Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Opinem - projecto de moradia
    Foi apenas isto que Telmo pediu.
  2.  # 82

    Colocado por: macalOpinem - projecto de moradia
    Foi apenas isto que Telmo pediu.


    apioado!!!!
  3.  # 83

    Colocado por: Telmo

    Prefiro ter uma casa de banho acessivel no andar mas na câmar não aceitam uma plataforma elevatoria como fazendo parte do percurso acessivel.

    Tem a certeza????
  4.  # 84

    tem a certeza??
  5.  # 85

    Se a plataforma estiver instalada de raíz, têm de aceitar.
  6.  # 86

    mas se as escadas forem uma estrutura amovível, pode-se pedir a vistoria ainda antes de estarem as escadas instaladas, como pode estar a plataforma instalada??

    é que eu tenho a informação de que tem de cumprir as medidas de forma a que (caso necessário) se instale a plataforma de acesso, mas que não é necessário esta estar instalada de raiz
  7.  # 87

    Se for lá a vistoria antes de haver escadas, ainda é pior. Quer dizer que não foi cumprido o projecto de estabilidade.
    Uma coisa são as escadas comuns em edifícios de habitação colectiva, em que, em algumas situações não necessita de meios mecânicos instalados de raiz. Outra coisa é o percurso acessível no interior do fogo. Que, de acordo com o a alínea 3) do 4.8.2 do DL 163/2006, tem de ter rampa ou dispositivo mecânico de elevação sempre que haja ressalto superior a 0,02m. E como este ponto não tem nenhuma ressalva, quer dizer que tem de lá estar instalado e a funcionar na altura da vistoria.
  8.  # 88

    obrigado AugstHill, vou ver como corre no meu caso..
  9.  # 89

    quando for la a vistoria tem de estar lá o sistema de elevação completo, depois é consigo se tira ou não, mas convem deixar os carris, há mesmo que salvaguardar pessoas com defeciencia motora.
    •  
      Hugo S.
    • 31 agosto 2009 editado

     # 90

    Já vi que tudo aqueilo que aqui escrevi já foi debatido, por isso não vale a pena estar a repetir.

    Viver em sociedade é de facto complexo e dificil.
  10.  # 91

    Cumprir as medidas de forma a adaptar um sistema de acesso, na minha opinião, já é salvaguardar..

    esta lei, na minha humilde opinião, devia apenas salvaguardar certas áreas para, caso fosse necessário, adaptar a casa (I.S e acessibilidade) a um deficiente motor
  11.  # 92

    Telmo, tem a certezinha absoluta que não lhe vão fazer uma vistoria final??? E como as Leis existem para serem cumpridas pelo Francisco "engravatado" e pelo Manuel das "Batatas", eu fartava-me de rir se lá fosse a vistoria..., e depois "comia" o Telmo e o responsável que assina o livro de obra (é que técnicos que entram neste tipo de jogadas só têm é que ser "entalados"), e estava-me a esquecer também de quem vai assinar as telas finais.
  12.  # 93

    Acho que esses quartos de 10m2 são demasiado pequenos... Mesmo para quem quer só uma cama e mesas de cabeceira. Varandas maiores que os quartos num primeiro andar, local onde raramente são usadas... Duvido que o resultado final da sala satisfaça o proprietário! :)

    Quanto à ilegalidade... Eu prefiro ter tudo normal e nem me chateia quando sei que a fiscalização vai lá ver aquilo... (de 15 em 15 dias, mais ou menos)

    Coisas da Casa
  13.  # 94

    Colocado por: srma
    Vamos lá ver, a mim o lá ver, a mim o que me parece é que o Estado deve providenciar para que as pessoas com pouco, muito pouco dinheiro tenham opções que não contrariem os minimos da dignidade humana e quando digo providenciar não digo que deve oferecer casas, parece-me que deve proprorcionar as condições necessárias para que essas situações não aconteçam, ou seja, que estejam criadas as condições sociais e económicas para que a sociedade se possa desenvolver e evoluir favoravelmente.


    Ora, aqui é que a porca torce o rabo.

    Eu meu entender, é precisamente isso que o Estado (constituído por portugueses como nós) está a tentar fazer, tanto com esta legislação sobre as acessibilidades como com a legislação sobre a certificação energética: "proprorcionar as condições necessárias para que ... estejam criadas as condições sociais e económicas para que a sociedade se possa desenvolver e evoluir favoravelmente."

    Pode-se discutir se isto é a melhor maneira de o fazer, se isto não é uma forma extraordinariamente indirecta de fazer com que a sociedade (nós) alcancemos um grau de desenvolvimento e evolução favorável, em que as pessoas (nós) pensemos em energia em termos de construção e não só quando chegam as contas ao fim do mês, ou que uma arquitectura inclusiva pode contribuir,a custo relativamente baixo no presente, para suavizar situações futuras já de si difíceis e muitas vezes inesperadas.

    O facto é que somos portugueses, e português é o Estado. Sem pretender saber quem é o ovo e quem é a galinha, parece-me evidente que esta tomada de posição (eventualmente repugnante a um anglo-saxónico ou simplesmente a um portuga libertário), que ataca "onde lhe dói a fazenda" como dizia o outro, ou seja, no futuro valor de transacção da habitação, vai contribuir para mudar as mentalidades no sentido do desenvolvimento e evolução favorável das mentalidades: as pessoas vão tomar consciência de que 10% da população tem uma deficiência qualquer (OK, isso nem sempre implica uma cadeira de rodas) e que os gastos energéticos têm custos, presentes e futuros, que vão muito para além das contas do gás e da electricidade.

    E, para defender os seus interesses individuais, talvez passem a defender acerrimamente o bem comum, pelo menos nestes dois campos e a exigir que "Estado [providencie] para que...etc, etc" .
  14.  # 95

    Colocado por: SuSusanaCumprir as medidas de forma a adaptar um sistema de acesso, na minha opinião, já é salvaguardar..

    esta lei, na minha humilde opinião, devia apenas salvaguardar certas áreas para, caso fosse necessário, adaptar a casa (I.S e acessibilidade) a um deficiente motor


    http://acessibilidade-portugal.blogspot.com/2008/07/habitao-percurso-no-interior-do-fogo.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AugstHill
  15.  # 96

    Boas, só agora vi este tópico e li-o quase na integra...
    apesar que entretanto já se descambou 1 pouco o tema inicial, gostava de apontar umas coisinhas que se o projecto fosse meu, mudaria.
    -como já falaram, a sala esta um pouco estreia e cumprida;
    -porque é que tem 2 portas na cozinha? não poderia retirar uma e alongar um pouco mais a bancada?
    -em relação ao corredor também ache um pouco longo de mais, acho que poderia dar uma "melhor arrumação" ao WC que fica no fundo deste;
    -se calhar colocaria mais um lavatório no WC da suite;
    -e por fim, colocaria mais umas janelas, mesmo que fossem do género das que tem agora.
    espero que tenha percebido as ideias e quero frisar que o objectivo não é colocar abaixo a sua ideia, mas sim, ajudar a que tenha uma casa melhor com a ajuda de todos, apesar de eu ser muito pouco entendida no assunto.
    cumprimentos
 
0.0241 seg. NEW