Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros

    agradecia as vossas criticas para a planta que anexo e peço desculpas pelas fotos nao terem melhor qualidade mas foi o melhor que consegui.

    Area do terreno = 234
    Area de implementação = 58,5
    Area de construção = 118


    Nota : essa casa será para os meus pais pelo que decidi a semana passada comprar outro terreno ao lado deles para daqui a uns anos se for preciso fazer outra casa para mim.

    sendo assim

    (1) vou pedir para acrescentar uma cave a esta planta com 50 ou 70 m2 (o que for possível) a ideia era fazer uma divisao autónoma e (quarto + WC + area de lazer) para quando eu vier a PT. ficar lá e caso daqui a muitos anos precise alguém para dar suporte aos meus pais.

    (2) Para já o segundo terreno (contiguo) vai ser convertido em jardim durante muitos anos até decidir se construo outra casa. Mas vou pedir pedir ao Arq.º para tomar o segundo terreno em consideração para aumentar o aproveitamento da área que vai ser comum às 2 construções visto que nao vou fazer muro entre os 2 terrenos (Se a camara o autorizar)

    (3) Visto que a casa se destina aos meus pais e nao conseguir edificar uma moradia térrea, daqui a muitos anos vai-se colocar a questão da mobilidade (subir escadas para os quartos), assim pergunto se :
    (A) existe alguma solucao que possa implementar já ou (B) existe algum aspecto que deva prever já para implementar mais tarde??? - tipo vi uns elevadores que se poe nas escadas que permite às pessoas subirem e descerem

    (4) Auto-suficiência da casa foi outro dos aspectos que pedi para ser considerado e foi me apenas recomendado um painel e cilindro no telhado para aquecimento de agua. Devo considerar + alguma coisa para tornar a casa mais auto-suficiente e menos consumidora de energia?

    (5) Que método de construção é o mais recomendado actualmente ? Estou habituado à mas desconheço todos os outros métodos tipo modular ou madeira ou outros? O objectivo é ter uma construção duradoura, de qualidade, excelente isolação térmica e ter uma construção que requeira o mínimo de manutenção e seja funcional.

    (6) a construção será em Alcabideche/cascais que é uma zona por +/- ventosa - existe alguma consideração que deva ter? tipo nao quero que o vento bata na casa e comece a fazer aqueles assobios do vento (já vi construções grandes assim)

    (7) já agora ainda nao avancei para a contratação do construtor pois estou dependente da camara mas que tipo de empreitada devo acordar com o construtor - (1) chave na mao com a casa toda equipada (2) construção da estrutura da casa e pré-instalacoes e tratar directamente com os fornecedores do equipamentos ACs, equipamento de cozinha e talvez casa de banho para instalarem

    (8) por último para área de alcabideche conseguem-me dar um preço de construção por metro quadrado (sem iva) apenas para minha referencia, sendo que o que pretendo é qualidade e durabilidade da casa. Se alguém do forum se dedicar à construção ou recomendar construtor com qualidade e que de garantias, eu estou a procura até ao final deste mes.


    Para já penso que é tudo

    Agradeço desde já os vossos comentários e sugestões.
  2.  # 2

    porquê isto?
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
      Capture.JPG
  3.  # 3

    Por acaso não aprecio muito a solução volumétrica.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  4.  # 4

    @antonylemos - nao faço ideia isso está em que slide?
  5.  # 5

    @ Pedro Barradas - em que sentido? o terreno já nao permite muita construçao. Penso que nao é possivel aproveitar mais em termos de área a construir razao pela qual pretendo acrescentar uma cave alta. Tks
  6.  # 6

    Colocado por: freewilie@antonylemos - nao faço ideia isso está em que slide?
    corte AB..
  7.  # 7

    Colocado por: freewilie@ Pedro Barradas - em que sentido?

    Não gosto da solução encontrada, com os diversos recuos,e escolha cromatica e area em pedra..., Cubos em cima de cubos..
  8.  # 8

    Colocado por: antonylemos@antonylemos - nao faço ideia isso está em que slide?


    Cá para mim isso é para colocar uma brisa solar ( orientada quase a norte ) ou para colocar um toldo de enrolar e estar no alpendre protegido do vento. Ou então para terem focos em tecto falso exterior tipo Aquapanel. Esperemos que o dono de obra pergunte ao autor do projecto e que esclareça essa situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  9.  # 9

    Colocado por: Gabinete OP

    Cá para mim isso é para colocar uma brisa solar ( orientada quase a norte ) ou para colocar um toldo de enrolar e estar no alpendre protegido do vento. Ou então para terem focos em tecto falso exterior tipo Aquapanel. Esperemos que o dono de obra pergunte ao autor do projecto e que esclareça essa situação.
    vejo muito destas coisas quanto há tentativas forçadas de criar jogos de volumetria desnecassários... brincadeiras caras na minha opinião.. duplicar a estrutura assim...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  10.  # 10

    Colocado por: Gabinete OP


    Viva agradecido. Seria possível detalhar um pouco melhor para ver se eu percebi qual o problema para falar com o Arq.?

    Agradecido
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemos


    Antony agradecido

    seria possível explicar em linguagem simples essa teoria dos blocos volumétricos para ver se eu entendi o problema?

    Sou leigo em arquitectura mas toda as construções novas que vejo seguem este padrao. Para mim o que me interessa é a simplicidade e funcionalidade da casa quanto à parte estética nao me desgosta mas também nao é o mais importante para mim desde que nao saia do padrao normal.

    Agradecido
  12.  # 12

    eu acho que conseguia uma construção mais simples e eficaz, quer isto dizer menos dispendiosa e menos sujeita a haver patologias decorrentes de ressaltos e saltinhos e até ter uma melhor qualidade arquitectónica do que isso que mostrou. um arqitectura mais durável no tempo...
  13.  # 13

    Já usámos soluções similares quando o cliente pretende algo diferente do habitual e não creio que tenhamos sempre de ter tudo alinhado com o já saturante jogo de cubos, cheios e vazios. Já cansa a paisagem.

    Exemplo do pormenor, algo similar, ao que o projectista do freewilie fez naquela zona assinalada pelo antonylemos mas numa moradia em Cascais. Cada caso é um caso e cada cliente é único e só ele sabe o que pretende gastar. A solução "A" pode ser boa para o cliente "A" que tem X para gastar mas a solução "B", mais rebuscada poderá fazer aquela moradia dar o salto e deixar de ser apenas mais uma na paisagem pelo valor de X+Y.



    www.gabineteop.com
      corte_alcado.jpg
  14.  # 14

    Caro OP, per;ebo, mas discordo que essa solu;\ao seja bom para o cliente a partir do momento que estamos a duplicar estrutura desnecess]ariamente...

    especialmente se este tiver um or;amento curto na minha opni\ao (aceito que hajam outras) s\ao euros mal gastos. Agora se o cliente tiver euros de sobra para poder/querer gast]a/los em mini jogos volumetricos isso ]e outro assunto...

    dito isto.. as andorinhas e as vespas tb precisam de lugares para fazerem ninho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    De uma forma geral, a planta parece-me muito racional e equilibrada, nota-se que houve aí preocupação em termos de contenção de custos. Parabéns por isso.
    Apenas uma coisa me faz grande confusão, que é a orientação dos janelões da sala e do alpendre a noroeste, com pouca ou nenhuma exposição solar. Esses janelões irão potenciar o arrefecimento da casa no inverno e o alpendre parece-me que não será um sítio agradável para se estar na maior parte do ano. Parece-me que poderia ter-se aproveitado mais o quadrante sudoeste, eventualmente fazendo o alpendre em L.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie
  16.  # 16

    Colocado por: mhpinto


    Excelente, agradecido - sao detalhes que nunca sabemos mas fundamentais - Vou discutir isto para a semana com o Arquitecto.

    Contencoes de custos - Nao houve um pedido expresso nesse sentido houve sim que nao fossem feitas coisas fora do razoável - A casa é para os meus pais pelo que pretende-se uma casa funcional, de pouca manutenção, duradoura e que incorpore as melhores praticas de arquitectura / construçao.

    Penso que a dimençao reduzida do terreno limitou um pouco o trabalho do arquitecto mas para mim está bom.


    Visto que ontem obtive um orçamento de construcao provisório de €700 / m2 estou a pensar acrescentar uma cave alta de 50 a 70 m2 para fazer uma divisao separada.

    Obrigado
  17.  # 17

    Colocado por: mhpinto


    mhpinto - apenas para confirmar os janeloes a que se refere sao estes?
      Casa NE.JPG
    •  
      mhpinto
    • 10 agosto 2018 editado

     # 18

    Colocado por: freewiliemhpinto - apenas para confirmar os janeloes a que se refere sao estes?

    Parece-me que sim. Apesar de aí dizer que é o alçado poente, vendo a indicação do norte nas plantas, já é bastante para lá do poente.
  18.  # 19

    Freewilie, já tem o projecto aprovado?
  19.  # 20

    Nem submeti. Falta a câmara aprovar um requerimento relativo ao terreno
 
0.0225 seg. NEW