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  1.  # 61

    Nao se esqueca que pode solicitar a reparacao do veiculo para o estado em que se encontrava antes do acidente. Se pressionar (e souber como) falo-ao. As tabelas de precos dos veiculos segurados servem de referencia, o valor do veiculo esta afecto ao valor de mercado. Exija o valor segurado, limpo, ou entao peca a reparacao do automovel para a condicao anterior ao acidente. Foi assim que fiz, tenho exemplos de colegas que fizeram o mesmo pois a legislacao ainda o protege nesse sentido. Se o carro tem reparacao, nao e obrigado a aceitar perda total, portanto, pressione que consegue subir os valores de referencia do pagamento.
  2.  # 62

    Pode negociar com a seguradora quando um carro é considerado perda total?
    Os lesados devem fazer valer os seus direitos e não se sujeitar a tudo o que lhe podem propor. Num caso similar, uma seguradora foi condenada a pagar a reparação de um veículo acidentado, embora o custo excedesse o valor venal do veículo. No ponto II do sumário de um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, de 15/12/2016, estabelece-se que "o valor de substituição não é o valor venal, entendido como valor comercial, de mercado, ou de venda do veículo, mas o valor de compra". No ponto I, esclarece-se: "A reparação só é excessivamente onerosa, para efeitos do art.º 563 do CC, se ficar provado que o seu valor (adicionado ao valor do salvado) é superior (em princípio em mais de 20%) ao valor de substituição por um veículo com idênticas características".
    https://www.kbb.pt/detalhes-noticia/quando-carro-perda-total/?ID=1042

    I.A reparação só é excessivamente onerosa, para efeitos do art. 563 do CC, se ficar provado que o seu valor (adicionado ao valor do salvado) é superior (em princípio em mais de 20%), ao valor de substituição por um veículo com idênticas características.
    II.O valor de substituição não é o valor venal, entendido como valor comercial, de mercado, ou de venda do veículo, mas o valor da compra.
    http://www.dgsi.pt/jtrl.nsf/33182fc732316039802565fa00497eec/2026a729512ffcec802580b100596c4b?OpenDocument
    • smst
    • 25 agosto 2018

     # 63

    A companhia de seguros não compra carros.
    Indicou uma entidade que o compra e se você aceita o valor eles tratam de tudo, apenas tem que exigir que lhe paguem o carro antes de o levantarem da oficina (aliás só com a sua autorização o conseguem tirar de lá), indique que a oficina cobra parque a partir de determinado dia e que se a empresa compradora se atrasar a levantar a viatura, esse custo lhes será imputado.
    Quanto mais tempo demorar a lhes responder, mais vai atrasar o processo.
    O valor do orçamento negoceie com a oficina (valor exagerado).
    Você já era cliente dessa oficina ou nunca lá foi? Se fosse comigo, sendo cliente habitual nunca mais lá colocaria os pés se me cobrassem esse valor por um orçamento.
    Agora se apenas lá colocou o carro porque era o concessionário da marca e porque eram outros a pagar a reparação, desculpe mas está a ter o que merece.
    • P32
    • 25 agosto 2018 editado

     # 64

    Colocado por: smstVocê já era cliente dessa oficina ou nunca lá foi? Se fosse comigo, sendo cliente habitual nunca mais lá colocaria os pés se me cobrassem esse valor por um orçamento.
    Agora se apenas lá colocou o carro porque era o concessionário da marca e porque eram outros a pagar a reparação, desculpe mas está a ter o que merece.

    já fui cliente muitos anos quando o carro era novo, dexei de ser á cerca de 3anos tinha uma boa oficina perto, mas estão de férias é Agosto...
    Mas eu não contesto que a empresa queira receber 150€ por ter lá um carro parado e seguramente já hes deu trabalho a ver o que tinha e dar orçamento que não é de borla, mas penso que sendo uma oficina recomendada pela seguradora, deve ser a seguradora a tratar de pagar isso e não o ciente.
 
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