Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      bio
    • 31 julho 2009

     # 1

    Olá a todos,

    Gostava de pedir ajuda sobre alarmes de segurança contra intrusão em moradias!

    Entrei em contacto com uma empresa privada de segurança e eles aconselharam-me a instalação de um alarme com comunicação vi rádio, dizendo que era mais seguro que os que têm ligação por linha telefónica!

    Alguém me pode ajudar neste tópico?

    Obrigado,

    Bio
  1.  # 2

    Ser melhor via rádio ou por linha de telefone, é um tema que vai originar uma longa discussão.
    A facilidade de instalar um que comunique via rádio é porventura mais fácil pois é menos uma ligação fisica a considerar (ligação ao cabinho de telefone).

    A qualidade de um sistema não se mede por esse factor. O alarme deverá ter sim, um métodp de comunicação para o exterior para que não fique apenas uma sirene a tocar para ninguem ...

    Deve-se avaliar quais os mecanismos de segurança que vão ser aplicados (sensores de movimento, sensores de abertura de portas e janelas, etc...), tendo obviamente em consideração as suas caracteristicas.
    Vai ter comando para controlar a activação e desactivação do alarme, vai ter teclado, quantas zonas permite monitorizar, a ligação dos sensores ao sistema central faz-se por wireless/rádio ou por fio?

    Por último e como diz que é uma empresa privada de seguramnça, presimo que lhe estão a vender o serviço mensal de monitorização, correcto? terá de avaliar se pretende ter este custo, ou não, e se os serviço fornecidos or essa empresa estão de acordo com o que pretende.

    Uma nota pessoal, não poupe dinheiro no sistema anti-intrusão. Se o está a colocar é porque considera valioso o que tem dentro de casa, e como tal não se protege coisas valiosas com cadeados da loja dos 300 :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bio, pilav
    •  
      bio
    • 31 julho 2009 editado

     # 3

    Olá
  2.  # 4

    Bom, eu também ando de volta dos alarmes para casa e já tirei algumas conclusões (se estiverem erradas avisem...)

    É preferivel sistemas cablados,os wireless e rádio podem ser "jammed" (que bela palavra) ;)
    Os cablados são alimentados directamente os outros normalmente precisam de pilhas.

    Quanto ao aviso para o proprietário via GSM/SMS/GPRS, é arriscado. Existem aparelhos à venda na net que bloqueiam a comunicação dos telemóveis com grande facilidade. A linha da PT se for enterrada (como actualmente é normal) é mais dificil de cortar (têm de abrir tampas no chão).

    Penso que o ideal serão sensores cablados e a comunicação de emergência ao proprietário ter linha fixa (se enterrada) com backup radio ou GSM/SMS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bio, MVale
  3.  # 5

    faço minhas as duvidas do Bio

    obrigado pilav
  4.  # 6

    eu tb estou nessa fase ... o q é mais seguro ? qual o melhor sistema a montar?
    q tipo de alarmes? portadas, estores electricos, grades, ...
    em termos de alarme estava a pensar montar o sistema da Visonic, o PowerMax Plus + um sistema de CCTV em circuito fechado no ext da casa ...
  5.  # 7

    visonic é bom equipamento - feito em israel - é por exemplo comercializado também pela prosegur, recomendo a powermax plus
    c/ gsm
  6.  # 8

    Portadas e Grades ninguem gosta de instalar não evita um assalto, são instalações dispendiosas e fica um pouco mal " parece uma prisão ".
    •  
      FD
    • 1 fevereiro 2010

     # 9

    Colocado por: Sr. Pereiranão evita um assalto

    Acho eu que nada evita assaltos, dissuadem...
  7.  # 10

    Concordo plenamente dissuadem vejamos assim ... se não tiver nenhum sistema de segurança que "controle o tempo de acção dos larápios" os mesmos em vez de roubar 1 carteira ou um telemóvel , roubam tudo ... ficam bem a vontade para fazer muitas coisas.
  8.  # 11

    Conheço um caso em que numa vivenda não habitada, lembraram-se de por umas placas a dizer que tinha alarme e videovigilância. (claro que não tinham nada disso).

    Sabe-se lá quanto tempo a casa foi "estudada", mas a verdade é que esses amigos do alheio instalaram-se lá (pelo menos) um fim-de-semana a arrancar todos os tubos de cobre do aquecimento central... pouparam 30 eur. por mês para pagarem um arranjo de 15.000...
  9.  # 12

    È verdade já tinha ouvido isso e muito acontece em moradias que estão em fase final de construção e não tem alarme.

    Muitas estão por vender e "eles" vão lá e limpam o cobre!


    Outra conheci um caso duma moradia que foi assaltada e os donos da casa deixaram as portas de dentro da casa todas fechadas a chave.

    Foram de férias e deixaram tudo fechadinho, ora os assaltantes partiram as portas todas ,para poderem circular na casa ,ora os donos da casa em vez de um prejuizo normal de sei lá 1000 eur passaram para um de 5 000 eur ou 10 000 eur .

    Não fechem as portas a chave !!!
  10.  # 13

    - Sou tecnico de alarmes numa empresa de segurança privada, e posso responder á questão colocada com conhecimento de causa...é de facto mais seguro a transmissão por Gsm(via-rádio), contudo, deve ser um complemento á linha telefónica, isto é, a central a ser instalada deve efectuar a comunicação de alarme por comunicador interno, e só no caso de não conseguir, activar o gsm, que no fundo é um telemóvel.A empresa de segurança pode estar a querer inventar, já que de acordo com a legislação (sim, ela existe), as centrais de alarmes devem possuir um comunicador interno. A questão do "jamming" (palavra correcta) é falsa, e num sistema via-rádio a comunicação é encriptada, e qualquer rf jamming (radio frequency jamming) é reportado como alarme, numa central em condições. Filmes a mais. a questão de contactos magnéticos nas portadas e nas janelas é uma boa ideia, já que assim pode armar o sistema e permanecer em casa a dormir, dando assim uma maior segurança ao seu ocupante. A questão de ninguem gosta de instalar isso em grades e portadas, é falsa, na minha empresa aconselhamos, e o facto de parecer uma prisão, não só não é visivel, como aquilo que se pretende é garantir a segurança de pessoas e bens. Se puser um cão em casa, isso parece um canil???
  11.  # 14

    Quanto ao aviso para o proprietário via GSM/SMS/GPRS, é arriscado. Existem aparelhos à venda na net que bloqueiam a comunicação dos telemóveis com grande facilidade.

    A questão do "jamming" (palavra correcta) é falsa, e num sistema via-rádio a comunicação é encriptada, e qualquer rf jamming (radio frequency jamming) é reportado como alarme, numa central em condições.


    Olá,

    Apenas gostaria de dar a minha opinião.
    Em primeiro lugar, qualquer central de alarme wireless em condições, tem algo que se chama supervisão, ou seja, existe uma comunicação constante entre os diversos elementos e a central propriamente dita. Esta detecta qualquer interferência rádio que possa eventualmente acontecer (jamming). Os equipamentos de detecção de alarme funcionam numa frequencia diferente dos transmissores GSM!!

    Esses bloqueadores de sinal de facto existem, mas têm um alcance extremamente curto e teriam de usar vários para "tentar" bloquear virtualmente o sistema por isso uma instalação pensada e cuidada é essencial para assegurar um sistema de alarme eficaz!
    Sempre que possível deve ser usado um sistema redundante (linha telefónica física/GSM) para garantir uma máxima protecção.

    Abraço

    Kykoo
    [Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança]
  12.  # 15

    A questão do "jamming" (palavra correcta) é falsa, e num sistema via-rádio a comunicação é encriptada, e qualquer rf jamming (radio frequency jamming) é reportado como alarme, numa central em condições. Filmes a mais.

    "jamming" (palavra correcta) - é a mesma palavra que eu usei "jammed".
    Aliás o verbo é "jam"
    jam ...interfere (as in radio signals)...
    jamming é o acto de interferir
    jammed aplica-se aos aparelhos que foram interferidos

    O que eu disse foi:
    "Existem aparelhos à venda na net que bloqueiam a comunicação dos telemóveis com grande facilidade"
    Portanto, não é o alarme que é bloqueado (o que é dificil, mas não impossivel), mas sim o sinal de alarme, a chamada de telemóvel. Isto é o alarme dispara, mas não comunica.

    Depois acrescentei.
    "Penso que o ideal serão sensores cablados e a comunicação de emergência ao proprietário ter linha fixa (se enterrada) com backup radio ou GSM/SMS."
    Afirmação com a qual aparentemente todos concordam e ainda bem...
  13.  # 16

    Cumprimentos,

    Alguém conhece a marca "ness"?

    Antecipadamente grato!
  14.  # 17

    Boa tarde,
    Estou querendo instalar um sistema de video vigilângia dentro do patio de uma quinta privada, sendo q as empresas de segurança que ja me deram orçamento não informaram sobre a COMISSÃO NACIONAL DE PROTEÇÃO DE DADOS, a minha duvida e mesmo sendo dentro da minha propriedade precso pedir autorização ao orgao citado para poder esta com a video vigilancia legal??
    •  
      FD
    • 10 maio 2011

     # 18

    Penso que só se as câmaras estiverem a apontar para uma zona pública.
  15.  # 19

    Se não informaram deviam. Dentro da propriedade não há problema desde que esteja salvaguardado o que o FD disse.
 
0.0233 seg. NEW