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  1.  # 61

    Peço desculpa, só agora é q vi q já foi publicado o link.
    Obrigado!
  2.  # 62

    Caro PAGC...

    1-os massames serão aplicados sob os lineis de fundacao (vigas de fundacao)?

    2-e também entre os pilares onde serão erguidas paredes?

    Estou correcto?



    3-Cobertura plana, considerei como lage em betao armado, e num ponto separado vou considerar a impermeabilizacao e isolamento... Acha que fica realista?



    Cmpts
  3.  # 63

    Boas
    1º Os massames são aplicados sobre os linteis e sobre as sapatas (a parte da lage de betão). Para efeitos de medição pode considerar a área de implantação da vivenda. A lage de betão do massame deve ser aplicado por cima de todos os elementos enterrados e ficar delimitado pelas paredes exteriores, afim de evitar que existem juntas por onde passem humidade ascendentes.
    2º No caso dos pilares, o massame abraça o pilar
    3º Está correcto
  4.  # 64

    Viva...

    Entendi...

    No entanto pensei que no excel se referia a uma base (enrocamento + massame) que permite a partir daí ter uma base firme para a execucao das cofragens das fundacoes! Até se costuma colocar plastico debaixo desta base (penso que para evitar que a água desapareça pelo solo abaixo)!

    Espero nao ter sido confuso...

    Para o que me disse vou contemplar a area implantacao, e para aquilo que eu me refiro, vou considerar uns 20Cms ao longo dos linteis previstos!

    Mais uma vez um obrigado
  5.  # 65

    Esqueco-me sempre de algo...

    Qual a diferença no massame com acabamento helicopetro e onde se utiliza este acabamanto?

    Cmpts
  6.  # 66

    A base do massame (enrocamento + brita) deverá ou poderá ficar entre os lintéis e as sapatas. Já as impermeabilizações e o massame deverão sobre os lintéis e as sapatas.

    Pessoalmente acho que o massame deverá ser a última coisa na estrutura a executar, porque será necessário passar por lá esgotos, águas, tubagens electricas etc, e s for feito logo no inicio, irá sempre faltar qualquer coisa ou estas tubagens ficarem mal posicionadas. As fundações são assentes sobre o terreno, após levarem uma lâmina de 10cm de betão de limpeza

    O acabamento a helicóptero utiliza-se quando o betão do massame não será revestido, isto é, é o acabamento final. Um exemplo corrente são os parques de estacionamento. Caso seja seja para se revestido com mosaico, não será necessário nem desejável esse tipo de acabamento.

    Cumps
  7.  # 67

    Viva...

    Eu referia-me ao betão de limpeza...

    Mas percebi a explicacao e faz muito sentido primeiro passar as tubagens!

    Mais uma vez um obrigado
  8.  # 68

    Viva...

    Reparei que p.ex. no m3 de fornecimento de betão, o valor do equipamento é de 14x o numero de metros cubicos!

    É mesmo assim??? É que uma auto-betoneira transporta uns 6m3 certo? Não deveriamos dividir por 6...

    Cmpts
  9.  # 69

    Viva...

    Gostava de saber se podemos dividir o custo do betão em dois tipos.

    O primeiro é fornecido em camiao betoneira para trabalhos que requerem uma execucao continua dos trabalhos, e que o Paulo considera a 65Euros

    O segundo será executado em obra, em betoneira e maualmente pelo pessoal do empreiteiro, para execucao de muros exteriores p.ex...

    Quanto se pode considerar no segundo tipo?


    cmpts
  10.  # 70

    Colocado por: rjafonsoViva...

    Reparei que p.ex. no m3 de fornecimento de betão, o valor do equipamento é de 14x o numero de metros cubicos!

    É mesmo assim??? É que uma auto-betoneira transporta uns 6m3 certo? Não deveriamos dividir por 6...

    Cmpts

    Não, os fornecedores de betão, cobram 7€ pelo transporte de 1m3 de betão e 7€ pela bombagem. Dependendo da capacidade de negociação, poderemos não pagar a bombagem ou melhorar um pouco estes preços, mas com o preço do gasóleo sempre subir, eu não apostaria nisso.
    As novas autobetoneiras transportam 8m3.

    Colocado por: rjafonsoViva...
    Gostava de saber se podemos dividir o custo do betão em dois tipos.
    O primeiro é fornecido em camiao betoneira para trabalhos que requerem uma execucao continua dos trabalhos, e que o Paulo considera a 65Euros
    O segundo será executado em obra, em betoneira e maualmente pelo pessoal do empreiteiro, para execucao de muros exteriores p.ex...
    Quanto se pode considerar no segundo tipo?
    cmpts

    Sim, pode considerar dos 2 tipos, mas com cuidado, porque o betão fabricado em obra, é muito mais caro que o fornecido em camião. O m3 de C20/25 fornecido em obra custa 53+7=60€, enquanto o m3 fabricado em obra, custa cerca de 80€, isto se comprar os inertes a 15€/m3, o que na maioria das zonas em Portugal, é dificil. estes preços não consideram desperdicios. Cuidado com as estas decisões, até porque a qualidade dos betões feitos em obra deixam muito a desejar, porque os pedreiros metem demasiada água, para ficar mais fácil trabalhar e o excesso de água, é o pior inimigo do betão e das argamassas.

    No preço dos 65€/m3, não se deixe enganar pelas aparências, porque este preço tem 10% de desperdicio, o que de uma forma ou outra, existe sempre. Onde?
    Verifique se as betoneiras vêm cheias
    Sobras de betoneiras, que paga e não aplica
    Sobre perfis em obra

    Cumps

    Tente manter as questões num só tópico, fica mais fácil de vê-las
  11.  # 71

    Bom dia!

    Estou a fazer um projecto final do curso de Engenharia Civil sobre uma moradia.Já fiz a parte de Estruturas,Térmica,Acustica e Ventilação.
    Estou agora na parte de Planeamento e Gestão de Obra e estou a utilizar o Primavera.
    O orçamento tipo das vivenda já me deu muito jeito e agradenço imenso estar disponibilizado na net mas gostaria k me pudessem ajudar nos seguintes pontos:


    - WBS de controlling operacional
    - planeamento tipo project de uma vivenda como actividades e durações
    - Mão de obra necessária


    Agradeço imenso a ajuda.


    O meu mai é [email protected]
  12.  # 72

    BrunoSilva

    Não conheço o Primavera, pelo que não poderei ajudar muito com esse programa, porque utilizo outro programa para o planeamento e gestão de obra, que é especifico para a construção civil.

    Embora lhe pudesse fornecer um plano de trabalhos detalhado, penso que dado estar a tirar o curso de engenharia, pode e deve fazê-lo você, para que não seja mais um, que chega às empresas e não sabe fazer nada que se aproveite, porque andou no copy paste e nunca percebeu sequer como se fazia ou para que servia. Depois queixam-se que as empresas estão a recusar contratar estagiários, mesmo saindo de borla

    Posso no entanto dar-lhe umas dicas de como eu faço osplanos de trabalho. Veja o seguinte exemplo:

    Photobucket

    No primeiro grupo "Activity" estão as actividades a desenvolver, as quais resultam do mapa de quantidades do orçamento, e que, no caso da obra nova (Não é o caso do exemplo), divido em 5 grandes grupos de actividades. Estrutura, Alvenarias e infraestrutura, revestimentos, acabamentos e equipamentos

    O segundo grupo "Production", é onde se calcula a duração das actividades:
    Quantity - Quantidade a executar
    Un - unidade
    output - Rendimento da execução da actividade em unidade / horas homem. Este rendimento é retirado das fichas de rendimento, pelo que se não as têm, fica mais dificil, mas é para isso que precisamos de engenheiros.
    team - número de horas diárias trabalhadas, isto é, numero de homens alocados x 9hr
    Durn - Duração da actividade prevista

    No terceiro grupo "Successors, estão as ligações lógicas entre as actividades

    No quarto grupo "Resources" estão os recursos alocados à actividade. No meu caso para facilitar a execução, constitui equipas com a mão de obra e equipamento e são essas que se veêm, assim como a quantidade de equipas alocadas. A coluna Trade, serve para eu agrupar actividades da mesma especialidade para que quando se faz a análise do plano de trabalho, verificarmos se as nossas equipas estão bem distribuidas, ou se num determinado dia, precisamos de 20 homens e no dia seguinte, precisamos de 5, o que indicia um mau planeamento.

    Desta forma, fico com a carga de mão de obra e de equipamento, sendo apenas necessário imprimir os relatórios respectivos.

    Depois de isto pronto, o WBS, é apenas um mapa que se retira, penso eu, porque nunca tive de fazer nenhum.

    Cumps
    Desculpe lá as bicadinhas aos engenheiros, mas como estou sempre a bater nos arquitectos, de vez em quando temos de equilibrar as coisas ehehe
    • lam
    • 29 maio 2008

     # 73

    Boas.
    Dei de caras com a discussão acerca dos orçamentos e não posso deixar de fazer um comentário: quem pede um orçamento, caso de rjafonso, tem de ter presente que a tarefa de elaborar um orçamento tão detalhado como parece ser o caso, é coisa morosa e trabalhosa. Há gabinetes que têm pessoas só a fazer medições e orçamentos e isso paga-se. Nas grandes empresas de construção, existem departamentos inteiros só para orçamentações. Nas pequenas construtoras isso é coisa que não existe. Muitas vezes é o empreiteiro que faz um cálculo aproximado, conforme a sua experiência, outras vezes tem um engenheiro ou arquitecto que faz o orçamento um pouco mais rigoroso, mas nunca exaustivo. Nem pode! Já aqui alguém disse que um orçamento pode custar cerca de 1000 Euros. Por experiência, posso dizer que fazer medições duma moradia e elaborar o seu orçamento, custa-me em média cerca de 600 Euros. Isso corresponde a 15 dias de trabalho exclusivo, passando grande parte do tempo em pesquisa de materiais (porque todas as casas são diferentes, de acordo com os desejos do dono). Ora como se percebe, das duas uma: ou a empresa tem alguém em exclusividade a elaborar orçamentos (que são pagos), ou tem alguém que entre várias funções também elabora orçamentos. Nesse caso, não pode esperar nem rapidez nem rigor. Sou da opinião de que uma pessoa que sabe exactamente o que quer, deve fazer a compra dos materiais para acabamentos e pedir apenas a estimativa da construção e aplicação dos materiais.
  13.  # 74

    Viva concordo e nao concordo.

    A base de 500 ou 600 ou 700 ou 800 ou 900 Euros por metro quadrado NAO ME SERVE.

    Eu proprio (e antes de ter este excel do pagc) ja me tinha apercebido que os valores tinham sido distribuidos e nao calculados, e em que a base era X por m2!

    Os Srs construtores têm que perceber que o proprietario é quem está a PAGAR, e devem ser rigorosos, pelo menos na medida do possivél...

    Ja estava a imaginar o que iria acontecer... a determinada fase da obra era virem ter comigo e pedir dinheiro, que eu por nao contar com essa situação ter que ir ao banco, e no entretanto ter a obra parada! Eu nao trabalho assim, nem com as compras de supermercado, quanto mais com uma casa!

    Não por ser exigente, que admito que seja, mas por necessidade de gerir os custos da obra uma vez que vou pagar por tranches, e preciso prever pagamentos duma forma (não precisa ate ao ultimo centimo) mas o mais aproximado possivél!

    Preciso de saber quanto pago no fim da estrutura, peciso saber quanto pago no fim das alvenarias, preciso saber quanto pago no reboco, etc etc etc

    Não é capricho!!! Tenho que gerir o dinheiro da melhor forma!

    A titulo de exemplo, e para 200.000 a 30 anos, uma obra que demore 6 meses, tem um emprestimo mensal de 25Euros menos do que uma obra que demore 24meses!

    OU seja em 30 anos falamos de 10.000 euros, numeros redondos!

    Quantos aos materiais para acabamentos... nao é dificil orçamentar...

    Basta que considerem p.ex. 20 Euros por metro quadro para mosaico, e informem o cliente que a base de calculo foi essa.

    Com essa base o cliente pode ir á loja escolher os materiais, e o que ultrapassar esses 20Euros, o proprietario ja sabe que terá que aumentar no valor do orçamento, OU se quiser escolhe um mosaico de 9 e ja sabe que pode poupar!

    Por outro lado, e como tenho cobertura plana, e como me informaram que era mais economico, eu quero garantir que a economia reverta a meu favor... DADO que a economia foi factor de decisao!

    Não basta dize-lo, é necessario comprova-lo...

    Assim, optei por linhas modernas, simples, porque era mais economico... Não venha agora o empreiteiro aplicar-me o mesmo valor que aplica as moradias com rebordos, reentrancias, elevado uso de detalhes no rebordos dos telhados, das janelas, das portas,... etc etc etc espero ter-me conseguido fazer entender!

    Esta discussao dava pano para mangas... uma coisa é certa... não é à toa que se vêêm por ai obras paradas, ou inacabadas, ou construtores com dinheiros por receber, situações complexas, que em parte podem ter origem nestes (des)orcamentos!

    Se nao conseguem elaborar, digam que nao conseguem... No entanto se querem ganhar um cliente e a obra, é necessário trabalhar, não pode ser entregue a papinha toda na mão, não será?

    Bem e para uma moradia, em exclusividade, 14 dias parece-me exagerado... Só mesmo se tiver a começar um departamento totalmente do zero!

    De qualquer forma agradeço a opiniao, que compreendo ... MAS repare que se o orçamento não tiver algum rigor, E AINDA SER o cliente a comprar os materiais de acabamento, é desde logo MEIO caminho andado para sair prejudicado...

    Eu pessoalmente só quero saber quanto vou gastar ao longos das varias etapas, e caso o Vg ultrapasse o meu limite, ver nos varios capitulos onde posso cortar custos.

    P.ex Cobertura esta muito cara... dentro das solucoes de impermeabilizacao e isolamentos, tentar arranjar uma mais economica.

    Ferro é ferro, betao é betao, não há onde fugir, mas por exemplo tectos, se ficar muito caro gesso cartonado, confrontar com o custo em projetado.

    Electricidade, muito caro, estudar solucao para utilizar gama de aparelhagem mais economica

    E por aí adiante... Claro que para isso preciso de um orçamento, não digo exaustivo, mas sim com algum rigor!

    O que lhe posso dizer é que no meu caso, não pedi 10 orçamentos a 10 empreiteiros, tou a dialogar com um á 6 meses e o orçamento detalhado está dificil de sair...
  14.  # 75

    Sr Paulo Correia,

    Estou a pensar construir uma casa e esse documento que fala atras seria muiot util porque estamos com um projecto de uma moradia moderna com acabamentos diferenciados e gostaria de poder fazer contas...
    Sera que me poderia facultar para o meu mail?
    Obrigada,
    Locas
    • Penhas
    • 20 setembro 2009 editado

     # 76

    Estou a preparar um orçamento tipo em Excel para vivendas, com os preços divididos por mão de obra, materiais e subempreitadas e com uma folha de rosto, onde se preenche alguns dados, de molde a fazer um articulado em condições, mas estou com pouco tempo esta semana para acabar. A ideia é terem os preços dos materiais separados e cada um poder experimentar diversos acabamentos e calcularem o preço de construção.

    Assim que estiver pronto, disponibilizarei.


    Boa tarde.
    Agradeço envio para: [email protected]

    O melhor azeite do Vale da Vilariça-Trás os Montes.

    Obg.
  15.  # 77

    • nine
    • 20 dezembro 2011

     # 78

    Olá Paulo Correia,

    Se fosse possivel gostaria de receber esse documento em excell que fez tanto furor.
    Sei que já faz algum tempo que este assunto foi abordado mas como só agora estamos a planear a construção da casinhos dos nossos sonhos seria uma otima ajuda.

    O meu email é carina [email protected]

    Desde ja agradeço.

    Cumprimentos,

    Carina Maqrques
 
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