Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: sergios3Não vou? O arquitecto saberá certamente se a obra precisa de licença ou comunicação prévia.

    Certamente.
  2.  # 42

    Mas não é o arquiteto que tem que licenciar ou não. É você que tem que ir a todos os seu vizinhos perguntar se pode alterar de t2 para t3. É sendo que estamos em Portugal já sabe o resultado...

    É isto que o Picareta está a dizer
    Concordam com este comentário: Palhava
  3.  # 43

    Para além do condomínio ter uma palavra a dizer...
    Há a exaustão...
    As tubagens/eléctricas novas a criar.

    E ainda por cima parece que a construção é recente...e vai remodelar.



    E tudo apesar de ser interior talvez tenha de ter projeto de engenharia de estruturas...


    Afinal quanto vale sem obras,como está?

    Para alugar a estudantes eu nem faria obras.Não precisaria da sala.Tem já 3 "quartos" no apartamento.E na sala pode pôr-se 2 camas.
  4.  # 44

    Colocado por: manelvcMas não é o arquiteto que tem que licenciar ou não. É você que tem que ir a todos os seu vizinhos perguntar se pode alterar de t2 para t3. É sendo que estamos em Portugal já sabe o resultado...

    É isto que o Picareta está a dizer


    E é isso que eu quero dizer também. Não quero licenciar nada. E para garantir que não arranjo problemas, vou confiar que o arquitecto só deixa fazer as obras que não exijam licença.
  5.  # 45

    Quem arca com os problemas não é no arquiteto!
    Pode ter a certeza.
  6.  # 46

    Colocado por: PalhavaPara além do condomínio ter uma palavra a dizer...


    O condomínio não tem que intervir. Não tenho de lhes pedir qualquer autorização.
    Como disse num post mais atrás a primeira opção é o arrendamento tradicional até ser altura certa (??) para vender.
    • size
    • 9 agosto 2018

     # 47

    Colocado por: sergios3A venda é apenas uma das opções que incluem AL, arrendamento de quartos a estudantes, arrendamento tradicional.... várias opções.
    E sim, a obra seria entregue a uma empresa que obrigatoriamente teria de passar recibo. Se o banco não conceder empréstimo terei de arranjar alguém que pague a pronto (e pelo que tenho visto é a norma na zona... empréstimo para um T2 a 450K e T3 a €550-600k não será muito usual (digo eu... mas talvez me engane).
    Obrigado pela opinião!

    Será sempre fonte de problemas...

    Sem a possibilidade de concretizar a alteração da tipologia do apartamento nos registos, poderão surgir problemas. Nomeadamente, se envolver a avaliação de um Banco para um suposto financiamento. Registos não conformes, com a tipologia do imóvel em negócio

    https://forumdacasa.com/discussion/34621/alterar-tipologia-na-conservatoria/
  7.  # 48

    Colocado por: sergios3

    O condomínio não tem que intervir. Não tenho de lhes pedir qualquer autorização.
    Como disse num post mais atrás a primeira opção é o arrendamento tradicional até ser altura certa (??) para vender.

    Acho que também devia marcar para o advogado para saber realmente se o condomínio tem ou não uma palavra a dizer.
    E já agora marcar para o contabilista lhe fazer as contas dos impostos que terá de pagar de acordo com cada uma das opções que estão em cima da mesa.
  8.  # 49

    Colocado por: sergios3Em relação à cozinha independente vs open space, se as áreas forem muito boas (não é necessariamente o caso) eu prefiro open space. Eu estava a pensar em algo deste género:

    E que área útil dedicaria à cozinha ? Se a sala tem 30m2, como faria essa alocação de área entre as 2 divisões ?
  9.  # 50

    Colocado por: CMartin
    E que área útil dedicaria à cozinha ? Se a sala tem 30m2, como faria essa alocação de área entre as 2 divisões ?


    Na opção de manter a cozinha onde está e eliminar a parede para o quarto, a área do open space cozinha + sala seria de cerca de 31m2. Se abrir até ao hall, ficará com cerca de 37m2. Com uma solução como a do post #27 a cozinha ocuparia uns 9-10m2. O resto seria para sala.
  10.  # 51

    Se esta a comprar este T", para alterar para T3 de forma a valorixzza-lo para um afutura venda.. Deixe-se estar sossegado.
    1ª as obras implicam alterações das infraestruturas existentes.
    2- precisa de aprovação de condominio,
    3 alteração da TCPH e etc,,
    4- projecto de alteração de arquitectura do fogo e verificação dos indices de construção aplicáveis a TODO o predio... se estiverem esgotados, não vai conseguir legalizar isso ( estou a falar de tipologias, lugares de estacionamento, etc...)
    5- projecto de redes de aguas e esgotos, se for para epal, ainda redimensionamento/ verificação da coluna de abastecimento de agua existente.
  11.  # 52

    E como é obvio não pode mexer na Estrutura.
  12.  # 53

    Colocado por: Pedro BarradasSe esta a comprar este T", para alterar para T3 de forma a valorixzza-lo para um afutura venda.. Deixe-se estar sossegado.
    1ª as obras implicam alterações das infraestruturas existentes.
    2- precisa de aprovação de condominio,
    3 alteração da TCPH e etc,,
    4- projecto de alteração de arquitectura do fogo e verificação dos indices de construção aplicáveis a TODO o predio... se estiverem esgotados, não vai conseguir legalizar isso ( estou a falar de tipologias, lugares de estacionamento, etc...)
    5- projecto de redes de aguas e esgotos, se for para epal, ainda redimensionamento/ verificação da coluna de abastecimento de agua existente.


    Se a ideia for demolir uma parede (entre a cozinha e um quarto) e construir outra em gesso cartonado a dividir a sala ao meio, isso é tudo necessário? Há necessidade de licenciamento (ou de mera comunicação prévia, sequer)?
  13.  # 54

    Colocado por: sergios3Se a ideia for demolir uma parede (entre a cozinha e um quarto) e construir outra em gesso cartonado a dividir a sala ao meio, isso é tudo necessário? Há necessidade de licenciamento (ou de mera comunicação prévia, sequer)?


    Não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergios3
  14.  # 55

    Colocado por: JoelMNo limite faz as obras e em vez de dizer que é um T3 continua a dizer que que é um T2 com escritório que poderá ser usado como quarto... (digo eu assim de animo leve sem verificar nada)


    Como já anteiormente referido pelo Sr. Picareta, um T2 é um T2 e um T3 é um T3. Qualquer alteração de tipologia é necessário uma sequência de processos burocráticos.

    Se quiser alterar o interior utilizando gesso cartonado não altera a tipologia uma vez que a qualquer momento remove-se as paredes de gesso e volta ao estado inicial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergios3
  15.  # 56

    Mas quando for vender, e o avaliador do banco ( presumindo que o comprador recorrerá a credito) lá for. constata que o existente não bate certo com a planta oficial do imóvel e a descrição predial.. etc...
    Se for um estrangeiroa adquirir, pela minha experiencia, ainda mais chato será...
    Concordam com este comentário: nielsky
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergios3
    •  
      CMartin
    • 22 agosto 2018 editado

     # 57

    Fiquei com este tópico na cabeça; afinal, como farão as tantíssimas remodelações em que se juntam salas de estar a salas de jantar e se unem quartos uns aos outros, em ampliação de áreas, em recuperações de apartamentos em prédios antigos em Lisboa.
    Por exemplo.
    E com arquitecto e licenças aprovadas.
    Ainda bem que não nos perguntaram no fórum antes de prosseguir. Talvez.
  16.  # 58

    Ainda bem que não nos perguntaram no fórum antes de prosseguir. Talvez.


    Acha que no fórum há muitos Velhos do Restelo?

    Às vezes a mim dizem-me que estou com ideias fixas,como que endemoniado!Para desistir...e às vezes quem vê de fora,vê melhor do que quem vê por dentro.
  17.  # 59

    Talvez. Velhos do Restelo.
    Compreendo que as intenções sejam boas, dos alertas, das leis e dos pareceres de condóminos. Por isso, na altura, optei por não dizer nada.
    Mas, a verdade é que há maneiras de fazer o que se pretende. Não concordo que se desmotive, sem dar armas para tentar. No final da vida ou do dia, contas feitas, as coisas vão-se fazendo.
    Caso em que dum prédio em que se adquiriu um último andar, em negociação com o condomínio, em troca de pagar metade das obras de remodelação das águas furtadas, ficou-se com usufruto delas. Irá fazer-se um jardim de inverno em vidro, para lá se colocar um piano, e a abrir para um terraço, com a vista que oferece a cidade de Lisboa.
    Se tivesse vindo ao fórum antes, o piano com vista envidraçada teria ficado na gaveta e no sonho.
    Ou como naquela anedota de caso real em que num edifício de interesse histórico se quis colocar uma janela adicional num apartamento, que se conseguiu pedindo autorização para remover a janela (que não existia) e não obtendo aprovação para a sua remoção, obteve-se, assim, o contrário - autorização para a construir.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  18.  # 60

    Quantos condomínios ou fracções tem o edifício?
    1o-Vai precisar da assinatura de todos por unanimidade.

    https://www.apegac.com/2016/08/04/sabia-titulo-constitutivo-da-propriedade-horizontal/

    2o-depois ir à CMunicipal dar andamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
 
0.0247 seg. NEW