Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Há uns dias atrás esta zona ficou sem electricidade.
    Foi e voltou... foi e voltou.

    A partir desse dia, fiquei sem energia nas tomadas da sala.
    Sempre que ligo o dijuntor das tomadas no quadro, ele vai a baixo.
    Se ligar o quadro com todos os dijuntores desligados, e ligar um a um, quando chego aquele, o quadro dispara.

    O que já fiz, desliguei tudo das tomadas. Continuou igual.
    Troquei o dijuntor. Continuou igual.
    Retirei todas as tomadas, e ficaram os fios a mostra. Continuou igual.

    O que poderá ser?
    • size
    • 28 julho 2018

     # 2

    Que dispositivo é que dispara ? Diferencial ?

    Coloque foro do quadro
  2.  # 3

    O que não consigo ligar é o que está para baixo
      C742839A-3147-42E9-90BA-B0B18FC15C04.jpeg
  3.  # 4

    Assim que ligo, desliga o de baixo
    • size
    • 28 julho 2018 editado

     # 5

    Então será o diferencial que estará disparar. Deverá existir uma fuga de corrente na instalação das tomadas da sala ou no próprio quadro.
    Já que desmontou as tomadas da parede, desligue os fios delas e faça o teste .
    Mas talvez seja uma situação para um electricista apurar.
  4.  # 6

    Sim, desliguei todos os fios das tomadas.
    Mas continua a disparar.

    A minha última hipótese é ser na caixa de derivação.
  5.  # 7

    Colocado por: cabochena caixa de derivação


    É provável. Desligue na caixa de derivação e experimente.

    Cumprimentos.
  6.  # 8

    Colocado por: cabochecaixa de derivação


    Muito provavelmente será na caixa de derivação.

    De não for terá de desligar tudo na caixa de derivação e ir ligando circuito a circuito para experimentar
  7.  # 9

    Os disjuntores são bipolares?

    Tem caixas de derivação pras tomadas de certeza? No máximo deverão estar 8 em cada circuito, tente identificar a primeira veja se não vão directo daí para o quadro. Tem multímetro?

    Se dispara o diferencial procure se o fio Terra não está encostado a algum dos outros
  8.  # 10

    Multimetro não tenho.
    Vou verificar isso da terra.

    Obrigado
  9.  # 11

    Bom, veio cá o electricista.
    Aparentemente é a terra encostada à fase. Tal como i faíscas tinha dito.

    Isto é uma casa antiga, com o quadro principal na casa do poço, e o quadro que coloquei a imagem, cá dentro de casa.

    Ficou de voltar amanhã, para trazer um cabo grande e ligar a tomada principal directamente ao quadro, para ver se é do fio.

    Parece-me que nem ele entende bem o problema.

    Também achou estranho ter sido quando faltou luz.
    É que na quinta passada, faltou a luz, voltou. Faltou e voltou. Faltou e a partir daqui o quadro não ligou mais. Ficou com este problema.
  10.  # 12

    Tem a certeza que não foi "faltou a luz, voltou. Faltou e voltou. Faltou e voltou" ou ainda está com falta de energia?
  11.  # 13

    :)
    Sim... voltou.
    Como é casa de fim de semana, e recebo pelo alarme as mensagens, disse que não voltou. Porque não recebi a mensagem final que tinha voltado. Só quando vim é que ao ligar o quadro estava com este problema.
    Mas efectivamente a energia voltou.
  12.  # 14

    É levantar os fios do disjuntor e ver com o multímetro se há continuidade entre estes com a terra. Caso exista e começar a tirar as tomadas desse circuito da parede e caixas por onde passe a ver se encontra onde se tocam, dá para ver por troços, ex : do disjuntor pra primeira tomada, e depois de tomada em tomada. Na pior das hipóteses compra fio 2,5mm2 novos, e usa os velhos como guia.

    De certeza que o disjuntor está bom?
  13.  # 15

    Quero acreditar que sim, por eu como pensei logo que era do dijuntor, e não é uma coisa cara, troquei.
    Mas ficou na mesma.
    Espero que ele venha hoje, para me dar a resposta.
    As tomadas já tinha desligado todas.
    Neste momento está identificada a primeira tomada, que leva os fios para o quadro.
    A dificuldade é que como é uma casa velha, e os fios estão muito apertados na calha... ele ontem já me estava a falar que mais valia meter por fora. Porque ao mexer no fio, puxando, ele não mexia na outra ponta. E ele estava com medo que tivesse uma caixa escondida no teto. Claro que para mim não é solução
  14.  # 16

    Bom...
    Veio cá hoje, mas eu não estava.
    Diz que ligou um cabo directo do quadro aquela primeira tomada, e funcionou. Que é sinal que os cabos se tocam algures, mas que não entende muito bem.
    A solução apresentada foi de fazer um furo de um quarto para a tomada da sala e distribuir apartir dai. No quarto teria de ficar com uma calha.
    Isto porque ele diz que puxando o cabo com força no quadro, ele não mexe do outro lado, por isso ou tem uma caixa a meio algures no sótão ou é muito apertado para passar cabos.
    Vem amanhã falar comigo.
    Como é óbvio não gosto da solução apresentada.

    Pergunto se algum electricista trabalha na zona do Cartaxo?

    Obrigado
 
0.0169 seg. NEW