Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tentei perceber por uma discussão antiga existente no forum a forma "se possível" de limpar fachadas ETICS, mas após ler vi que deu uma grande discussão mas fiquei na mesma, por isso abro novo post.

    As fachadas mais viradas a Norte começaram a ficar manchadas, julgando eu ser sujidade no inicio, mas em vez de desaparecer, foi complicando com o tempo, sendo que agora percebo tratar-se de algum tipo de fungo.
    Anexo algumas fotografias e agradecia opiniões ou alguma empresa/alguém na zona do Algarve (Lagoa) que execute este tipo de limpeza de fachadas.

    Estas fachadas têm 7 anos por incrível que pareça, foram executadas em cima de paredes de uma habitação com 60 anos, teoricamente com sistema da Fassa Bartolo, mas pelo que me foi dito já depois, a Fassa só possui argamassas e não o sistema todo, o que me deixa apreensivo sobre a qualidade do sistema no seu total.

    Obrigado desde já pelas respostas
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
      IMG_20180806_192644.jpg
      IMG_20180806_192635.jpg
      IMG_20180806_192629.jpg
  2.  # 2

    Não consegui colocar todas as fotografias... vou adicionar mais
      IMG_20180806_192727.jpg
      IMG_20180806_192703.jpg
      IMG_20180806_192654.jpg
  3.  # 3

    E mais...
      IMG_20180806_192810.jpg
      IMG_20180806_192800.jpg
      IMG_20180806_192752.jpg
  4.  # 4

    E finaliza... estas nas paredes viradas mais a sul
      IMG_20180806_192853.jpg
      IMG_20180806_192841.jpg
  5.  # 5

    é pintar tudo.
  6.  # 6

    Pintar em cima de massa acrílica ETICS? hummm... Não me parece que seja a melhor solução, inclusive pode interferir com a dinâmica do sistema pelo que na altura me disseram quando foi aplicado. Isto não é uma parede pintada, é um sistema ETICS com massa acrílica, e nas pesquisas google, em todo o lado falam de limpeza usando equipamentos próprios e produtos anti-fungos...

    mas agradeço a opinião.
  7.  # 7

    Lava e desinfecta a superfiice para remover as colonias de fungos, algas e etc..., e arranja um sistema de pintura compativel com o suporte.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Pedro Azevedo78, SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aspirante
  8.  # 8

    tem razão,depois de pintada a casa é capaz de começar a aquecer,e então em Lagoa que é "fresquinho" no verão.

    mas não estou a ver limpeza que limpe isso,mas também não sou perito

    tenho casa em silves gare com talha semelhante a essa e a solução foi AC...senão tinha 45 graus em casa no fim de semana passado
  9.  # 9

    Lavagem com pressão controlada para não danificar a camada.
  10.  # 10

    Colocado por: martesjotem razão,depois de pintada a casa é capaz de começar a aquecer,e então em Lagoa que é "fresquinho" no verão.

    mas não estou a ver limpeza que limpe isso,mas também não sou perito

    tenho casa em silves gare com talha semelhante a essa e a solução foi AC...senão tinha 45 graus em casa no fim de semana passado


    Também tenho AC em todas as divisões... senão já tinha morrido há muito tempo, lol. A casa é de construção antiga, uma parede simples de tijolo de 20 ;) quando comprei foi a melhor solução de reabilitação e isolamento. A questão da pintura em cima, pelo que me informaram nem tem muito a ver com a questão de isolamento térmico, mas sim a questão de respirabilidade e os fungos se manterem na mesma lá... sendo que se propagariam para algum lado depois.

    Mas obviamente se me disserem que a solução é pintar e houver forma de manter o sistema a funcionar como deve... no entanto, antes de pintar deverá ser limpo, daí que não faz muito sentido ser limpo para pintar, a não ser que a limpeza danifique a massa acrilica.

    E sim, se é de Silves e ainda esta tarde aí passei... estamos com temperaturas muito boas e este incêndio a ajudar... sem AC é morte do artista. :(

    Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: callinasLavagem com pressão controlada para não danificar a camada.


    Obrigado pelo comentário

    Acha que qualquer máquina "lavadora" com poder de regulação pode servir?

    E em relação aos fungos? Tem ideia se a utilização de uma lexivia ou Hipoclorito será vantajoso ou até mesmo viável? (Se pode interferir quimicamente de forma prejudicial com a estrutura?)

    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasLava e desinfecta a superfiice para remover as colonias de fungos, algas e etc..., e arranja um sistema de pintura compativel com o suporte.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aspirante


    Então na sua opinião a lavagem e desinfecção com recurso por exemplo a um Hipoclorito não resolverá o assunto, sendo então necessário efetuar nova pintura com sistema compatível após a limpeza? Que timpo de tinta usar neste caso? Qualquer uma acrilica ou tem de ser massa acrílica da fassa bartolo?

    Obrigado
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo16062021
    Pois é (como dizia o outro) depois eu a que sou o burro..



    Onde está o problema?


    Pois, eu contratei a empresa... e realmente vi logo que a coisa não ia correr muito bem quando me apercebi que estavam a usar materiais de marcas diferentes no sistema, e aqui no forum na altura me alertaram para isso... no entanto infelizmente já a coisa estava iniciada e a empresa já não existe para puxar responsabilidades.

    O problema foi como disse em cima (pelo que me foi transmitido) a incompatibilidade com o sistema e impedir a respiração... mas obviamente vim aqui para perceber se basta lavar com uso de equipamentos próprios e produtos propios, ou se após a limpeza dos fungos será sempre necessário pintar pois a fachada ficará com a pintura danificada. E se sim, que tinta usar?
  14.  # 14

    siga a dica do pedro barradas e prepare a carteira :)
  15.  # 15

    Colocado por: martesjosiga a dica do pedro barradas e prepare a carteira :)


    lol
  16.  # 16

    antigamente caiava-se..depois vieram estas modernisses
  17.  # 17

    no etics
      1467317_751105444961745_3193936333610831977_n.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo18072022AEscolha uma boa tinta, partindo de uma acrílica e se desejar melhor, uma silicónica ou à base de silicatos.


    e depois lá vai a temperatura interior disparar
  19.  # 19

    Colocado por: martesjo

    e depois lá vai a temperatura interior disparar

    ???
    Mas pq? É com cada comentário...
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    ???
    Mas pq? É com cada comentário...


    vai aplicar tinta...o sol bate na tinta e voilá
 
0.0219 seg. NEW