Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    neste fórum já formam mencionadas muitas vezes as pontes térmicas e as suas possíveis consequências se elas não forem acauteladas.

    A pergunta que aqui lanço é quais os pontos mais críticos em que deva ter especial atenção numa moradia construída com parede dupla e, se possível, que explicassem como fariam para as corrigir visto que haverá várias formas de as solucionar.

    E, sim, o assunto está a ser discutido com quem está a fazer o projecto mas gostava de ter outras opiniões para formas de resolução das pontes, e que, também sirva de guia para futuros DO.

    Do que fui aprendendo temos de considerar:

    - Lintél por cima das janelas e portas;

    - Varandas;

    - Platibandas

    - Soleiras e/ou ombreiras

    - Pilares

    Peço desculpa se algum dos termos não for muito correcto.
  2.  # 2

    Colocado por: pedromlopesDo que fui aprendendo temos de considerar:

    Todos os elementos de betão que fiquem expostos e tenham continuidade para o interior.
    Não existem soluções padrão, cada caso é um caso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  3.  # 3

    o isolamenteo deve ser continuo, sem interrupção por todo o perimetro. (da planta e cortes).. á volta dos pilares e vigas, entre platibandas e casa.. entre varandas e casa... ruturas nas soleiras e peitoris.. etc..

    a ponte térmica é quando existe uma continuidade de um material como o cimento, ou pedra, desde o exterior até ao interior. esse material assim faz ponte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  4.  # 4

    Obrigado pelos comentários mas não só para aumentar os meus conhecimentos como para servir para outros utilizadores, por exemplo, que abordagem teriam num lintel só para seguir a ordem da lista que coloquei acima. (se se colocar um esquema genérico, ajudaria principalmente para mim que às vezes tenho dificuldade em compreender porque alguns termos não compreendo).

    Obrigado.
  5.  # 5

    Para além dos itens da lista que coloquei acima e que me vieram à cabeça existem mais sítios que se deva dar atençao?
  6.  # 6

    cobertura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  7.  # 7

    Colocado por: pedromlopes, por exemplo, que abordagem teriam num lintel só para seguir a ordem da lista que coloquei acima


    é fazer dois linteis.... imagine fazer uma casa dentro de outra casa em que a casa interior não tem nenhum contacto com a casa exterior e que o espaço entre as duas casas está todo preenchido com material isolante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  8.  # 8

    Ou seja, fazia a continuidade da parede dupla incluindo isolamento só que nesta parte seria em Betão?
  9.  # 9

    Antony a cobertura por lei não tem de ter isolamento obrigatoriamente? E sendo assim em que parte da cobertura existiriam pontes térmicas? nas chaminés ou outras interrupções da cobertura?
  10.  # 10

    Antony a cobertura por lei não tem de ter isolamento obrigatoriamente?
    O que o Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE)diz e o que se faz por fezes são duas coisas distintas

    Colocado por: pedromlopesem que parte da cobertura existiriam pontes térmicas?
    nas interrupções do isolamento, chaminés, clarabóias, platibandas, sistemas mal pensados e implementadaos, mao de obra fraca/desleixada.......que tipo de cobertura é? ... https://www.sce.pt/wp-content/uploads/2017/11/10see-02-isol-coberturas-1.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  11.  # 11

    Adicionar "Palas (em cimento/betão)" a lista ?
  12.  # 12

    Colocado por: skyptr "Palas (em cimento/betão)" a l
    sim, mas existem soluções para ultrapassar isso. custam é dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  13.  # 13

    E nas platibandas? Criar descontinuidades? Ou, por exemplo,como irei ter tecto falso este poderá resolver parcialmente o problema?
  14.  # 14

    terá de ser os projectistas a descobri e resolver todos esses assuntos.. cada cso é um caso por isso.. quem faz o projecto sabe melhor que ninguem onde estão os problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  15.  # 15

    Existe algum manual ou site que se possa consultar sobre este tema?
  16.  # 16

    os projectistas em principio devem saber como fazer, mas há bastantes tópicos cá sobre isso
  17.  # 17

    Sim eu vi sei e já vi alguns mas a informação está muito dispersa.

    Eu não gosto de ir ter com algum profissional seja de que área for e simplesmente dizer "sim senhor" ao que ele disser. Prefiro dentro do razoável ir minimamente preparado e conhecedor de várias soluçoes e confrontar a pessoa com elas e que depois ele pela sua experiência argumentar por esta ou aquela decisão
    Concordam com este comentário: skypt
  18.  # 18

    Colocado por: pedromlopesSim eu vi sei e já vi alguns mas a informação está muito dispersa.

    Eu não gosto de ir ter com algum profissional seja de que área for e simplesmente dizer "sim senhor" ao que ele disser.
    Concordam com este comentário:skypt
    nem deve, boa arquitectura resulta de um bom entendimento entre o arqº e o cliente, de uma conversa, e especialmente quando o cliente mostra interesse nos pormenores de qualidade e quer mesmo entender para que o seu produto final seja bom.
  19.  # 19

    Boa noite, para não abrir um novo tópico, tratando-se de uma questão de pontes térmicas aproveito para reactivar este !

    O Arq. que está a idealizar a minha futura moradia propós uma solução entre duas janelas que deixo em anexo.

    Como tratar das pontes térmicas de uma viga em H, como será a sua aplicação em obra para quebrar a ponte térmica ?

    Obrigado
      viga H.jpg
  20.  # 20

    Pergunte ao autor do projecto... Existem muitas formas de resolver... Depende essencialmente de questões estéticas.
    Concordam com este comentário: Barranco
 
0.0253 seg. NEW