Há algum tempo atrás vi umas calhas de cortinado numa exposição de decoração que tinha a particularidade de funcionar mediante um cordão (como é costume), mas que também permite a manipulação da cortina manualmente (simplesmente puxando o pano). Se não me engano tem também a particularidade de ser bidirecional (tanto recolhe o tecido para um lado como para o outro), embora não tenha a certeza disto.
Têm ideia de marcas de calhas que funcionem assim?
As calhas de que falo têm outra particularidade: têm um comando com cordão em cada uma das extremidades. Ou seja, do lado esquerdo posso abrir o cortinado da direita para a esquerda e do lado direito posso abrir da esquerda para a direita. Isto para além de poder abrir o cortinado à mão em qualquer um dos lados sem estragar o mecanismo.
Penso que as calhas seriam da Carone (marca nacional), mas não sei precisar a série.
Já agora, alguma opinião sobre esta marca de calhas? E que outras marcas recomendam?
Penso que encontrei o tópico certo para a minha questão!
Entregaram-me ontem uma calha dessas, que recolhe e fecha os cortinados através de um fio regulado com um comando (manual), como se vê em muitos escritórios.
O comando está à esquerda e o cortinado abre para a esquerda. Quando encomendei, o pretendido é que o comando esteja à esquerda (como está) e que o cortinado abra para o lado direito/ feche para o lado esquerdo.
Sabem se desmontando a calha consigo meter a abrir para o lado oposto?
O pretendido: Comando à esquerda, direção de fecho à esquerda e abertura para a direita.
No meu caso acabei por entregar o trabalho a uma pequena empresa familiar que conseguiu replicar o mecanismo bidirecional das cortinas. Tenho, por isso, cortinas que podem ser abertar quer dum lado, quer do outro, para além de conseguir abrir ou fechar as cortinas manualmente (puxando diretamente a cortina).
O segredo está apenas na forma de conjugar as diferentes roldanas e desde que a pessoa que instalar isto saiba o que está a fazer, tanto pode por a cortina a abrir do lado do comando, como do lado oposto.