Bom dia, criei este topico no sentido de solicitar a vossa ajuda acerca da compra de um forno a lenha. Resido na zona da Moita, e procuro um forno a lenha de canto, de cerca de 1m.
Desde ja, explico tambem que a minha moradia nao tem nenhum acesso desde a rua para o quintal, pelo que a colocação do forno teria que ser atraves de um camiao grua, e a distancia do quintal à estrada são, segundo o googlemaps, cerca de 20m.
Acontece que visitei algumas casas de materiais de construção que vendem estes fornos a lenha, a um bom preço, no entanto nenhuma delas tem forma de colocar o forno a lenha no local, porque as gruas que dispõem são pequenas, e aqui reside a primeira duvida:
- Valerá a fazer um contrato de aluguer de um camiao grua, com um braço que atinja os 20m por uma ou duas horas, por exemplo na transgrua?? Alguém tem ideia, ou passou por algo similar?
A segunda questão, prende-se pelas empresas que vendem estes fornos a lenha e churrasqueiras, alguém tem bom feedback ou sugestão de um bom local de venda? O unico que fui, foi na Quinta do Conde, o sr.Manuel aniceto que tem este material, e é revendedor da empresa Arte e Fogo (sediada na Amora-Seixal). No entanto aqui na zona nao conheço mais ninguem, excluindo desde logo os Aki's, Leroy Merlin's e afins que vendem estas peças a um preço mais elevado.
Contactei a empresa também Arte E Fogo, que me indicou que outra solução passaria pela colocação de um forno de barro (que é mais leve) e depois a compra dos acessorios necessarios, portas, frentes, etc. Alguem já adquiriu destes fornos de barro? Garantem um bom funcionamento como os normais fornos de lenha, ja feitos, em tijolo refractário?
A ultima solução passaria, por pagar a alguem que me fizesse por medida um forno, com o tijolo refractário, mas nesse campo, tambem nao conheço ninguem que o faça, nem empresa aqui na zona especializada.