Iniciar sessão ou registar-se
    • csar
    • 31 julho 2018

# 1

Boa tarde.

Fiz recentemente uma remodelação na minha sala e apliquei pladur nas paredes.
    Agora queria colocar os varões para os cortinados, mas estou reticente em furar o pladur. Pensei em alternativas como fazer a fixação dos varões na madeira que faz o caixilho da janela.
    Já tentei colocar um varão que faz pressão nas laterais (semelhante ao que se usa nas banheiras), mas apesar da pressão ser grande, as crianças puxam os cortinados e eles acabam por cair.

Além disso pretendia também colocar um cortinado ou blackout na cozinha, mas não sei qual será a melhor opção. A janela fica virada para a rua e queria algo que impedisse as pessoas de verem cá para dentro, mas permitisse ver para fora e deixasse entrar claridade.

Será que me podem dar algumas sugestões?
    Obrigado
  1.  # 2

Colocado por: csarAgora queria colocar os varões para os cortinados, mas estou reticente em furar o pladur

Posso estar enganado mas do que me têm dito o pladur aguenta muito mais que isso. Um puxão ocasional não fará mossa, mas convém é que as crianças não se pendurem dos cortinados, é claro!
    Dependendo do tipo de cortinados, poderá haver possibilidade de meter os apoios no tecto.

Colocado por: csarA janela fica virada para a rua e queria algo que impedisse as pessoas de verem cá para dentro, mas permitisse ver para fora e deixasse entrar claridade.

Para ter esse resultado, assim de repente, não vejo alternativa melhor a meter película para espelhar os vidros (ou na versão mais cara trocar as janelas para umas com vidros espelhados). Um vizinho meu fez isso e resulta muito bem. Tudo o resto fará com que perca luz/visibilidade. Se as janelas forem batidas pelo sol e aquecerem muito a casa ganha também aí, que o sol passa a ser refletido para o exterior.
    A desvantagem será que no inverno perde capacidade de aquecer a casa com o sol, se isso for importante nesse caso em concreto.

Não se esqueça que de noite se vê sempre melhor de fora para dentro do que de dentro para fora, mesmo com a película, por isso eu combinaria a película com uns cortinados bem grossos/blackouts/estores para estarem corridos de noite, que é quando também não lhe interessa ter luz ou visibilidade para o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: csar
  2.  # 3

Colocado por: mhpintoDependendo do tipo de cortinados, poderá haver possibilidade de meter os apoios no tecto

Descobri esta imagem, que mostra uma forma de conjugar suportes de parede com suportes de tecto (imagem da direita):

http://3.bp.blogspot.com/-d7ZsBbMtb2A/T1_HVYWNbHI/AAAAAAAAAiY/5KLQAL8vN9A/s1600/cortina+prega+femea+instalada.jpg

A maior força será suportada pelos suportes de tecto.
    • csar
    • 31 julho 2018

# 4

A minha reticência em furar o pladur não é devido ao peso dos cortinados ou a eventualmente os miúdos se pendurarem neles (esse é o problema para soluções como a que falei onde se usa o varão de pressão colocado na moldura de madeira da janela, sem qualquer fixação com parafusos, apenas por pressão), mas sim a correr o risco de não os fazer corretamente e estar a danificar o pladur.
    Talvez seja por estarmos habituados a paredes de tijolo, onde se faz um buraco e quando não é necessário se tapa com alguma facilidade.

Relativamente à janela da cozinha, a película não seria adequada por causa da necessidade/interesse em que o sol entre em casa, principalmente no inverno.
    Já ouvi falar de uns "estores" tipo blackout que permitem ver para fora e não para de dentro, além de deixarem entrar alguma claridade, mas não sei se existem vários materiais ou tipos...
  3.  # 5

Colocado por: csarmas sim a correr o risco de não os fazer corretamente e estar a danificar o pladur.
    Talvez seja por estarmos habituados a paredes de tijolo, onde se faz um buraco e quando não é necessário se tapa com alguma facilidade.

Mais uma vez é só de ouvir falar, mas a ideia que tenho é que não terá problema algum se usar buchas próprias para pladur.
  4.  # 6

Colocado por: csarJá ouvi falar de uns "estores" tipo blackout que permitem ver para fora e não para de dentro, além de deixarem entrar alguma claridade, mas não sei se existem vários materiais ou tipos...

Ia resistir a acreditar que isso existe até que me lembrei daquilo que agora usam para pintar publicidade nos autocarros (não se vê nada para dentro mas vê-se bastante para fora).
    Procurando por estores e cortinas em tecido microperfurado aparece alguma coisa.
  5.  # 7

Ou buchas próprias para pladur ou tente prender nos perfis de assentamento do pladur.

0.0102 seg. NEW