Iniciar sessão ou registar-se
    • Saki
    • 18 agosto 2018

     # 1

    Boa noite a todos. Eu estou a remodelar uma habitação e a ideia foi sempre colocar ETICS para garantir um bom isolamento e porque pensava que faria realmente uma grande diferença.

    Ora lendo no tópico onde falam sobre as temperaturas interiores e exteriores, nomeadamente na vaga de calor apercebi-me que as diferenças não são assim tão elevadas. Referem pouca diferença de graus entre o interior vs exterior qd as temperaturas quentes se mantêm (ou as frias).

    A casa em questão na qual seria aplicado está num pequeno "vale", estando protegida de fenómenos mais extremos e também de alguma exposição solar.
    As paredes são duplas, não tem qualquer problema com humidades, condenações, etc. E não tem muita tendência para ser exageradamente quente ou fria (excepto quando há vagas de calor muito intensas para frio ou quente que é qd utilizamos AC).

    Posto isto, quais serão as vantagens ou as desvantagens da colocação de ETICS?
    Qual será a diferença de temperatura que podemos esperar na realidade? O investimento fará sentido neste caso?

    Obrigada desde já pela atenção.
  1.  # 2

    Oi..poucas diferenças de temperatura quando as temperaturas se mantém ?
    Nos últimos 3 dias com temperaturas de 43....com estores baixados em PVC, e Etics de 80mm com bloco térmico tive 22.5, 23 e 23.2 durante o dia em casa, sem janelas abertas e sem arrefecimento..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saki
  2.  # 3

    Colocado por: SakiBoa noite a todos. Eu estou a remodelar uma habitação e a ideia foi sempre colocar ETICS para garantir um bom isolamento e porque pensava que faria realmente uma grande diferença.

    Ora lendo no tópico onde falam sobre as temperaturas interiores e exteriores, nomeadamente na vaga de calor apercebi-me que as diferenças não são assim tão elevadas. Referem pouca diferença de graus entre o interior vs exterior qd as temperaturas quentes se mantêm (ou as frias).

    A casa em questão na qual seria aplicado está num pequeno "vale", estando protegida de fenómenos mais extremos e também de alguma exposição solar.
    As paredes são duplas, não tem qualquer problema com humidades, condenações, etc. E não tem muita tendência para ser exageradamente quente ou fria (excepto quando há vagas de calor muito intensas para frio ou quente que é qd utilizamos AC).

    Posto isto, quais serão as vantagens ou as desvantagens da colocação de ETICS?
    Qual será a diferença de temperatura que podemos esperar na realidade? O investimento fará sentido neste caso?

    Obrigada desde já pela atenção.


    As vantagens do Sistema ETICS são sempre as mesmas:
    - Proteção da alvenaria e estrutura da habitação
    - Impermeabilização de fachada
    - Não perde área de habitação, pois é colocado no exterior
    - Eliminação das pontes térmicas em pilares e vigas de forma fácil
    - Promoção de isolamento térmico


    Numa habitação sem isolamento, caso você instale um Sistema ETICS, estará sempre a promover um melhor isolamento e consequentemente irá ter ainda custos mais baixos para climatização da habitação, pois a energia criada para climatizar irá ter uma "resistência à saída".

    Qual a zona geográfica da sua habitação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saki
    • Saki
    • 18 agosto 2018

     # 4

    Colocado por: smartOi..poucas diferenças de temperatura quando as temperaturas se mantém ?
    Nos últimos 3 dias com temperaturas de 43....com estores baixados em PVC, e Etics de 80mm com bloco térmico tive 22.5, 23 e 23.2 durante o dia em casa, sem janelas abertas e sem arrefecimento..


    Expliquei-me mal. Estava a pensar numa coisa e escrevi outra, é o que dá escrever tópicos de madrugada enquanto estou a cuidar do miúdo 🤦‍♀️

    O que me queria referir é que disseram que a longo prazo as temperaturas baixas dentro de casa não aguentam se as vagas de calor se prolongarem porque eventualmente o calor passa.
    E a diferença de temperatura interior vs exterior referida foi muito semelhante à que senti em minha casa (a diferença foi de poucos graus entre os relatos com ETICS e a minha casa), o que me deixa na dúvida se compensará o investimento aqui.

    Por aqui derivado das condições exteriores dá a sensação que a casa acaba estar "protegida" de algumas nuances climatéricas. Milagres não há mas depois de ler os relatos fico na dúvida se investimento financeiro terá retorno.
    • Saki
    • 18 agosto 2018

     # 5



    Qual a zona geográfica da sua habitação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Saki


    A habitação está entre São João da Madeira e Santa Maria da Feira (Norte, não sei se ainda será considerado litoral ou interior ?).

    Eu percebo que irá sempre melhorar os aspectos referidos. A minha questão é que actualmente, provavelmente pelas condicionantes externas, a sensação térmica dentro da casa não é desconfortável na maioria dos dias. E o investimento em etics seria apenas por essa razão no nosso caso. Se eventualmente acabar por utilizar o AC nas mesmas situações climatéricas, obter retorno do investimento poderá ser difícil...
  3.  # 6

    De qualquer das formas, irá sempre ser uma mais valia, pois o isolamento fará sempre a sua função.
    Daqui a 20 anos, é igual, está lá a fazer a função igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saki
    • FJDMC
    • 29 agosto 2018 editado

     # 7

    Boas,

    Esclarecam-me por favor uma dúvida que tenho: o sistema de etics só pode ser colocado quando não está a chover?

    Grata
  4.  # 8

    Colocado por: FJDMCBoas,

    Esclarecam-me por favor uma dúvida que tenho: o sistema de etics só pode ser colocado quando não está a chover?

    Grata
    depende. Se estiver protegido da chuva nao tem problema...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJDMC
  5.  # 9

    Colocado por: nbastosdepende. Se estiver protegido da chuva nao tem problema...


    E se o suporte não tiver humidade também não...
    Concordam com este comentário: nbastos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJDMC
  6.  # 10

    boa tarde,
    é possível explicarem sucintamente as vantagens de um acabamento silicónico/mineral face ao acrílico ou indicarem um posdt discussão onde esteja explicado?
    muito obrigado
  7.  # 11

    Colocado por: Anonimo18072022AO revestimento mineral na minha opinião deverá posteriormente ser pintado com uma tinta.
    Assumindo que usa uma tinta silicónica do sistema que vier a escolher, terá como vantagem melhor permeabilidade ao vapor de água e maior resistência à proliferação bacteriológica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sposilva

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Outra questão se for possível, em 220m2 de área de Etics, o custo aumenta? É possivel indicar um valor aproximado por m2?
    mais uma vez obrigado
  8.  # 12

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Na única solução mineral que eu conheço (não pessoalmente) em Portugal penso que o preço será muito semelhante à proposta que lhe poderão fazer para uma solução dita tradicional (revestimento acrílico).
    Na solução silicónica não mais do que 1€/m2+IVA de acréscimo a uma solução dita tradicional (revestimento acrílico).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sposilva

    Será o valor apenas para Etics, ainda acrescerá o valor para a pintura?
    Grato
  9.  # 13

    Colocado por: sposilva
    Será o valor apenas para Etics, ainda acrescerá o valor para a pintura?
    Grato


    Depende.
    No sistema Mineral, tem de pintar.
    No sistema silicónico, não tem de pintar.


    Posso deixar o exemplo da ATLAS, onde para a mesma área, e pegando no seu exemplo de 220m2:
    Custo de Mineral + Pintura:
    ATLAS CERMIT SN-MAL + ATLAS SALTA = 756,76€ + IVA(preços mediante a Tabela PVP, sem qualquer desconto)

    Custo de Acrílico:
    ATLAS AKRYLOWY = 978,12€ + IVA(preços mediante a Tabela PVP, sem qualquer desconto)

    Custo de Silicónico:
    ATLAS SILIKONOWY = 1346,84€ + IVA(preços mediante a Tabela PVP, sem qualquer desconto)

    Custo de Híbrido Acrílico-Silicone:
    ATLAS AKRYLOWO-SILIKONOWY = 1026,08€ + IVA(preços mediante a Tabela PVP, sem qualquer desconto)

    De referir que em qualquer um dos produtos mencionados:
    ATLAS SALTA
    ATLAS AKRYLOWY
    ATLAS SILIKONOWY
    ATLAS AKRYLOWO-SILIKONOWY
    Está apresentado o produto de cor Branca + cores de Grupo I. Portanto, mesmo que seja com cor, desde que se enquadre no Grupo I, o valor não modifica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
  10.  # 14

    Colocado por: Atlas Portugal

    Depende.
    No sistema Mineral, tem de pintar.
    No sistema silicónico, não tem de pintar.


    Posso deixar o exemplo da ATLAS, onde para a mesma área, e pegando no seu exemplo de 220m2:
    Custo de Mineral + Pintura:
    ATLAS CERMIT SN-MAL + ATLAS SALTA = 756,76€ + IVA(preços mediante a Tabela PVP, sem qualquer desconto)

    Custo de Acrílico:
    ATLAS AKRYLOWY = 978,12€ + IVA(preços mediante a Tabela PVP, sem qualquer desconto)

    Custo de Silicónico:
    ATLAS SILIKONOWY = 1346,84€ + IVA(preços mediante a Tabela PVP, sem qualquer desconto)

    Custo de Híbrido Acrílico-Silicone:
    ATLAS AKRYLOWO-SILIKONOWY = 1026,08€ + IVA(preços mediante a Tabela PVP, sem qualquer desconto)

    De referir que em qualquer um dos produtos mencionados:
    ATLAS SALTA
    ATLAS AKRYLOWY
    ATLAS SILIKONOWY
    ATLAS AKRYLOWO-SILIKONOWY
    Está apresentado o produto de cor Branca + cores de Grupo I. Portanto, mesmo que seja com cor, desde que se enquadre no Grupo I, o valor não modifica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sposilva
  11.  # 15

    A estes valores temos de acrescer as placas de eps apenas? Se forem de normais de 8cm será de quanto?
    Agradecido
  12.  # 16

    Estou só a falar dos produtos mencionados.
    Argamassas de colagem e barramento
    Primários
    Isolamento
    Acessórios
    Nada disso está contabilizado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
 
0.0235 seg. NEW