Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

  2.  # 2

    eu ainda tenho a minha NORICA... dos tempos de juventude... Cal 5.5
  3.  # 3

    Tenho bastantes problemas com gaivotas todos os anos fazem ninho no telhado do predio, como o meu é o ultimo cagam.me as varandas todas, ja acordei com uma a bater a janela lol..
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradaseu ainda tenho a minha NORICA... dos tempos de juventude... Cal 5.5
    atenção.. que isso é ilegal. se alguém vir e fizer queixa está ****.. deve ser com a CM.

    Colocado por: PalhavaQuem deve tratar das pragas urbanas e rurais?
    quais são as pragas rurais? cães e gatos? normalmente no rural são os particulares.. mas mais uma vez é ilegal. se for visto tb está ****. neste caso depende da praga.. sendo zonas rurais e florestais será com a ICNF
  5.  # 5

    Se há ave que não suporte são as gaivotas, bichinho asqueroso se pudesse exterminava o bicho.
    Concordam com este comentário: zed
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosatenção.. que isso é ilegal

    Quem te disse que não tenho a licença de poss e porte de arma....
    De qq maneira temos de nos preparar para o futuro cataclismo ;)
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasQuem te disse que não tenho a licença de poss e porte de arma....
    Bota chumbo na espécie.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasQuem te disse que não tenho a licença de poss e porte de arma....
    irrelevante, se tem LUPA sabe perfeitamente (pois faz parte da formação) que não se pode caçar com armas de chumbo/pressão de ar..

    portanto há que ver o tipo de conselho que se dá senão alguem vai fazer a pensar que é totalmente legitimo e mama com uma bela multa e uma possível apresentação diante de um Juiz. Pois enquadra-se em crimes de caça com meios proibidos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zed
  9.  # 9

    Eu não caço tony.. ando de bike ;)... e a resposta foi em tom de brincadeira. O melhor neste caso, é dar uso ao trigo roxo ;)
  10.  # 10

    existem umas grelhas para os pombos e gaivotas, .. pessoalmente aos pombos ao os deixo criar muito pois aproveito e faços umas petiscadas com os borrachinhos na altura certa...
  11.  # 11

    Na cidade é melhor não aquilo tem mais pragas que as ratazanas, é preciso ter cuidado.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 12

    Ainda agora vi vespas asiáticas mortas no chão...

    Outra grande praga.Muito perigosa a vários níveis.



    https://ionline.sapo.pt/620735
  13.  # 13

    Colocado por: Palhavainda agora vi vespas asiáticas mortas no chão...
    o que as matou?
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemoso que as matou?

    Não sei... talvez o calor.
  15.  # 15

    possivelmente, morrem aos 40ºC
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

    boas, ao abrir com a caixa dos estoros deparei-me com isto... sera um ninho de vespas ?

    obrigado
      51648898_249557182620461_1545939363269967872_n[1].jpg
  17.  # 17

    sim...
  18.  # 18

    Mas nada tem a ver com ninhos de vespa que vi online, por ex neste folheto

    http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/resource/docs/exot/vespa/anexo-III.pdf
  19.  # 19

    Colocado por: civismoboas, ao abrir com a caixa dos estoros deparei-me com isto... sera um ninho de vespas ?

    obrigado
      51648898_249557182620461_1545939363269967872_n[1].jpg

    Podem ser ninhos de aranhões.
    • civismo
    • 15 fevereiro 2019 editado

     # 20

    Pelos vistos são mesmo ninhos de vespas comuns, segundo a Wikipédia:

    Sceliphron é um género de himenópteros da familia Sphecidae. Está distribuído por todo o mundo, excepto nas regiões polares.

    Biologia
    Editar
    São solitários e usam barro para construir ninhos, por regra em zonas sombrias, por vezes mesmo no interior de portas e janelas; a construção cabe à fêmea, que pode construir uma célula por dia. O barro é transportado do seu local de origem até ao ninho através de dezenas de viagens da fémea.

    As fêmeas adicionam novas células ao ninho uma por uma, à medida que as já construídas vão sendo fornecidas com presas (aranhas paralisadas para alimentar as larvas). Cada célula de barro contém um ovo, podendo as fêmeas por em média 15 ovos durante a sua vida[1].

    Vários parasitas atacam esses ninhos, como as vespa-cuco da família chrysididae, que põem os seus ovos nos ninhos da Sceliphron, sendo tanto a larva ou o ovo desta como a aranha devorados pela larva da vespa-cuco.

    Como em outros géneros de insectos, muitas espécies são tropicais. As mais comuns nas zonas temperadas são S. caementarium, S. sprifex e S. curvatum.

    Como outras vespas solitárias, as Sceliphron não são agressivas para o homem se não forem atacadas. São consideradas benéficas devido ao seu controle da população de aranhas, embora as próprias aranhas também possam ser úteis no controle de outras pragas. Espécies como a Sceliphron curvatum são invasoras em algumas partes de Europa, onde se tem observado um rápido incremento da sua distribuição nos últimos anos.
      651px-Sceliphron_caementarium_MHNT_Profil.jpg
 
0.0207 seg. NEW