Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou prestes a fechar negócio na compra de uma moradia geminda que é forrada interiormente com pladur (com isolamento térmico e acústico). As mobilias da minha actual casa serão para levar mas são constituidas por módulos de parede, inclusivamente o meu aparador com 225 cm está fixado na parede. Agora pergunto: posso fixar este tipo de móveis nas paredes em pladur? terão elas resistência? existe material adequado para fazer fixação deste tipo de mobilias nas paredes em pladur?.... Não queria que as paredes "viessem abaixo"....
    •  
      alv
    • 1 agosto 2009

     # 2

    Vivam!
    Claro que pode fixar "tudo" a paredes em Pladur!
    O que não pode é fazê-lo com as mesmas técnicas que se uam nas alvenarias tradicionais.
    Normalmente essas técnicas são mais simples, mas são específicas dos sistemas construtivos com placas de gêssso laminado.
    A primeira coisa que terá de fazer quando puder é verificar quantas e que tipo de placa é que compõem a parede e que tipo e espaçamento de estruturas é que têm.
    Se tudo fosse feito "by the boock" deveria ter esses dados na ficha técnica da habitação ou nas caracteristicas técnicas dos sistemas construtivos de interiores que o projectista teria especificado, mas como na realidade isso só acontecte na lei que ninguém aplica (excepto para castigar alguém ou recolher multas) terá de fazer essa inspecção com métodos expeditos.
    "Fassam" parte.
  2.  # 3

    Não sou especialista em nada de construção civil, mas ainda assim coloquei tectos falsos em pladur na minha casa. Pelo que me informei na altura o pladur em si não suporta cargas (ou pesos) significativos. Tudo que exceda para aí 100 gm/cm2 (valor inferido pela resistência das placas) é arriscar a partir.
    Para suportar pesos tem de fazer a montagem na estrutura metálica (ou de madeira) onde o pladur está montado. Se a estrutura foi feita com perfis metálicos pode arranjar um detector de canos (no AKI e outros) para procurar o metal dos perfis. Se a estrutura é de madeira, está encravada.
    Claro que se tiver planos detalhados das paredes, com indicação das estruturas, não tem grandes problemas.
  3.  # 4

    As buchas "borboleta" aguentam 35kg por ponto em paredes.

    Existem umas em plástico muito boas.

    manual de aplicação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
      Capture.JPG
 
0.0069 seg. NEW