Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde

    o caso Robles despertou-me a atenção para um pormenor.

    fiz obras de renovação num imóvel

    pintura ,canos ,cozinha,casa de banho , substitui janelas de madeira por aluminio ,chão etc.

    não fiz alteracões estruturais,não mexi na fachada , não acrescentei divisões etc.

    a pergunta é:teria que comunicar às finanças estas obras?

    grato
  2.  # 2

    Depende se exercer algum cargo de relevo ou for filiado nalgum partido politico deve :):):):):)
  3.  # 3

    Colocado por: larkheDepende se exercer algum cargo de relevo ou for filiado nalgum partido politico deve :):):):):)


    lol

    não tenho nenhum cargo nem sou filiado,creio que as obras têm que ser comunicadas só quando são estruturais,mas não tenho a certeza

    grato
  4.  # 4

    Colocado por: nelos

    lol

    não tenho nenhum cargo nem sou filiado,creio que as obras têm que ser comunicadas só quando são estruturais,mas não tenho a certeza

    grato


    Os contribuintes têm 60 dias para comunicar ao Fisco as mudanças que valorizem o imóvel e agravem o valor a pagar de IMI....


    seja la isso o que for.....
  5.  # 5

    Colocado por: nelosfiz obras de renovação num imóvel

    pintura ,canos ,cozinha,casa de banho , substitui janelas de madeira por aluminio ,chão etc.

    não fiz alteracões estruturais,não mexi na fachada , não acrescentei divisões etc.

    a pergunta é:teria que comunicar às finanças estas obras?

    grato
    Não pode criticar o Robles. O sr.´não é politico mas não é diferente dele.
  6.  # 6

    Colocado por: loverscoutOs contribuintes têm 60 dias para comunicar ao Fisco as mudanças que valorizem o imóvel e agravem o valor a pagar de IMI....


    seja la isso o que for.....


    pois,é um pouco ambiguo,valorizar,valorizou,sem duvida.
  7.  # 7

    Colocado por: AmorinNão pode criticar o Robles. O sr.´não é politico mas não é diferente dele.


    desculpe,não percebi
    • RCF
    • 30 julho 2018

     # 8

    Colocado por: nelosnão fiz alteracões estruturais,não mexi na fachada , não acrescentei divisões etc.

    a pergunta é:teria que comunicar às finanças estas obras?

    Não, não tem de comunicar às Finanças.

    Já agora, a situação do Robles é diferente, desde logo porque terá acrescentado um piso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelos
  8.  # 9

    Colocado por: RCFJá agora, a situação do Robles é diferente, desde logo porque terá acrescentado um piso.


    eu sei que é diferente.

    no entanto no modelo 1 do imi diz isto
      Capturar5.PNG
    • RCF
    • 30 julho 2018

     # 10

    Colocado por: nelospintura ,canos ,cozinha,casa de banho , substitui janelas de madeira por aluminio ,chão etc.

    à exceção da substituição das janelas de madeira por alumínio, tudo o resto é apenas manutenção. A substituição destas janelas é que lhe poderão levantar problemas, se bem que, se o prédio não estiver em zona histórica e se as janelas mantêm a mesma configuração, também não existirá problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelos
  9.  # 11

    encontrei isto,isto não quer dizer que os melhoramentos terão que ser comunicados?

    Artigo 13.º


    Inscrição nas matrizes

    1 - A inscrição de prédios na matriz e a actualização desta são efectuadas com base em declaração apresentada pelo sujeito passivo, no prazo de 60 dias contados a partir da ocorrência de qualquer dos seguintes factos

    d) Concluírem-se obras de edificação, de melhoramento ou outras alterações que possam determinar variação do valor patrimonial tributário do prédio;
  10.  # 12

    Colocado por: RCFe o prédio não estiver em zona histórica e se as janelas mantêm a mesma configuração, também não existirá problema.


    não está e as janelas foi tirar as de madeira e meter as de aluminio,mais nada
  11.  # 13

    Se as obras forem apenas no interior não tens de declarar ou informar ninguém. Se alguém perguntar dizes que já compraste assim.

    No caso do robles aquilo não foi apenas umas obras de remodelação , foi uma alteração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelos
  12.  # 14

    Colocado por: WardrunaSe as obras forem apenas no interior não tens de declarar ou informar ninguém. Se alguém perguntar dizes que já compraste assim.


    isso pode não ser bem assim...é que no irs do ano passado estão lá declarados mais de 5000 € de obras/despesas com o imovel...eles não são parvos
  13.  # 15

    Colocado por: nelos

    isso pode não ser bem assim...é que no irs do ano passado estão lá declarados mais de 5000 € de obras/despesas com o imovel...eles não são parvos


    E diz lá quais as obras?
  14.  # 16

    Colocado por: WardrunaE diz lá quais as obras?


    na fatura do empreiteiro diz
  15.  # 17

    Colocado por: nelos

    na fatura do empreiteiro diz


    Assim já é mais dificil. O melhor é dizer que as obras foi para reparação de coisas que se partiram após a compra do imóvel :)
    De qualquer das maneiras comunicar obras interiores ás finanças é coisa que ninguém faz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelos
    • RCF
    • 30 julho 2018

     # 18

    Colocado por: nelosnão está e as janelas foi tirar as de madeira e meter as de aluminio,mais nada

    sobre isto, não tenho certezas (aguarde que aparece alguém, talvez, arquiteto, que melhor esclareça), mas, tratando-se da fachada do edifício, talvez as janelas devam manter a mesma configuração, isto é, não se pode alterar a cor, a dimensão das quadrículas, se existirem, a não ser com licenciamento.
    O resto, mesmo declarando as despesas com obras, creio não passarem de manutenção. Mal seria, se tivéssemos de declarar às Finanças cada vez que pintamos a casa ou compramos um autoclismo novo ou trocamos duas telhas partidas...
  16.  # 19

    Colocado por: WardrunaDe qualquer das maneiras comunicar obras interiores ás finanças é coisa que ninguém faz.


    pois,eu sei...o problema é se "eles" topam lá os 5000€ de despesas e se depois levo com o martelo porque devia ter comunicado as obras.

    por isso é que eu gostava de saber inequivocamente se as melhorias só de interiores e sem mexer em traves mestras e etc estão obrigadas de comunicação

    grato
    • RCF
    • 30 julho 2018

     # 20

    Colocado por: nelospor isso é que eu gostava de saber inequivocamente se as melhorias só de interiores e sem mexer em traves mestras e etc estão obrigadas de comunicação

    Creio que pode pedir esclarecimentos, por email, às Finanças. No portal das Finanças tem o e-balcão, onde pode colocar essa questão.
 
0.0247 seg. NEW