Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho um terreno em vista para a construção de uma moradia, porém gostaria de ter a certeza da viabilidade do mesmo.
    No PDM reparo que grande parte ou mesmo a totalidade do terreno está numa zona caracterizada como "Solos Urbanos: áreas consolidadas com dominância de habitação unifamiliar - TIPO 2". Isto dá-me alguma certeza que a construção será viável, mas não posso avançar com a compra do terreno sem ter o parecer camarário.
    Reparo que posso apresentar um PIP para formalizar a questão, mas pelo que tenho visto no forum isso já tem custos associados (técnicos+Definição das áreas+levantamento topográfico...).
    Tendo como intenção só avaliar a viabilidade do terreno, têm alguma sugestão de como proceder?
  2.  # 2

    Pode pedir um direito à informação. onde a câmara elencará o devido enquadramento para o terreno. Não precisa de técnico , é ir à câmara e fazer o pedido.

    Senão
    tem de contactar um gabinete de arqutiectura para lhe instruir um Pip ( Pedido de informação Právia).
    Terá de desembolsar o valor para elaboração de Estudo prévio de arquitectura e o devido levantamento topografico.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Pedro
  3.  # 3

    A melhor forma será tentar agendar uma reunião com o técnico responsável da Câmara, e discutir com ele para perceber eventuais limitações (áreas de implantaço, cérceas, etc). Apesar de a resposta não ser vinculativa, ficará com uma boa ideia do que pode fazer e avançar para a compra de forma mais descansada.

    O que pode fazer é avançar para um contrato de promessa de compra e venda, após a reunião com o técnico da câmara, solicitar um prazo de 2 ou 3 meses para a escritura e nesse período de tempo submeter um PIP na câmara. Assim quando fizer a escritura terá um PIP aprovado que lhe dará outras garantias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Pedro
  4.  # 4

    CERTEZAS... só com o PiP.
    Concordam com este comentário: fredcunha
  5.  # 5

    Olá Pedro Barradas

    Obrigado pela sugestão.
    Tenho visto em comentários que esse Direiro à Informação consta no RJUE - não sei se de todas as Câmaras -, mas no site da CM Vila Real não consta informação de como o pedir. Recentemente desloquei-me à CM para solicitar informações sobre a viabilidade e a resposta foi que deveria encaminhar para um técnico.
    Normalmente como se processa noutras CMs para solicitar Direiro à Informação?
  6.  # 6

    vai a secção de urbanismo com a planta de localização e preenche o requerimento para o direito à informação
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Pedro
  7.  # 7

    Colocado por: riscosvai a secção de urbanismo com a planta de localização e preenche o requerimento para o direito à informação

    é isto .. igual em todas as Câmaras. pois o RJUE é de ambito nacional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Pedro
  8.  # 8

    boas,
    ja resolveu o seu problema?
    sou daqui de vila real
  9.  # 9

    temos empresa de construçao cá
  10.  # 10

    boa noite,
    ja tratou de alguma coisa?
 
0.0141 seg. NEW