Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Na minha procura por terreno para futura casa, um dos que mais me agradou é um terreno que tem um declive algo acentuado do lado em que se entra no terreno (o lado que dá para a estrada portanto) e que depois na metade de cima é plano e com espaço suficiente para fazer uma moradia.

Sei que a informação é pouca, e que varia de terreno para terreno e projeto para projeto, mas neste caso por exemplo: estando a moradia construída na zona mais alta do terreno (que é plana e ao mesmo nível dos terrenos circundantes) teria que ser construído algum muro de contenção na cota mais baixa do terreno (para evitar que a terra 'deslizasse' para baixo)?

A que é que devo estar atento nos terrenos com declive, para tentar minimizar muros de contenção? Não é só por uma questão de custos, mas também de estética: estou só a considerar terrenos com árvores já adultas, para não ter de estar 20 anos à espera que elas cresçam, e não faz sentido estar a comprar para depois terraplanar tudo ou ter que as deitar todas abaixo para fazer muros aqui e ali.
  2.  # 2

Alguém consegue dar umas ideias de que género de terreno precisa ou não de muro de contenção? Basta ter um qualquer declive? Se metade tiver declive e a outra metade for plana ainda é necessário? Sei que é uma pergunta um bocado genérica, mas qualquer ajuda é bem vinda...
  3.  # 3

Para minimizar os muros de contenção pode recorrer de taludes, depende é se tem espaço para os fazer e se o solo tem características que permitam fazer um talude com a inclinação necessária. Exemplo: http://www.revistasuacasa.arq.br/sc/wp-content/uploads/2016/12/arqui-roberta_22092016_0232.jpg

Outra solução é fazer por patamares: https://i.pinimg.com/originals/da/de/43/dade43059ca6ef34151840d157d46d42.jpg

Mas estou a falar de forma muito genérica pois não conheço o terreno nem as suas limitações.
  4.  # 4

isso tudo depende do tipo de terreno, o declive é natura, é um aterro .. é em terra, é pedra.. existe muita diferença..
    por isso terá de ver com os projectistas se vale a pena para o que pretende, ou não.

pode nem precisar de nenhum muro de contenção.. isso vai depender tb do projecto

o terreno é onde?
  5.  # 5

Colocado por: antonylemosisso tudo depende do tipo de terreno, o declive é natura, é um aterro .. é em terra, é pedra.. existe muita diferença..
    por isso terá de ver com os projectistas se vale a pena para o que pretende, ou não.

pode nem precisar de nenhum muro de contenção.. isso vai depender tb do projecto

o terreno é onde?

Anexei uma imagem de um dos terrenos que estou a considerar (o que tem mais declive). O terreno sobe da estrada até mais ou menos metade do seu comprimento, e depois na metade de trás do terreno (que não dá para ver na foto) tem uma zona plana e sem árvores, onde a moradia poderia ser construída.

Quando lá estive o declive pareceu-me ser natural, em terra. Fica perto da Marisol, na margem sul. Diria que entre a cota mais baixa (junto à estrada) e a mais alta (atrás onde o terreno é plano), haverá uma diferença de 4-5 metros, mas posso estar errado.
      terreno.jpg
  6.  # 6

Nesta foto talvez se note melhor o declive
      declive.jpg
  7.  # 7

nao vejo razão nenhuma para fazer muros de contenção
  8.  # 8

Pelas fotografias e pelo muro vizinho, o terreno parece ser bastante inclinado.
    Pode fazer dois pisos? É possivel ter a garagem com acesso pela via "no r/c" e ter a habitação ao nivel do primeiro andar?

Ficava o desnivel resolvido.
    Tem levantamento topográfico?
  9.  # 9

Colocado por: fredcunhaPara minimizar os muros de contenção pode recorrer de taludes, depende é se tem espaço para os fazer e se o solo tem características que permitam fazer um talude com a inclinação necessária. Exemplo:http://www.revistasuacasa.arq.br/sc/wp-content/uploads/2016/12/arqui-roberta_22092016_0232.jpg

Outra solução é fazer por patamares:https://i.pinimg.com/originals/da/de/43/dade43059ca6ef34151840d157d46d42.jpg

Mas estou a falar de forma muito genérica pois não conheço o terreno nem as suas limitações.

Gosto tanto de ambos os sistemas! A desejar tanto que no meu terreno seja possível.
  10.  # 10

Colocado por: ADROatelierPelas fotografias e pelo muro vizinho, o terreno parece ser bastante inclinado.
    Pode fazer dois pisos? É possivel ter a garagem com acesso pela via "no r/c" e ter a habitação ao nivel do primeiro andar?

Ficava o desnivel resolvido.
    Tem levantamento topográfico?

Não tenho o levantamento topográfico, porque ainda nem decidi se vou avançar com uma proposta. É apenas uma de várias hipóteses.

Ter a garagem com acesso pelo R/C e a habitação ao nível do primeiro andar não é uma opção, porque essa é precisamente a zona onde estão as árvores e iria implicar cortar praticamente todas as árvores adultas do terreno (o objetivo em todos os terrenos que estou a ver, é já terem árvores e não ter que cortar nenhuma ou cortar muito poucas)

O objetivo seria construir na parte de cima do terreno (não se vê nas fotos), que tem uma zona de clareira sem árvores.
  11.  # 11

Colocado por: pedrosslp

Não tenho o levantamento topográfico, porque ainda nem decidi se vou avançar com uma proposta. É apenas uma de várias hipóteses.

Ter a garagem com acesso pelo R/C e a habitação ao nível do primeiro andar não é uma opção, porque essa é precisamente a zona onde estão as árvores e iria implicar cortar praticamente todas as árvores adultas do terreno (o objetivo em todos os terrenos que estou a ver, é já terem árvores e não ter que cortar nenhuma ou cortar muito poucas)

O objetivo seria construir na parte de cima do terreno (não se vê nas fotos), que tem uma zona de clareira sem árvores.

Compreendo. Assim sendo, é arredada esta proposta.

Tem mais informações sobre o terreno? Insere-se em algum loteamento?
    Pergunto por causa dos afastamentos à via pública.
  12.  # 12

Colocado por: ADROatelier
    Compreendo. Assim sendo, é arredada esta proposta.

Tem mais informações sobre o terreno? Insere-se em algum loteamento?
    Pergunto por causa dos afastamentos à via pública.

Sei que está inserido num loteamento sim, mas não sei qual em particular (a informação deverá estar na camara do Seixal).

Imagino que se tenham de dar os 3 metros a toda a volta como é costume.
  13.  # 13

Para podermos ajudar é preciso mais dados...
  14.  # 14

Só ha um acesso, suponho. Ou seja, pela zona confinante com via pública?
    Qual a área do lote?
    Pode dizer onde se localiza?
  15.  # 15

e pedir o “favor” de re-localizarem o caixote do lixo, e respectiva envolvencia....
  16.  # 16

comprou o terreno?

0.0175 seg. NEW