Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Atendendo a uma instalação que infelizmente não tem capacidade para providenciar o devido conforto em casa, sendo consituida por:
    Depósito de 300l
    Para AQS, tem atualmente a resistência do depósito de 300l (apenas uma serpentina) ligada e os painéis solares. Teria também apoio de caldeira a gás, mas foi removida. Hipótese estaria no esquentador de apoio, mas falta fazer ligação de gás para o local onde o esquentador terá de ser colocado.
    Para Aquecimento Central, está atualmente dependente de recuperador de calor (a funcionar em circuito fechado.. algo que me leva a inclinar fortemente pela substituição do sistema na totalidade, com alguma brevidade), teria ligação também á dita caldeira a gás.

    Idealização:
    Substituição por bomba de calor monobloco, com capacidade para quente e frio.
    Substituição de radiadores por ventiloconvectores.
    Substituição de depósito de água, por depósito de 200l (atendendo á maior eficácia energética)
    Adição de sistema de recirculação de ar forçado com ligação a todas as divisões da casa, com recuperação de calor por entalpia.

    (as minhas desculpas por prováveis falhas ou faltas de designação de equipamentos, falta a experiência)

    A minha questão. Alguém aqui no fórum tem experiência que possa descrever / partilhar com um sistema como este que estou a idealizar?

    Obrigado,

    Marco
  2.  # 2

    A substituição dos radiadores por ventiloconvectores é positivo mas atenção que devido as tubagens não estarem preparadas com isolamento termico co adequado e os mesmos não disporem de esgoto de condensados vai limitar o rendimento em arrefecimento, com isto em consideração é uma das soluções possíveis.
  3.  # 3

    Boa tarde,

    Na minha casa o aquecimento de águas e do "ambiente" é feito através de uma caldeira a gás natural (com um acumulador/cilindro acoplado).

    Ao fim de 17 anos de uso, fomos hoje confrontados com o facto de que o dito cilindro precisa de ser substituído novamente (este é o 2º e tem cerca de 6 anos) mas fomos aconselhados sobretudo a fazer a substituição da caldeira por uma das novas, uma vez que esta já tem a sua idade e as novas se rentabilizarão ao fim de 3 anos por serem mais económicas.

    Face a este cenário, voltamos colocar na mesa a possibilidade de considerar a substituição por uma bomba de calor para "aquecimento total" (água e casa).

    Assim sendo, vinha pedir a vossa preciosa ajuda, sendo que:
    1. se trata de uma moradia com cerca de 350m2 úteis
    2. normalmente só estamos em casa ao fim de semana e, nos dias úteis, ao início da noite
    3. a casa está no Porto e é bem isolada

    Dúvida: substituir apenas o sistema da caldeira ou mudar tudo para bomba de calor?

    Muito obrigada
  4.  # 4

    Colocado por: candymacsubstituir apenas o sistema da caldeira ou mudar tudo para bomba de calor?
    substitua somente a caldeira por uma mais recente e coloque um acumulador higiénico despressurizado que dura o resto da vida da casa, dificilmente consegue rentabilizar uma bomba de calor nesse cenario.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candymac
 
0.0106 seg. NEW