Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou a construir uma casa na zona de Aveiro e preciso de empresa para colocar a cobertura.

    Alguém conhece uma empresa que o possa fazer?

    De acordo com o caderno de encargos, a cobertura deverá ser da seguinte forma:

    8. COBERTURAS
    A cobertura é não transitável com gravilha – de acordo com o projeto térmico. sistema invertido (isolamento térmico pelo exterior)
    • Camada de forma e execução de pendentes para escoamento de águas;
    • impermeabilização em tela de PVC;
    • isolamento térmico de 6 cm de poliestireno extrudido;
    • manta geotextil;
    • e seixo de gravilha rolada em camada suficiente para evitar sobreaquecimento nos produtos sub-postos

    Estimo que terá cerca de 150m2, em forma de quadrado.

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: nipjc• impermeabilização em tela de PVC;
    • isolamento térmico de 6 cm de poliestireno extrudido;

    Entre uma e outra camada deve levar um geotêxtil.

    Colocado por: nipjcAlguém conhece uma empresa que o possa fazer?

    Contacte o user VXMC, fez recentemente um trabalho idêntico.
    Talvez lhe recomende alguem
  3.  # 3

    Obra executada na semana passada, construção em LSF, membrana PVC 1.5mm e posterior aplicação de lajeta térmica. Se quiser podemos falar sobre o seu projecto e eventualmente orçamentar caso seja do seu interesse.
      IMG_20180723_195730.jpg
      IMG_20180723_195736.jpg
    • nipjc
    • 26 julho 2018 editado

     # 4

    Olá, zedasilva,

    Entre uma e outra camada deve levar um geotêxtil.


    Por algum motivo em particular? Não está incluído no projecto mas se melhorar o desempenho do conjunto meto sem problemas.

    Tenho algum receio neste tipo de cobertura, mas é a projetada. Tive recomendações para colocar zinco em vez desta solução, mas tb me disseram que esta cobertura invertida seria igualmente duradoura e que faria melhor em poupar o dinheiro do zinco.

    (Já agora, peço desculpa pelo título da discussão, ficou apenas como "Recomendação" e já não posso corrigir).
    Concordam com este comentário: Apostador
  4.  # 5

    Colocado por: nipjcOlá, zedasilva,



    Por algum motivo em particular? Não está incluído no projecto mas se melhorar o desempenho do conjunto meto sem problemas.
    .


    Para evitar a transferência de polímeros que eventualmente comprometem as características da tela pvc, já por aqui(fórum) se falou sobre isso.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 6

    Sérgio, enviei um email a pedir mais informações. Obrigado
  6.  # 7

    Colocado por: nipjcTive recomendações para colocar zinco em vez desta solução

    Não são soluções comparáveis.
  7.  # 8

    Colocado por: Sérgio KYO

    Para evitar a transferência de polímeros que eventualmente comprometem as características da tela pvc, já por aqui(fórum) se falou sobre isso.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Não concordo com essa justificação. A tela geotêxtil faz lá falta, concordo com isso, mas parece-me ser por outros motivos... nomeadamente para proteger o PVC ao punçoamento, para que qualquer aresta num recobrimento não acabe a "ferir" a tela.
    Concordam com este comentário: spm1987
  8.  # 9

    Colocado por: Skinkxnomeadamente para proteger o PVC ao punçoamento

    Tem que ser um punçonamento muito ligeiro.
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Tem que ser um punçonamento muito ligeiro.


    O simples caminhar provoca esse punçoamento sobre a tela... quando falo em punçoamento não falo em punçoamento estrutural.

    Eu recomendo esta prática em telas PVC ou betuminosas, seja o que for que seja colocado em cima pode perfeitamente ferir a tela se pressionado e o geotêxtil serve - na minha opinião - como protecção a que isso aconteça.

    Essa tese da migração de polímeros para já não me convence. Todos concordamos com a pertinência da tela geotêxtil, mas para já por motivos diferentes.

    Se for necessário, conheço algumas pessoas hiper-credenciadas em química, posso esclarecer isso com eles, para saber se isso é efectivamente um fenómeno que possa comprometer uma tela, mas não consigo fazer isso no momento.
  10.  # 11

    Colocado por: SkinkxSe for necessário, conheço algumas pessoas hiper-credenciadas em química, posso esclarecer isso com eles, para saber se isso é efectivamente um fenómeno que possa comprometer uma tela

    Isso sim era uma mais valia.

    Colocado por: SkinkxTodos concordamos com a pertinência da tela geotêxtil, mas para já por motivos diferentes.

    Filtragem por exemplo. Evitando com isso entupimentos desnecessários.
    Em zonas rurais, onde existe uma grande quantidade de sementes espalhadas pelo vento, minimiza a sua germinação na cobertura.
  11.  # 12

    https://www.sotecnisol.pt/materiais/produtos/solucoes-de-impermeabilizacao-isolamentos-e-drenagens/drenagens/geotexteis/tecgeo-py/danofelt-py/
    É utilizado como camada de separação, de filtragem, de protecção, anti-punçoamento ou camada de drenagem, segundo um campo de aplicação (construção de estradas, túneis ou drenagens).
    Dentro do campo de aplicação da impermeabilização utiliza-se como camada de filtração para evitar a passagem de partículas para o sistema de drenagem, como camada de separação entre elementos do sistema e como camada anti-punçoamento entre o sistema impermeabilizante e a protecção pesada (ladrilho ou gravilha).


    https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/395137861646/DISSERTA%C3%87%C3%83O_IST.pdf
    Camada anti-punçoamento ou anti-perfurante – camada disposta entre o revestimento de
    impermeabilização e uma protecção pesada com a função de minimizar os efeitos sobre aquele das
    acções mecânicas [5].
  12.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Isso sim era uma mais valia.


    Filtragem por exemplo. Evitando com isso entupimentos desnecessários.
    Em zonas rurais, onde existe uma grande quantidade de sementes espalhadas pelo vento, minimiza a sua germinação na cobertura.


    Isso nem está em causa, também concordo.

    A tela geotêxtil faz lá falta por uma série de motivos, aquela da migração de polímeros é que me está a custar "a papar". O resto, separação, anti-punçoamento, filtragem, tudo correcto, nada a dizer.
  13.  # 14

    Colocado por: Skinkx

    Isso nem está em causa, também concordo.

    A tela geotêxtil faz lá falta por uma série de motivos, aquela da migração de polímeros é que me está a custar "a papar". O resto, separação, anti-punçoamento, filtragem, tudo correcto, nada a dizer.
    aceitei essa explicação porque é me exigido que aplique a mesma manta geotextil em coberturas tracionais como camada separadora entre XPS e PVC quando o XPS fica sob o pvc. E aí começa a ficar reduzido o leque de justificações.

    Colocado por: Skinkx

    O simples caminhar provoca esse punçoamento sobre a tela... quando falo em punçoamento não falo em punçoamento estrutural.

    Eu recomendo esta prática em telas PVC ou betuminosas, seja o que for que seja colocado em cima pode perfeitamente ferir a tela se pressionado e o geotêxtil serve - na minha opinião - como protecção a que isso aconteça.

    Essa tese da migração de polímeros para já não me convence. Todos concordamos com a pertinência da tela geotêxtil, mas para já por motivos diferentes.

    Se for necessário, conheço algumas pessoas hiper-credenciadas em química, posso esclarecer isso com eles, para saber se isso é efectivamente um fenómeno que possa comprometer uma tela, mas não consigo fazer isso no momento.

    Isto era perfeito. Não leve isto em tom de provocatório mas ter o parecer de alguém que realmente entenda os processos e não tenha interesse comercial na coisa era fantástico.
  14.  # 15

    Colocado por: Sérgio KYOaceitei essa explicação porque é me exigido que aplique a mesma manta geotextil em coberturas tracionais como camada separadora entre XPS e PVC quando o XPS fica sob o pvc. E aí começa a ficar reduzido o leque de justificações.


    Isto era perfeito. Não leve isto em tom de provocatório mas ter o parecer de alguém que realmente entenda os processos e não tenha interesse comercial na coisa era fantástico.


    A tela promove sempre a separação das camadas, mas realmente nesse caso não parece tão pertinente. No entanto, muitas vezes damos por nós a impor soluções que muitas vezes não conseguimos justificar tecnicamente...

    Vou tentar esclarecer essa situação da "migração de polímeros". A tela efectivamente envelhece e perde qualidades, mas isso não acontece nem deixa de acontecer pela presença do geotêxtil ou do próprio XPS, é um fenómeno que eu diria ser totalmente alheio a esses 2 materiais. Mas se souber alguma coisa, prometo colocar aqui, porque agora também fiquei de pulga atrás da orelha.
  15.  # 16

    Colocado por: Skinkx

    Vou tentar esclarecer essa situação da "migração de polímeros". A tela efectivamente envelhece e perde qualidades, mas isso não acontece nem deixa de acontecer pela presença do geotêxtil ou do próprio XPS, é um fenómeno que eu diria ser totalmente alheio a esses 2 materiais. Mas se souber alguma coisa, prometo colocar aqui, porque agora também fiquei de pulga atrás da orelha.


    Sem dúvida. A questão será se essa migração realmente acelera o processo ou não.
    um bocado como as alterações climatéricas, elas iam acontecer acontecer na mesma, agora há gente que diz que as estamos a acelerar e depois há o Trump lol
  16.  # 17

    As minhas tentativas foram infrutíferas.

    Os químicos que conheço saíram-se com um abundante "sei lá, isso é departamento de materiais".

    :-(
  17.  # 18

    O meu brother é eng de materiais digam lá o que querem a ver se ele sabe
  18.  # 19

    Colocado por: Sergio RodriguesO meu brother é eng de materiais digam lá o que querem a ver se ele sabe


    Migraçao de polímeros em telas sintéticas e/ou betuminosas, já agora. Ou seja, a necessidade de interpor uma tela separadora entre dois polímeros ou um polímero e outro material, para evitar a "migração de polímeros".

    Se é mesmo uma coisa ou se é "mito urbano". A mim parece-me um mito.
  19.  # 20

    Vou lhe mandar uma msg
 
0.0206 seg. NEW