Iniciar sessão ou registar-se
    • clm
    • 31 julho 2009 editado

     # 1

    Olá a todos,
    Finalmente tenho o prazer de escrever neste fórum. Neste momento estou na fase de estudo prévio da minha casa. Juntamente com o arquitecto e o meu namorado temos estudado a melhor maneira de desenhar algo que vá de encontro às nossas ideias.
    Inicialmente tinhamos a intenção que a casa fosse totalmente térrea, no entanto devido aos afastamentos legais e para não tornar a casa mais comprida, o arquitecto sugeriu que a sala de jogos ficasse num piso superior. Assim, a casa ficou com cerca de 265m2 e mais 30m2 de garagem.
    O projecto da casa tem nos agradado, contudo ainda achamos que os quartos ficam demasiado longe da zona social. E embora não nos desagrade de todo, gostassemos de ter uma abertura para a fachada norte, mas o arquitecto diz que não se justifica e que em termos termicos também é melhor não ter.
    Gostava de saber a vossa opinião e até algumas sugestões.
    Agradeço desde já a vossa disponibilidade.
    • clm
    • 31 julho 2009 editado

     # 2

    Pensei que dava para adicionar mais que uma imagem.
    • clm
    • 31 julho 2009 editado

     # 3

    Agora a planta do primeiro piso só com a sala de jogos.
  1.  # 4

    atenção à lei de acessibilidade, pelo que percebi o arquitecto marca escadas com a indicação que costuma se dar a rampas, aquele degrau entre quartos e area social não pode existir, atenção à disposição do wc completo tem de cumprir a lei de acessibilidades tambem, e mesmo esse corredor"" escada parece estreito tem de ter 1,10 minimo.
    em termos de arquitectura o ponto será o mesmo essa ligação área social quartos não está bem resolvida, nuitas torções/labirinto"", espaço am atrofio"".
  2.  # 5

    tambem não me parece bem o wc de serviço ali encontado no hall"" com porta para o mesmo
      Untitled-16.jpg
    • clm
    • 31 julho 2009

     # 6

    Obrigada Fernando pela sua opinião.
    Em relação ao wc completo isto tinham sido as medidas iniciais e ele ja esta maior. Eu queria que existissem desniveis, mas o arquitecto também retirou para cumprir a lei das acessibilidades. Os corredores têm 1.10m e na parte da entrada dos quartos 1.85m.
    Porque acha que a porta do wc de serviço não deve ter a porta virada para o hall?
  3.  # 7

    Colocado por: clmObrigada Fernando pela sua opinião.
    Em relação ao wc completo isto tinham sido as medidas iniciais e ele ja esta maior. Eu queria que existissem desniveis, mas o arquitecto também retirou para cumprir a lei das acessibilidades. Os corredores têm 1.10m e na parte da entrada dos quartos 1.85m.
    Porque acha que a porta do wc de serviço não deve ter a porta virada para o hall?


    o wc com aquele tamanho acho que dava para cumprir a lei, as peças é que deviam estar dispostas de outra forma para cumprir isso, não acho que o wc de serviço esteja realmente bem assim pode ser melhor trabalhado, não me parece bem a entrada estar tão exposta mas tambem não vejo outra hipotese sem mexer na disposição de espaços da cozinha/sala,
    e como disse a transição área social quartos parece-me apertada"",
    de resto tudo bem
  4.  # 8

    Sem conhecer nada da envolvente, apenas diria para já que aquela zona de transição que o Fernando apontou, está mesmo mal resolvida, e a porta do wc de serviço não me parece mal virada para o corredor e não o hall, acho que está bem assim.
  5.  # 9

    aquele corredor não deixa de estar muito exposto é a única passagem da cozinha/sala para quartos e entrada de casa, nesse aspecto aquela porta do wc ali não está bem, claro que se tivesse virada para o proprio hall seria ainda pior, mas como disse não vejo outra solução rápida sem se mexer em disposições, eu sinceramente nunca deixaria isso em projecto, nem que tivesse de mexer na sala e cozinha e encaixar o wc de serviço noutro sitio.
  6.  # 10

    Fernando

    em relação ao wc discordo um pouco consigo, não me parece que se deva chamar wc de serviço mas sim social, e a sua porta virada para uma zona de passagem sem grande visualização para o seu interior apartir dos espaços adjacentes, parece-me bem.
  7.  # 11

    eu sinceramente acho um erro
    mesmo que estivessem fechados a sala os espaços,
    na planta a sala está aberta para esse corredor só vejo uma projecção de uma viga pelo que percebo.
    • clm
    • 31 julho 2009

     # 12

    Agradeço aos dois os vossos comentários.
    Em relação a essa zona de transição, ja foi maior, mas como eu queria uma despensa/lavandaria um bocadinho maior, o corredor ficou mais apertado.
  8.  # 13

    clm:

    - O que é que significa aquela linha entre a cozinha e sala?
    - O que é aquele espaço abaixo da sala de jogos?

    A mim, a porta da wc social não me choca.
    Concordo com o anteriormente dito sobre transição da zona dos quartos para a restante área.

    Estou um pouco apreensivo quanto ao facto da sala de jogos se situar num 1º andar. Sendo a moradia em betão, e resultando algumas vibrações e ressonâncias deste tipo de actividades, são mais propícios a andar inferiores do que a superiores.
  9.  # 14

    é verdade quanto às aberturas a norte o principio é não abrir, por questões térmicas, neste projecto, penso que a escolha acertada é mesmo não abrir como disse o seu arquitecto, o que está a norte são corredores e garagem e o quarto já tem luz a oeste.
    • clm
    • 31 julho 2009

     # 15

    O. Martins:

    - Penso qua a linha a que se refere é um desnivel no tecto.
    - O espaço abaixo da sala de jogos é um pé direito duplo e a cobertura do resto da casa.

    A sala de jogos em principio vai ser mais uma zona de estar.
  10.  # 16

    Em relação á suite, acho que não se perdia nada em abrir um pequeno oculo (ou janela até ao chão) na zona de closet no canto onde os armarios ligam.
    Assim como no corredor para o norte, pois acho importante ter alguma visualização para fora e ter iluminação natural para poupar na energia electrica quando se estiver a usar o corredor de dia.
  11.  # 17

    é no corredor poderia existir uma abertura ou então de preferencia uma claraboia, para evitar prejuizos"" termicos, se for janela o menor possivel, mas eu ia para claraboia mesmo, até por se tornar mais reservado o corredor assim, mas é a minha opção.
    • clm
    • 31 julho 2009

     # 18

    Tanto no corredor onde tem os armários como no closet vão existir claraboias. No inicio não queriamos colocar aberturas na laje por causa das infiltrações, mas o arquitecto insistiu.
  12.  # 19

    Colocado por: clmTanto no corredor onde tem os armários como no closet vão existir claraboias. No inicio não queriamos colocar aberturas na laje por causa das infiltrações, mas o arquitecto insistiu.


    percebo a sua duvida mas o colega, fez bem na minha opinião, não se preocupe com infiltrações, agora quando estas forem feitas tenham muita atenção à impermeabilização das juntas, estejam presentes tecnico e dono de obra.
  13.  # 20

    No entanto acho um pouco, não levem a mal, leviano numa vivenda desafogada, com alçados com empenas livres, recorrer-se a iluminação zenital podendo simplesmente abrir pequenos "oculos" no alçado. É das tais coisas contraditórias, que encarecem e nem sempre são assim tão essenciais para conseguir um bom projecto.
 
0.0218 seg. NEW