Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vivo numa moradia construída há 2 anos. Neste inverno os aros ou guarnições (não sei o nome) das portas de madeira começaram a ficar escuras nas esquinas e não sei como.

Pretendo reparar/corrigir os aros danificados e evitar que no futuro os outros possam vir a ter o mesmo problema. Para resolver preciso de identificar a origem e não sei o que está a causar:

- será da madeira?
    - será da humidade da casa?

A casa tem sistema de aquecimento central ligado a recuperador de calor e um óptimo isolamento. No entanto não tem qualquer sistema de ventilação em nenhuma divisão, pois as casas de banho têm janelas.

Anexo fotos para ilustrar o que está a acontecer e agradeço a vossa ajuda.

Obrigado
  2.  # 2

Se tem 2 anos, e for defeito de material, ou patologia derivado a humidades, é melhor accionar a gaantia do imovel junto do construtor e não mexer em nada.
  3.  # 3

Colocado por: NpauloNo entanto não tem qualquer sistema de ventilação em nenhuma divisão, pois as casas de banho têm janelas.

Sem ventilação pode ser problemas de humidades. Não lhe aparece humidades noutras zonas da casa?
    Concordam com este comentário: Bender
  4.  # 4

é quase de certeza humidade. mas meta as fotos.
    e possivelmente quando fizeram os cortes nas quarnições não selaram/envernizaram no sitio onde fizeram os cortes. a madeira não ficou protegida e absorve humidade nessas zonas.
  5.  # 5

aqui estão algumas fotos....
    Concordam com este comentário: H.L.
      IMG_0532.JPG
      IMG_0531.JPG
      IMG_0530.JPG
  6.  # 6

e mais.....
      IMG_20180609_222927.jpg
      IMG_20180609_222838.jpg
  7.  # 7

É estranho o rodapé não estar negro.....
  8.  # 8

humidade..só pode
  9.  # 9

Colocado por: tozepalma

Sem ventilação pode ser problemas de humidades. Não lhe aparece humidades noutras zonas da casa?

E porque não aparece no rodapé?
  10.  # 10

Colocado por: NpauloE porque não aparece no rodapé?

porque a humidade é lateral,não vem nem chega ao rodapé
  11.  # 11

E o rodapé muitas das vezes é em MDF.
    Pelas fotos não dá para perceber a 100% mas, tem aspecto disso.
    Concordam com este comentário: NTORION
  12.  # 12

Colocado por: martesjo

porque a humidade é lateral,não vem nem chega ao rodapé

O que quer dizer com isso da humidade ser lateral? E o que posso fazer para corrigir o problema e evitar que volte a acontecer no futuro?
  13.  # 13

.
      Desumidificador-Casa-Capacidade-12-L-24-H-230-W.jpg
  14.  # 14

Colocado por: martesjo.
      Desumidificador-Casa-Capacidade-12-L-24-H-230-W.jpg

Já tenho.....não resolveu
  15.  # 15

isso está complicado

estou com mesmo problema na minha casa de banho da minha casa de férias,mas isto aconteceu porque entrou água da banheira
      38676802_2098411700231106_7999219435946639360_o.jpg
  16.  # 16

Colocado por: martesjoisso está complicado

estou com mesmo problema na minha casa de banho da minha casa de férias,mas isto aconteceu porque entrou água da banheira
      38676802_2098411700231106_7999219435946639360_o.jpg

Como vai resolver?
  17.  # 17

Colocado por: NpauloComo vai resolver?

meter um aro novo e impermeabilizar como deve ser
  18.  # 18

Colocado por: fernandoFerreiraé quase de certeza humidade. mas meta as fotos.
    e possivelmente quando fizeram os cortes nas quarnições não selaram/envernizaram no sitio onde fizeram os cortes. a madeira não ficou protegida e absorve humidade nessas zonas.

O que lhe parece? Faço investimento na substituição dos aros ou na ventilação?
  19.  # 19

Colocado por: NpauloO que lhe parece? Faço investimento na substituição dos aros ou na ventilação?

O "preto", em princípio, nunca mais vai deixar de ser "preto".
    Mesmo que faça a necessária ventilação, ficará para sempre com esse aspecto.

Pode tentar branquear mas, isso também vai alterar o tom da madeira à volta, ficando num tom diferente do restante.
    Pode tentar desbastar a madeira até desaparecer o "preto", caso não esteja muito entranhado mas, dessa forma vai ficar com dimensões diferentes do restante.
    Qualquer uma destas soluções é capaz de dar mais trabalho e custar mais do que simplesmente substituir.

A única solução quase perfeita é substituir.
    A outra solução é impedir o agravamento (com ventilação) e viver para sempre com esse aspecto.
    • ivreis
    • 9 agosto 2018 editado

# 20

Isso quase de certeza é humidade ascendente. Passei pelo mesmo
    Lavam o chão com água? Se sim, deixem de o fazer!

No meu caso, começou a surgir primeiro nos sítios em que o chão era cerâmico, uma vez que era lavado sempre com água (normal). Nos sítios onde o chão era madeira (flutuante), começou depois de termos empregada de limpeza. Percebi onde estava o problema quando a vi a lavar o chão com a bela da esfregona carregadinha de água... ela literalmente afogava o flutuante lol
    O problema está na madeira das aduelas, que quando é cortada e aplicada não é envernizada nos topos de modo a impermeabilizar no contacto com o chão.
    Já os rodapés não sofrem deste mal porque a zona que fica para o chão costuma vir tratada!

A solução foi a substituição das aduelas, que para além do verniz na face exposta foram impermeabilizadas (com verniz) nos topos. Já passaram 2 anos e até agora 5 estrelas. A empregada também deixou de dar banho ao chão e sempre que usa água no cerâmico, passa um pano para secar mais rápido.

0.0211 seg. NEW