?
    • tnjp
    • 21 agosto 2018

     # 112

    Faz sentido para o banco, são essas as condições que oferecem. Na construção de raiz a situação é a mesma, não se esqueça do valor do terreno.

    Siga as instruções do Picareta, concordo a 100%.
  9.  # 113

    Têm razão, claro. O avaliador viu a casa ontem, por isso devo estar a dias de ter uma proposta definitiva. Só gostava de conhecer melhor a realidade de outros utilizadores para ter noção se o que me propuserem está dentro do que se oferece no mercado para condições semelhantes.

    Quanto à construção de raiz ser a mesma situação, não sei se concordo. Os próprios bancos, do que vi, até põem a construção numa categoria de crédito diferente do que as obras de remodelação. E penso que faz algum sentido.
  10.  # 114

    Só para deixar um update a este assunto e arrumá-lo... Fizemos a reclamação e pedido de reavaliação, tendo esta subido. Embora não chegue aos valores pedidos, dá para avançar. :)
  11.  # 115

    Colocado por: FlavitaSó para deixar um update a este assunto e arrumá-lo... Fizemos a reclamação e pedido de reavaliação, tendo esta subido. Embora não chegue aos valores pedidos, dá para avançar. :)

    Boas notícias então =)
    Vale a pena reclamar e procurar fazer valer a nossa opinião!
    Boa sorte!
  12.  # 116

    É verdade! Não sou muito de reclamar... só mesmo quando a situação o exige! Obrigada! A obra deve arrancar mais dia menos dia!
    • pjam
    • 24 agosto 2018

     # 117

    Pois sempre ouvi dizer que os bancos não emprestam dinheiro para pagarmos impostos, mas a verdade é que não podemos deixar de contar com esse fatia que por sinal numa construção ainda são uns milhares, no meu caso as tranches eram libertadas em percentagem do que estava feito, ie. conforme a avalição do engenheiro que ia visitar a obra, não sei em que critérios ele se baseava, mas o que era atribuído era sempre curto, muitas das vezes tinha de eu alavancar com o dinheiro para o empreiteiro adiantar o mais possivel, para quando o avaliador fosse lá, via mais trabalho feito, tb percebo que fazia isto para render o "peixe" porque cada visita era cobrada, e quanto mais vezes fosse á obra mais recebia.
  13.  # 118

    Sim, pjam... Já percebi que vão ser sempre libertados valores por baixo. Se eu soubesse o que sei hoje, tinha comprado já feito, e o banco emprestava para o valor todo. Aqui não se prende com o IVA, embora eu inicialmente achasse que pudesse ter a ver com isso. A avaliação é que foi feita muito abaixo do que tínhamos em orçamento e muito abaixo dos valores de mercado. Vão emprestar cerca de 60% do valor total da avaliação.
    • pjam
    • 24 agosto 2018

     # 119

    Eles (bancos) salvaguardam-se de situações de risco, por isso agem desta forma, ora uma pessoa quando se mete a construir não tem conhecimento destes "detalhes" que tem bastante impacto no decorrer da obra, a conclusão que tiro é que necessitamos de ter algum capital próprio para deitar mãos á obra, pois se não for assim é dificil comprir com os prazos de conclusão.
    cumps.
  14.  # 120

    Pois é... mas emprestar 60% numa construção nova é um risco muito menor do que emprestar 85% ou até 100% como se vê casos por aí para casas usadas.

    Acho que houve aqui alguma situação "atípica" na própria avaliação.. Mas pronto! Já me sinto mais confiante com esta última avaliação... vamos ver!
 
0.0295 seg. NEW