Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Possuo uma moradia com aquecimento central a gás natural.
    O aquecimento é feito por caldeira Sauniver Duval Thematek sf24e, e radiadores dos mais comuns, julgo de alumínio.
    A moradia está revestida a capoto.
    No inverno apenas ligo o aquecimento para o quarto das 22h às 02h (programado), de vez em quando na sala e também cozinha.

    A factura de gás anda à volta de 60€ mês.
    Onde gasto mais é no quarto pois o calor perde-se bastante pelo tecto (laje do sótão). Tenho o termostato no quarto programado para 19°, e mesmo com a caldeira no máximo raramente lá chega, ficando sempre a volta dos 18°. Assim a caldeira está sempre a ligar, enquanto que na sala, ao fim de 20 minutos tenho 21° e a caldeira só liga passado uma hora, mais ou menos.
    Quero colocar tecto falso com lã de rocha, mas de momento não é possível pois tenho um bebé de 2 meses e não posso andar com obras.

    Já vi aqui falar de ventiloconvectores, gostaria de saber se é possível colocar com o sistema que tenho actualmente, metendo a caldeira a trabalhar com temperatura mais baixa.
    A ideia dos ventiloconvectores veio por ter lido que proporcionam um maior sentido de conforto, que é o que procuro nesse quarto.

    Idealmente seria baixar também a factura, pois os tais 60€ são quase apenas para aquecer um quarto durante a noite.
    Caso não haja hipótese de colocar ventiloconvectores, alguém pode informar se mudar de caldeira para uma mais eficiente fará muita diferença?
    Quais caldeiras aconselham, em termos qualidade/eficiência/preço?

    Outra questão que tenho é acerca de válvulas termostáticas, sendo que as mesmas abrem e fecham de acordo com a temperatura pedida e a da divisão, como se porta a caldeira quando as válvulas fecham por completo?
    O circuito fecha e a bomba fica a trabalhar em esforço?

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Colocado por: Alecto28Caso não haja hipótese de colocar ventiloconvectores, alguém pode informar se mudar de caldeira para uma mais eficiente fará muita diferença?
    esqueça os vantilo-convectores pois não fazem o que pretende,

    comece antes por colocar as cabeças termostacticas.
  3.  # 3

    Obrigado jorgealves pela resposta.

    Na sala já tem válvula termostática, no quarto não coloquei porque uso o termostato sem fios.
    Em relação às válvulas termostáticas, por exemplo, tendo eu os radiadores de todas as divisões fechados, menos na sala, caso a válvula da sala feche a caldeira não fica em esforço? Ou o sistema já prevê esta situação?

    Em relação a trocar de caldeira, visto que está já tem uns anos e não deverá ser muito eficiente, há alguma recomendação em termos de qualidade/preço?

    Mais uma vez, obrigado.
  4.  # 4

    Colocado por: Alecto28Em relação às válvulas termostáticas, por exemplo, tendo eu os radiadores de todas as divisões fechados, menos na sala, caso a válvula da sala feche a caldeira não fica em esforço? Ou o sistema já prevê esta situação?
    se tem um termostacto sem fios essa questão não se coloca, mesmo que não tivesse os sistemas suportam isso.

    Colocado por: Alecto28Em relação a trocar de caldeira, visto que está já tem uns anos e não deverá ser muito eficiente, há alguma recomendação em termos de qualidade/preço?
    uma qualquer de condensação actual, por exemplo mas não só esta:
    https://www.daikin.pt/pt_pt/product-group/gas-condensing_boilers/daikin-gas-condensing-boiler.html
 
0.0066 seg. NEW