Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Venho aqui expor um caso que se passou comigo recentemente:
    Em Abril de 2018 iniciei remodelação de uma sala que tinha taco (2cm espessura) que estava em mau estado então decidi colocar mosaico 99x16 a imitar tábuas de madeira (38 Euros m2), foi o taco arrancado, nada de anormal foi detectado, foi usado autonivelante da weber com fibras etc, 26 euros o saco. Passado uns dias aparecem umas gotas de água nas juntas do mosaico (rectificado), conforme a foto, apenas em certos locais. actualmente detectei gotas apenas numa junta.
    Alguém que já teve o mesmo problema, possíveis soluções.
      P_20180629_161707_p.jpg
  2.  # 2

    Havia tacos pregados?
  3.  # 3

    Quanto tempo esperou entre a betonilha e a aplicação de cerâmica?
  4.  # 4

    Não havia tacos pregados e entre deitar o autonivelante e a ceramica foi de um dia para o outro.
  5.  # 5

    Colocado por: vitorlima569Não havia tacos pregados e entre deitar o autonivelante e a ceramica foi de um dia para o outro.


    Ou seja garantir humidade reIdual inferior a 2%, é bola?

    Essa humidade estava ( e alguma estará) no suporte.
  6.  # 6

    Colocado por: vitorlima569Não havia tacos pregados e entre deitar o autonivelante e a ceramica foi de um dia para o outro.

    Esta aí uma bela situação para ir acompanhando.
    Vai ter problema, mas agora não há nada a fazer.
  7.  # 7

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Ou seja garantir humidade reIdual inferior a 2%, é bola?

    Essa humidade estava ( e alguma estará) no suporte.


    O cimento cola usado para assentar os mosaicos também terá inevitavelmente mais do que 2% de humidade, e não é por aí que os cerâmicos dão raia...

    Se me falar de madeiras, a música é outra bem distinta!
  8.  # 8

    Colocado por: ClioII

    O cimento cola usado para assentar os mosaicos também terá inevitavelmente mais do que 2% de humidade, e não é por aí que os cerâmicos dão raia...

    Se me falar de madeiras, a música é outra bem distinta!


    Deve estar a brincar não? Quantos litros leva 1 m2 de cimento cola?

    Veja as fichas técnicas das fábricas de cerâmica e dos cimentos cola.
  9.  # 9

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Deve estar a brincar não? Quantos litros leva 1 m2 de cimento cola?

    Veja as fichas técnicas das fábricas de cerâmica e dos cimentos cola.


    Acalme-se, Paulo! Não estou a brincar, mas estou disposto a aprender. :)

    Segundo percebo foi colocado o autonivelante em cima de um chão que não estaria de si mau: afinal já tinha tido tacos. O auto-nivelante terá sido, portanto, uma lâmina fina.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  10.  # 10

    Caso seja humidade do autonivelante ou do cimento cola com o tempo passará ou nao? Possiveis soluções.
  11.  # 11

    Colocado por: ClioII

    Acalme-se, Paulo! Não estou a brincar, mas estou disposto a aprender. :)

    Segundo percebo foi colocado o autonivelante em cima de um chão que não estaria de si mau: afinal já tinha tido tacos. O auto-nivelante terá sido, portanto, uma lâmina fina.


    Sim, mas como auto-nivelante com muita água.

    Um pequeno aparte:

    Uma das novas patologias na cerâmica tem a ver precisamente com a dimensão das peças e a dimensão das juntas.

    As colas necessitam de ar para curarem, não havendo ar, faz com que as colas não curem e fica a cerâmica oca (e depois a partir).
  12.  # 12

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Sim, mas como auto-nivelante com muita água.

    Um pequeno aparte:

    Uma das novas patologias na cerâmica tem a ver precisamente com a dimensão das peças e a dimensão das juntas.

    As colas necessitam de ar para curarem, não havendo ar, faz com que as colas não curem e fica a cerâmica oca (e depois a partir).


    Hum, sim, o auto-nivelante para funcionar como tal tem de ser muito fluído, daí ter uma concentração grande de água.
    A cola do cerâmico é pastosa, terá uma concentração de água bem inferior.

    O que está a dizer das peças de cerâmica grandes é que tem poucas juntas e, como tal, pouco "respiro" para a cola? Bem visto. Então e aquela cerâmica rectificada aplicada "sem juntas", como se cola tal coisa?
  13.  # 13

    o mosaico é rectificado. Penso que terá sido pouco tempo de secagem pois o weber flor plan deve secar de 12 a 48 horas e foi aplicado em abril 2018, muitas chuvas, daí precisar de mais tempo, certo? Se me recordo bem, penso que não passaram 24 horas desde o autonivelante e a aplicação do mosaico.
  14.  # 14

    Algum comentário... Obrigado
  15.  # 15

    Colocado por: ClioII

    Hum, sim, o auto-nivelante para funcionar como tal tem de ser muito fluído, daí ter uma concentração grande de água.
    A cola do cerâmico é pastosa, terá uma concentração de água bem inferior.

    O que está a dizer das peças de cerâmica grandes é que tem poucas juntas e, como tal, pouco "respiro" para a cola? Bem visto. Então e aquela cerâmica rectificada aplicada "sem juntas", como se cola tal coisa?


    Peço desculpa pois não tinha visto este coment

    A melhor forma é aplicar e colar sobre “ar”.
  16.  # 16

    Colocado por: vitorlima569Algum comentário... Obrigado


    Não sabendo se o problema é infiltração e consequentemente a evaporação dos sais, ou a humidade em excesso no suporte, o recomendável será a limpeza através de um produto adequado (veja o site da Fila) e depois ver se voltam a aparecer esses sintomas.
  17.  # 17

    Desde já obrigado, seria : SALVATERRAZZA, PROTECTOR CONSOLIDANTE ANTI-INFILTRAÇÕES da FILA ?
  18.  # 18

    Colocado por: vitorlima569Desde já obrigado, seria : SALVATERRAZZA, PROTECTOR CONSOLIDANTE ANTI-INFILTRAÇÕES da FILA ?


    Vou tentar ligar ao colega e depois coloco aqui.
  19.  # 19

    Obg.
  20.  # 20

    Boa noite. Hoje verifiquei o seguinte constante na foto anexa.
      P_20180812_205616_p.jpg
 
0.0224 seg. NEW