Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.

Minha dúvida prende-se com facto de a câmara de Gaia considera os corpos balanceados contam como área de implantação. Exceptuando as varandas. Sei que há camaras que se consideram a área que intersecta o plano do terreno. E como um corpo balanceado não toca no terreno, não conta.

Mas como em Gaia contam surge uma dúvida.

"Área de implantação – é o valor expresso em metros quadrados, do somatório das áreas resultantes da
    projecção no plano horizontal de todos os edifícios (residenciais e não residenciais), incluindo corpos
    balançados, anexos e construções secundárias, mas excluindo varandas, platibandas, beirais e/ou outros
    elementos acessórios ou ornamentais, de impacto volumétrico reduzido;"

Uma varanda deste tipo como está na imagem e tendo conta interpretação que a câmara de Gaia faz sobre corpos balancadas. Esta varanda é considerada corpo balanceado? Tendo em conta que é" fechada" ou seja com parede em cima e dos lados?
      Screenshot_2018-07-26-13-03-14-281_com.google.android.googlequicksearchbox.png
  2.  # 2

No meu entender, não havendo utilização por cima da "moldura", é uma varanda.

Mas poderá ter uma interpretação diferente por parte do técnico da Câmara.
  3.  # 3

A area de implantação é definida pelo perimetro da edifciação que toca o solo... pelo que corpos balançados em consola não contam....
    Também se deve "agarar" á Area de implantçaõ definida no Decreto Regulamentar n.9/2009, já que todos os conceitos urbanisticos dos instrumentos de gestão territorial, mais dia menos dia serão conciliados com os termos do glossário ali constante.
    assim sendo, na minha opinião não tem nada que contar com o volume suspenso da varanda do piso +1.

Outro erro que continuo a ver em diversos projectos de arqutiectura, é que ilustram a area de implantação da edificação, com a planta de cobertura, ou com uma planta de piso. Nada mais errado. Deverá ser efectuada uma mancha que ilustre a Ai, bem como também ilustre a projecção de outros volumes que possam sari da mancha. além de que é também obrigatório a indicação da cota de soleira, ou soleiras. previstas. A planta de implantação deverá ser constituída pela sobreposição da mancha de Ai sobre o lev. topografico do existente, bem como ilustrar algumas condicionantes presentes para o lote. por exemplo: areas non aedificandi, manhas do poligono de area máxima de implantação, zonas de protecção á extrema e/ou quaisquer outros condicionantes que possam existir.

Mas o "arquiteto" marcoveri tem de pedir ajuda ao seu arquitecto...Ainda não entendi porque é que estas questões são colcadas assim, desta forma.
  4.  # 4

Colocado por: marcoveriBoas.

Minha dúvida prende-se com facto de a câmara de Gaia considera os corpos balanceados contam como área de implantação. Exceptuando as varandas. Sei que há camaras que se consideram a área que intersecta o plano do terreno. E como um corpo balanceado não toca no terreno, não conta.

Mas como em Gaia contam surge uma dúvida.

"Área de implantação – é o valor expresso em metros quadrados, do somatório das áreas resultantes da
    projecção no plano horizontal de todos os edifícios (residenciais e não residenciais), incluindo corpos
    balançados, anexos e construções secundárias, mas excluindo varandas, platibandas, beirais e/ou outros

Uma varanda deste tipo como está na imagem e tendo conta interpretação que a câmara de Gaia faz sobre corpos balancadas. Esta varanda é considerada corpo balanceado? Tendo em conta que é" fechada" ou seja com parede em cima e dos lados?
      Screenshot_2018-07-26-13-03-14-281_com.google.android.googlequicksearchbox.png
    sim, tive uma duvida parecida há dias. parece que isto depende de CM para CM

veja o seguinte documento Decreto Regulamentar n.9/2009, desce até ao final e tens uns esquemas sobre implantação..

https://dre.pt/application/conteudo/494182
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasA area de implantação é definida pelo perimetro da edifciação que toca o solo... pelo que corpos balançados em consola não contam....
    Também se deve "agarar" á Area de implantçaõ definida no Decreto Regulamentar n.9/2009, já que todos os conceitos urbanisticos dos instrumentos de gestão territorial, mais dia menos dia serão conciliados com os termos do glossário ali constante.
    assim sendo, na minha opinião não tem nada que contar com o volume suspenso da varanda do piso +1.

Outro erro que continuo a ver em diversos projectos de arqutiectura, é que ilustram a area de implantação da edificação, com a planta de cobertura, ou com uma planta de piso. Nada mais errado. Deverá ser efectuada uma mancha que ilustre a Ai, bem como também ilustre a projecção de outros volumes que possam sari da mancha. além de que é também obrigatório a indicação da cota de soleira, ou soleiras. previstas. A planta de implantação deverá ser constituída pela sobreposição da mancha de Ai sobre o lev. topografico do existente, bem como ilustrar algumas condicionantes presentes para o lote. por exemplo: areas non aedificandi, manhas do poligono de area máxima de implantação, zonas de protecção á extrema e/ou quaisquer outros condicionantes que possam existir.

Mas o "arquiteto" marcoveri tem de pedir ajuda ao seu arquitecto...Ainda não entendi porque é que estas questões são colcadas assim, desta forma.

Coloco aqui porque alguém pode ter passado pela mesma experiência. E eu sei que é como refere. Mas câmara de Gaia não interpreta assim os corpos balanceados. É podia alguém já ter submetido um projeto em Gaia ou em alguma que não aceite corpos balanceados mas aceite este tipo de varanda.
  6.  # 6

Colocado por: antonylemossim, tive uma duvida parecida há dias. parece que isto depende de CM para CM

veja o seguinte documento Decreto Regulamentar n.9/2009, desce até ao final e tens uns esquemas sobre implantação..

https://dre.pt/application/conteudo/494182
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcoveri

Obrigado. Já tinha lido. Mas câmara de Gaia não interpreta assim. Infelizmente.
  7.  # 7

A área de implantação pode ser algo kafkiana, basta imaginar um edifício sobre pilotis com apenas um acesso vertical a chegar ao solo...ou edifícios com varandas que engrossam em volume na união com a parede, etc, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tnjp
    • ik
    • 27 julho 2018

# 8

Colocado por: nunogouveiaA área de implantação pode ser algo kafkiana, basta imaginar um edifício sobre pilotis com apenas um acesso vertical a chegar ao solo...ou edifícios com varandas que engrossam em volume na união com a parede, etc, etc

Não percebi nada:)

Mas se não contam para a implantação, o que me parece lógico porque é um espaco aberto, tal como as palmas de sombreamento

O que dizer se quiserem fazer uma varanda de 2m de profundidade? Deve haver limites, certo?
  8.  # 9

PAra memória futura, em relação á Area de implantação, é ver o "boneco constante do Decreto regulamentar 9/2009.
  9.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasPAra memória futura, em relação á Area de implantação, é ver o "boneco constante do Decreto regulamentar 9/2009.

GAIURB DIZ:

DECRETO Diz (ver imagem anexa)

Regulamento municipal prevalece à lei?
      Screenshot_2018-07-27-11-50-17-705_com.adobe.reader.png
  10.  # 11

Neste caso, sim. o REgulamento municipal prevalece.

Arranje um ARQUITECTO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
    • tnjp
    • 27 julho 2018

# 12

Aproveitando este tópico, pergunto aos profissionais deste fórum: E para área impermeável? As varandas devem contar?
  11.  # 13

Se forem suspensas, não .lloll..
    Só conta a superfície de terreno impermeável. Por isso se designa area impermeável ( passível de não deixar a água infiltrar no solo). ( passeios, lancis, muros, edificos, calçadas, etc...)
  12.  # 14

mas olhe lá uma coisa.. vc que está a fazer o trabalho todo, o seu arqº não é de cá? como funciona isso. eu pra mim vc n tem é arqº nenhum. está a querer fazer tudo sozinho, as suas pesquisas são indicativas de quem está a fazer tudo sozinho. a unica conclusão a que posso chegar é que ou não tem arqº ou se tiver da empresa dos modulos, isso é estrangeiro e eles não conhecem a legislação.

arranje um ARQUITECTO!
  13.  # 15

Colocado por: antonylemosmas olhe lá uma coisa.. vc que está a fazer o trabalho todo, o seu arqº não é de cá? como funciona isso. eu pra mim vc n tem é arqº nenhum. está a querer fazer tudo sozinho, as suas pesquisas são indicativas de quem está a fazer tudo sozinho. a unica conclusão a que posso chegar é que ou não tem arqº ou se tiver da empresa dos modulos, isso é estrangeiro e eles não conhecem a legislação.

arranje um ARQUITECTO!

Tenho arquitecto sim. Contudo como podem ver a cada câmara interpreta de diferente forma. Eu questionei aqui caso alguém tivesse passado pela mesma expriencia apenas. Tanto que sabia o que dia o decreto e sei o que diz a câmara. Reunião na câmara demora três semanas. Até lá... Tentei ver se alguém sabia
  14.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasNeste caso, sim. o REgulamento municipal prevalece.

Arranje um ARQUITECTO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcoveri

Foi o que arquitecto tb me disse. Mas as varandas fica de fora no regulamento. É não há nenhum regulamento que diga algo sobre varandas fechadas como na imagem ou não. Dai a pergunta se alguém tinha passado pela expriencia e sabia se era ou não considerado. Ha aqui arquitectos tbem e pelos vistos nenhum sabe responder.. Daí ter de aguardar pela câmara mesmo.. Contudo obrigado por toda a ajuda e clarificação dentro do que sabem.
  15.  # 17

eu não considero as varandas como implantação por exemplo. e já que vc tem arqº, vc não lhe paga para fazer ele essas pesquisas todas???
  16.  # 18

Colocado por: antonylemoseu não considero as varandas como implantação por exemplo. e já que vc tem arqº, vc não lhe paga para fazer ele essas pesquisas todas???

Como lhe disse aguardo reunião na Gaiurb que demora 3 semanas..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tav2000
  17.  # 19

E um "passeio" à volta da casa, conta como área de implantação?
    Não falo de um alpendre (com teto) mas sim um passeio de 1.5m à volta da casa, somente para a poder circular sem pisar relva.
  18.  # 20

Colocado por: ratodecasaE um "passeio" à volta da casa, conta como área de implantação?
    Não falo de um alpendre (com teto) mas sim um passeio de 1.5m à volta da casa, somente para a poder circular sem pisar relva.
    nao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa

0.0223 seg. NEW