Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de pedir a vossa ajuda, para perceber melhor quais as diferenças entre as múltiplas telas, que se colocam por cima da camada de enrocamento (nº 7 da imagem).

Quantos mm de espessura que deve ter?
    Quantos g/m²?
    Qual a tensão que deve aguentar?
    É obrigatório ser impermeável?
    Quais as diferenças entre a tela Polietileno e a tela geotextil?

O objectivo é impermeabilizar ou apenas impedir que o cimento entre no enrocamento/brita, durante o processo de secagem?

Se possível, valores de referência por m2.

Obrigado,
      esquema - 6.jpg
  2.  # 2

Colocado por: filipegraciosaQuantos mm de espessura que deve ter?
    Quantos g/m²?
    Qual a tensão que deve aguentar?
    É obrigatório ser impermeável?
    Quais as diferenças entre a tela Polietileno e a tela geotextil?

Já perguntou ao autor do "boneco"?
  3.  # 3

Não, encontrei a imagem online, não sei quem é o autor.
    (apenas usei a imagem para exemplificar)
  4.  # 4

A imagem que recolheu não é o melhor exemplo.. tem de arranjar outra melhor.
    quer saber esses dados porquê? Interessa quantificar a "tensão" porquê?
    Contrate um tecnco habilitado para lhe receitar um asolução devidamente conciliada com o que necessita.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasA imagem que recolheu não é o melhor exemplo.. tem de arranjar outra melhor.

Infelizmente esta não é a minha área, sabe onde posso encontrar uma imagem melhor?

Quero saber, porque estou a gerir um projecto de reutilização de 3 tipos de telas industriais e queria saber se era uma opção viável.

Fotos e informações técnicas das 3 telas:

Medidas
    Larguras (4m a 11m)
    Comprimento (15m a 40m)

g/m²
    Tela 1: 400
    Tela 2: 1400
    Tela 3: 1200

Espessura
    Tela 1: 3.0 mm
    Tela 2: 0.5 mm
    Tela 3: 1.0 mm

Tensões Longitudinal - 100-120KN/m - Tensão Transversal - 60-80KN/m

Quantidade
    15.000m2 cada tela

Composição de cada tela:
    Tela 1: poliamida (em algumas situações, muito poucas, fina camada de poliuretano)
    Tela 2: poliéster (maioritariamente) e paliamida
    Tela 3: poliéster (maioritariamente) e PPS (sulfito de polifenileno)

Composto Fusão
    Poliéster 250/260C
    Poliamida 210/235C
    PPS 285/290C

Obrigado,

Tela 1
    Tela 1

Tela 2
    Tela 2

Tela 3
    Tela 3
  6.  # 6

Pois eu também não posso ajudar não sou engenheiro de materiais.
    Já pesquisou os materiais, tecidos e gramangens dos tecidos geotexteis?

A tela 2, parece-me adequada para forrar andaimes de obras....
  7.  # 7

já experimentou ver as fichas técnicas dos materiais vendidos para essa aplicação em específico? geotextil, existem vários, com diferentes gramagens, por exemplo.
  8.  # 8

Onde encontro as fichas técnicas? Que sites posso encontrar os nomes técnicos?
    Alguém já usou e tem noção de preço por m2?
    Algum empreiteiro com obra na grande lisboa, interessado em fazer um case-study?
  9.  # 9

vai a www.google.pt

e pesquisa por “geotextil ficha técnica”

terá alguns resultados... pelo caminho, vai encontrar também os preços de tabela das mesmas.
  10.  # 10

nmex2 o problema é a variedade de telas geotêxteis e de telas polieteleno. O meu interessa não é saber o que há no mercado para outros fins, interessa-me saber as especificidades para este tipo de trabalho.

Estou disposto a fornecer gratuitamente material das 3 telas para uma obra a custo zero, em troca de um empreiteiro com experiência neste tipo de trabalhos dar me toda a informação necessária e deixar acompanhar esta parte da obra, para tirar fotos para criar um case-study.
    filipegraciosa (@) hotmail.com
  11.  # 11

A 1ª tela acredito que substitua o geotextil comum.

As outras duas, com aquela gramagem tão elevada não acredito, pois o geotextil tem que ser permeável para cumprir a sua função.

Aconselho-o a ir a uma universidade e falar com alguém de materiais e doar algum do tecido, pois as Telas 2 e 3, numa obra, estou mesmo a imaginá-las como rede sombra.

Acredito que as 2 e 3 as consiga utilizar estruturalmente impregnando-as em resina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipegraciosa
  12.  # 12

Boa noite Eng.Ricardo,

Embora a gramagem seja alta, todas são permeáveis o seu uso é filtrar a água.

Tem algum contacto em alguma Universidade, que possa partilhar?

Que tipo de resina e para que funções estruturais?

Podemos falar directamente, para o tópico não sair do seu tema original? filipegraciosa (@) hotmail.com

Obrigado
  13.  # 13

Colocado por: filipegraciosanmex2 o problema é a variedade de telas geotêxteis e de telas polieteleno. O meu interessa não é saber o que há no mercado para outros fins, interessa-me saber as especificidades para este tipo de trabalho.

os materiais que lhe referi, são para esse mesmo fim, logo não existe melhor solução do que estudar os materiais existentes no mercado para essa função, caracteristicss e função e depois tentar perceber se o “seu” cumpre os mesmos pressupostos (nomeadamente as normas de certificação)
  14.  # 14

Tem de contactar o departamento de materiais/ civil de uma universidade que tenha o respectivo laboratório. Pode ser que um docente ou aluno de mestrado ou doutoramento esteja interessado

0.0153 seg. NEW